Beleza Extraordinária

De mãe para filha: dicas de cabelos que atravessaram gerações e ainda funcionam muito bem

  • Conheça as dicas de cabelos que passaram por gerações valorizando a beleza das mulheres
Tela cheia
Previous Next
Conheça as dicas de cabelos que passaram por gerações valorizando a beleza das mulheres

Desde pequenas, as mulheres já escutam várias dicas de beleza das suas mães e avós, que davam muito certo antes das tecnologias atuais. Truques que facilitam na hora de enrolar os cabelos, alisar e até mesmo texturizar os fios de algumas maneiras diferentes eram sucesso quando ainda não se ouvia falar em chapinha e secador. Confira algumas dicas que vêm marcando gerações, de mãe para filha!

1 - Enroladinhos de papel para fazer cachos

Muito antes do babyliss e até mesmo dos bobes, a maneira mais eficaz para fazer cachos bem definidos era enrolar mechas ainda úmidas com pedacinhos de papel. Para fazer esse truque, basta lavar os cabelos com o shampoo de costume, tirar o excesso de água, envolver as tiras de papel até a altura desejada e prender com um grampo ou fita. Para garantir o efeito duradoro, é importante deixar os cabelos presos até estarem completamente secos. 

2 - Alisamento dos fios com touca e grampos

O liso chapado que é queridinho das brasileiras nos dias de hoje não era tão fácil de se conquistar como atualmente. Para conseguir madeixas lisas, era preciso investir algumas horas na famosa touca com grampos. A técnica consiste em dividir os cabelos em três partes iguais, enrolando a parte central no alto da cabeça. As mechas laterais soltas devem ser então penteadas para um dos lados da cabeça e fixadas com ajuda de vários grampos. Por fim, basta soltar a parte de cima, prender embaixo e repetir o processo. 

Com os cabelos todos presos, a dica é criar uma touca com tecido de uma meia-calça cortada, que precisa ficar na cabeça por, no mínimo, uma hora. Só então os cabelos podem ser soltos para a segunda etapa, que consiste em repetir o o passo a passo no sentido contrário. 

3 - Alisamento, ondas e cachos feitos com bobes

Outra técnica muito usada pelas mulheres antes da chapinha e babyliss eram a de estilizar os fios com bobes de vários tamanhos. Neste caso, utilizavam-se os rolinhos ainda com os cabelos úmidos e penteados para que ficassem lisos, ondulados ou enrolados quando já estivessem secos. Para cabelos mais lisos, os bobes largos são ideais, enquanto o efeito ondulado pode ser conquistado com rolos de tamanho médio. Já para cachos bem definidos e volumosos, vários bobes pequenos em toda a cabeça são a aposta perfeita.

4 - Coques e tranças para texturizar os cabelos

Tranças e coques também são ótimas opções para quem quer deixar os cabelos ondulados e com aspecto natural. Estes penteados, que já eram usados nas gerações anteriores, e devem ser feitos com os cabelos ainda úmidos. Para conquistar ondas laragas desde a raiz dos fios, os coques torcidos são os mais adequados, e já as ondas menores, com efeito frisado, ficam perfeitas com tranças mais fininhas. 

5 - Fronha de seda para evitar o frizz

Quando ainda não se ouvia falar em produtos para acabar com o frizz, uma dica que fazia muito sucesso na época das mães e avós era usar fronha de seda. Além de ser super confortável na hora de dormir, o material ajuda a manter os cabelos alinhados, evitando a quebra. Por ser bem escorregadia, a seda impede o atrito entre os fios, deixando-os mais resistentes. 

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação