Beleza Extraordinária

Cuidados especiais para quem tem a pele tatuada

  • Proteger a pele tatuada é essencial para não deixar o desenho desbotar
Tela cheia
Previous Next
Proteger a pele tatuada é essencial para não deixar o desenho desbotar

Mais que um desenho no corpo, as pessoas fazem tatuagens para simbolizar uma lembrança familiar, demonstrar gosto por algo específico ou apenas por beleza estética. As mulheres que simpatizam com o estilo, apontam o inverno como a estação ideal para submeter-se à técnica, pois dessa forma, evitam expor a área do corpo ao sol em roupas mais curtas por conta do calor. Independente da época do ano escolhida para fazer a tatuagem, o mais importante é lembrar dos cuidados fundamentais para manter a pele e o visual do desenho com boa aparência.

Higienize de forma correta

A limpeza frequente da área tatuada - principalmente quando está recente - evita infecções. A higienização deve ser feita com sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e da nova camada de pomada, para assim, retirar os vestígios de produtos utilizados anteriormente. A lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida, o que pode se prolongar por até um mês.

A forma mais provável de não esquecer desse cuidado é fazê-la durante o banho, porém não use buchas nem sabonetes com cheiro forte para limpar a região. Isso faz com que a incidência de alergias aumente e o processo de cicatrização seja prejudicado.

Cuidados ao tomar sol na praia

Nos dias mais quentes, é essencial proteger a tatuagem do sol, pois o raios solares tem o mesmo poder de quebrar os pigmentos da tatuagem na pele, assim como o raio laser. A diferença é que o laser é um raio concentrado em um único ponto, por isso a remoção de tatuagens por este processo é mais rápida. Com o passar do tempo, os raios de solares exercem praticamente a mesma função. O que significa, que quem toma muito sol - como os surfistas e pessoas que praticam esportes na areia - tendem a ter as tatuagens mais desbotadas do que as pessoas que não possuem esses hábitos. Diante disso, abuse do protetor solar quando precisar ir à rua e retoque a aplicação durante o dia nas áreas descobertas.

Para quem pretende desenhar a pele, vale lembrar que não é recomendado fazer tatuagem quando se está bronzeada. Neste período, a pele está sensível e o risco de agredí-la e deixá-la irritada é maior. Além disso, para fazer a tatuagem, é preciso que a cútis esteja saudável, limpa, hidratada e sem qualquer tipo de lesão. Todos esses cuidados melhoram a cicatrização e ainda potencializam a revitalização do desenho.

Evite produtos com de petróleo e lanolina

Independente da tatuagem ser antiga ou recente, fuja de produtos que contenham petróleo e lanolina em sua fórmula. O petróleo é feito à base de óleo e pode obstruir os poros, enquanto a lanolina prejudica as cores da tatuagem. Use cremes e loções com ingredientes hidratantes e nutritivas, como antioxidantes - protegem contra danos ambientais - emolientes e umectantes como ácido hialurônico e manteiga de karité.

A esfoliação corporal à base de ácido glicólico ajudará a eliminar as células mortas da pele mais rápido, e por sua vez, deixará a tatuagem mais brilhante a olho nu.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais