Beleza Extraordinária

Cutículas do cabelo abertas ou fechadas, como saber? Faça o teste e identifique em poucos minutos!

  • Teste: Descubra se as cutículas do seu cabelo estão abertas ou fechadas e confira a saúde das suas madeixas (Foto: Shutterstock)
  • Cabelos porosos, sem vida e opacos normalmente estão com as cutículas abertas (Foto: Pixelformula)
  • Cabelos com cutículas abertas precisam de hidratações constantes e leave in e óleo capilar nos cuidados diários (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Teste: Descubra se as cutículas do seu cabelo estão abertas ou fechadas e confira a saúde das suas madeixas (Foto: Shutterstock)
  • Teste: Descubra se as cutículas do seu cabelo estão abertas ou fechadas e confira a saúde das suas madeixas (Foto: Shutterstock)
  • Cabelos porosos, sem vida e opacos normalmente estão com as cutículas abertas (Foto: Pixelformula)
  • Cabelos com cutículas abertas precisam de hidratações constantes e leave in e óleo capilar nos cuidados diários (Foto: Pixelformula)

As cutículas do cabelo são as grandes responsáveis pela saúde do fio: elas são a parte mais externa da fibra, e quando estão fechadas, o fio está saudável, macio e hidratado, já que são elas que regulam a entrada e saída de água da fibra. Quando estão abertas, abrem espaço para que o sol, o vento e os processos químicos acabem quebrando e ressecando o cabelo, deixando as madeixas completamente danificadas. Mas como as cutículas são invisíveis à olho nu, você sabe identificar quando elas estão fechadas ou abertas? Faça o teste e descubra como contornar o problema!

1. Quando você faz hidratação com máscaras de tratamento, quanto tempo o efeito dura nos seus cabelos? 

A) Uma semana;

B) Menos de 1 semana.

2. Seu cabelo tem frizz constantemente? 

A) Não, nem sempre;

B) Sim, é um problema constante.

3. Seu cabelo tem pontas duplas?

A) Não;

B) Sim.

4. Passe o dedo polegar e o dedo indicador em formato de pinça pelos seus fios. Você encontrou pequenos nós ou uma textura de "areia" em algumas partes?

A) Não;

B) Sim.

5. Separe apenas um fio de cabelo e puxe-o levemente. Você sentiu que ele "vai e volta", como se fosse um chiclete, ou sentiu o fio bem firme? 

A) Bem firme;

B) Meu fio foi e voltou, quase quebrou.

Resultados: 

Maioria A: Cutículas fechadas! Isso é sinal de que você tem um cabelo saudável e não precisa apostar em tratamentos de reconstrução com frequência. A dica para manter as madeixas assim é fazer hidratações semanais ou a cada 15 dias com máscaras e ampolas específicas para o seu tipo de cabelo, além de aplicar sempre creme de pentear ou um óleo capilar para manter as fibras bem protegidas. 

Maioria B: Cutículas abertas: Isso é sinal de que o seu cabelo está danificado, ou até mesmo poroso. É sinal de que ele não está "segurando" a água necessária, ou seja, está desidratada, e para isso, necessita de tratamentos que devolvam o brilho, o movimento e a força natural dos fios. As cutículas podem ficar abertas devido a escovas progressivas, colorações, relaxamentos e até mesmo a falta de cuidado no dia a dia, o que faz com que o vento e o sol danifiquem os fios.

Confira os tipos de tratamentos em que você pode apostar para deixar as cutículas sempre seladas

Hidratações: Hidratações caseiras são as queridinhas das mulheres quando o cabelo está levemente danificado, porque os resultados podem ser vistos praticamente de imediato quando o cabelo está opaco, por exemplo. A dica é usar máscaras de tratamentos de acordo com o seu tipo de cabelo ou aquelas que tenham a ver com o motivo pelo qual o seu cabelo está com as escamas abertas. 

Cauterização: A cauterização também é chamada de plástica dos fios, e é uma opção para recuperar cabelos extremamente danificados. Ela repõe queratina, vitaminas e proteínas perdidas, agindo no fio mais profundamente do que outros tipos de tratamentos.

Queratina: Tratamentos com reposição de queratina, como a Selagem, Nanoqueratização e Hidroqueratização Fotônica, podem ser feitos no salão de beleza e são ideais para quem está com o cabelo extremamente danificado, já que devolve esse nutriente para o cabelo, deixando-o mais encorpado, brilhoso e restaurado.

Leave-in e óleo: Esses 2 produtos são essenciais para fechar as cutículas do cabelo logo após o uso da chapinha e do secador, já que o ar quente faz as escamadas se abrirem automaticamente. Também é válido aplicá-los antes de sair de casa para proteger o cabelo da umidade.  

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais