Cuidados para cada tipo de pele: saiba as melhores produtos e como usar nas peles oleosas, mistas, secas e normais

Oleosa, mista, seca ou até mesmo normal, todas o tipos de pele precisam de uma rotina de cuidados diária especial. Para a nossa sorte, os produtos ficaram mais práticos, multifuncionais e fáceis de usar - como a água micelar e as máscaras de argila - por exemplo. Mas, para facilitar a vida de quem ainda não é expert no assunto, mas já prometeu a si mesma cuidar melhor do rosto, o Beleza Extraordinária criou um passo a passo completo, matinal e noturno, dos produtos que cada pele precisa. Confira!

Pele oleosa: produtos devem controlar a produção de óleo

A pele oleosa produz uma alta quantidade de glândulas sebáceas e, por isso, é brilhosa e tem uma textura gordurosa em todas as áreas do rosto - além dos poros serem mais dilatados e visíveis e a tendência à acnes e cravos ser maior. O objetivo da rotina de cuidados é usar produtos que controlem a produção de óleo, além de usar ingredientes que limpem e fechem os poros, deixando o rosto sequinho e hidratado. 

De manhã

 

Sabonete: comece o dia lavando o rosto com um sabonete ou gel de limpeza que prometa remover o excesso de oleosidade ou que seja anti-acne. Massageie todo o rosto e remova com água fria. 

Hidratante: Use um creme hidratante sem óleo na fórmula, que tenha textura em gel e efeito matificante. 

Protetor solar: termine a rotina matinal aplicando um protetor solar que tenha toque seco ou limpo. Esses tipos de filtros não deixam a pele gordurosa e nem entopem os poros. 

À noite

 

Água micelar: para remover a maquiagem, aplique a água micelar em todo o rosto e deixe secar naturalmente. Ela purifica a pele, reequilibra o pH do rosto e ainda controla a oleosidade. Não é preciso enxaguar.

Hidratante: à noite, vale incluir um hidratante facial - ele pode ser também um anti-idade que contenha ativos como Retinol, ácido hialurônico ou Pro-Xylane. 

Semanalmente: aos fins de semana, a dica é apostar em uma máscara de argila verde, que tem propriedades matificantes e ajuda a regular a produção de óleo no rosto. Confira como usar a argila verde aqui!

Pele mista: rotina inclui produtos leves e que sejam oil-free

A pele mista costuma ser oleosa no centro do rosto - como na testa, no nariz e no queixo - e seca ou normal na parte das bochechas. Na rotina de cuidados, não é preciso duplicar a quantidade de produtos, mas sim, encontrar ingredientes leves e matificantes, e saber usá-los de forma diferente em cada área da face.  

De manhã

 

Sabonete: o sabonete ou gel de limpeza para pele mista pode ser aqueles indicados, também, para pele oleosas, já que a ideia é remover o excesso de sebo.  

Hidratante: o hidratante da pele mista pode ser oil-free ou com uma composição baixa de óleo. O indicado é que não seja gorduroso e que hidrate a pele sem pesar. 

Protetor solar: assim como para peles oleosas, a dica é que o protetor solar tenha toque seco ou limpo para não deixar o rosto brilhoso ou gorduroso. 

À noite

 

Água micelar: aplique a solução em todo o rosto, para limpar a pele, purificar e preparar para a hidratação. 

Hidratante: aplique o hidratante facial ou aposte em fórmulas anti-idade. 

Semanalmente: a dica é apostar no multimasking com máscaras de argila diferentes para cada área do rosto. Na zona "t", onde a pele é mais oleosa, aplique a argila verde. Nas bochechas, vale usar a argila preta ou vermelha. 

Pele seca: produtos devem ser hidratantes para devolver maciez e viço 

A pele seca tem baixa produção de oleosidade e, por isso, também perde sua hidratação facilmente - abrindo espaço para uma aparência opaca, sem viço e um pouco áspera ao toque. Geralmente, esse também é o tipo de pele das mulheres maduras. O objetivo da rotina de cuidados é usar produtos hidratantes para facilitar a reposição de água e deixar a pele macia e com brilho natural. 

De manhã

 

Água micelar: use a água micelar para limpar a pele, ao invés de sabonetes. A solução tem fórmula superleve e limpa a pele sem agredir.  

Hidratante: aplique em hidratantes mais potentes, que tenham óleos na fórmula.

Protetor solar: escolha filtros cremosos, que também sejam anti-idade e tenham ação anti-rugas.

À noite

 

Sabonete ou água micelar: use a água micelar ou um sabonete facial para limpar o rosto.

Hidratante: a dica é usar cremes hidratantes que sejam anti-idade e que contenham ativos como Retinol, Pro-Xylane, ácido salicílico ou hialurônico, já que a pele seca corre o risco de ter linhas de expressão e rugas mais cedo.

Semanalmente: aposte em máscaras de argila preta, que são anti-oxidantes e contém carvão ativado, que ilumina a pele. A argila vermelha também é uma boa opção porque ativa a circulação sanguínea e ajuda a hidratar a pele.  

Pele normal: rotina inclui produtos hidratantes e sem álcool

A pele normal é aquela que não é oleosa, não tem acnes e cravos, e não apresenta sinais de ressecamento, como coceira, descamação e toque áspero. Apesar de ser o sonho de consumo de muitas mulheres, a pele normal exige cuidados importantes para não ficar ressecada ou sensibilizada, e precisa de prevenção contra rugas e linhas de expressão.  

De manhã

 

Água micelar: aposte na água micelar para limpar a pele, já que a solução é livre de álcool e evita o ressecamento. 

Hidratante: vale usar um hidratante que tenha óleos na fórmula ou que seja anti-idade, para evitar sinais como linhas de expressão e rugas. 

Protetor solar: aposte nas versões em creme e que também tenham propriedades anti-idade.

À noite

 

Água micelar: remova a maquiagem e limpe o rosto. Aqui, você pode optar ou pela dupla demaquilante + sabonete cremoso ou apenas na água micelar, comum ou bifásica.

Hidratante anti-idade: aposte em cremes que tenham Retinol ou outros ativos anti-idade para prevenir rugas e linhas de expressão.

Semanalmente: aposte na máscara de argila vermelha para esfoliar a pele e manter a hidratação em dia. A máscara de argila preta também é uma boa opção para deixar a pele ainda mais iluminada com o efeito do carvão ativado. 

 

Matéria publicada em 12 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cuidados-para-cada-tipo-de-pele-saiba-as-melhores-produtos-e-como-usar-nas-peles-oleosas-mistas-secas-e-normais" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cuidados-para-cada-tipo-de-pele-saiba-as-melhores-produtos-e-como-usar-nas-peles-oleosas-mistas-secas-e-normais", "name": "cuidados-para-cada-tipo-de-pele-saiba-as-melhores-produtos-e-como-usar-nas-peles-oleosas-mistas-secas-e-normais" } } ] }