Beleza Extraordinária

Cuidados com os cabelos no verão: dicas para evitar fios desbotados

  • O sol pode contribuir para a perda da cor dos fios e deixá-los mais claros do que o normal. Saiba como proteger as madeixas e deixá-las com cor impecável durante todo o verão
Tela cheia
Previous Next
O sol pode contribuir para a perda da cor dos fios e deixá-los mais claros do que o normal. Saiba como proteger as madeixas e deixá-las com cor impecável durante todo o verão

O verão das altas temperaturas e corpos bronzeados pode ser um vilão para as madeixas se os cabelos não receberem cuidado durante a temporada ensolarada. Um dos problemas mais frequentes com os fios durante a estação é o clareamento indesejado, deixando os loiros amarelados; ruivos com tons de laranja aberto e castanhos avermelhados e queimados de sol. Esse efeito acontece porque a radiação ultravioleta degenera a cutícula,deixando-as mais sensíveis, sem brilho, resistência e cor, principalmente se forem tingidas, processo que já deixa os fios mais sensíveis do que os naturais. "A foto-oxidação muda o aspecto do cabelo pela degradação da queratina da fibra, tanto em cabelos naturais como coloridos", conta o químico com especialização em dermofarmácia, Marcello Correa.

Filtro solar capilar ajuda a proteger os fios

O coringa contra a exposição de raios UV é o protetor solar, que além de proteger a pele, deve ser usado nos cabelos em versão criada especialmente para as madeixas. O cabeleireiro Rogério Silva ensina que ao contrário dos filtros solares de pele, o de cabelo não precisa ser reaplicado. "O protetor para cabelos forma uma película que 'interrompe' a penetração dos raios UV. Por isso que esse tipo de filtro deve estar presente em produtos sem enxágue, que ficam no cabelo", explicou o profissional contando que outros produtos com fórmula à base de ceramidas, manteiga de karité e lanolina ajudam evitar o envelhecimento da fibra capilar, além de poder ser usados durante o verão junto ao filtro solar para manter os fios mais saudáveis.

Outros hábitos que evitam que os cabelos clareiem durante o verão

Segundo o dermofarmacêutico, a melanina fica em uma camada mais profunda do cabelo e demora mais a "clarear" que o pigmento da tintura que está na parte intermediária e o de tonalizantes, na mais superficial. Ao atravessar a cutícula, a radiação ultravioleta consegue degradar essa pigmentação, oxidando a cor: "para proteger os cabelos, coloridos ou não, é preciso evitar a penetração UV. Chapéus e outros acessórios que evitem o contato dos raios solares diretamente ajudam a evitar o desbotamento". Outro hábito que clareia o cabelo, é somar a temperatura natural do ambiente com o calor de secadores e chapinhas: "a temperatura abre as cutículas do cabelo e ajuda a desbotar. Fios tratados ficam com cor impecável por mais tempo", afirmou Rogério.

Praia e piscina pioram o efeito desbotado

Para quem é fã de praia e piscina, as madeixas podem ficar ainda mais claras pela ação da água. O cloro e o sal do mar abrem a cutícula da fibra pelo pH elevado, deixando as madeixas sensíveis ao sol e à perda de pigmentação pelo ressecamento. Nesse caso, produtos de proteção solar deve ser aplicados depois de receber uma dose de água doce, do chuveiro ou mineral, para retirar os resíduos, e evitar o efeito pós-praia nos cabelos.

Se para as loiras, o shampoo desamarelador pode ajudar a combater os reflexos amarelados causado pelo sol, já as morenas precisam de hidratação, principalmente no pós-verão: "se fala muito de como cuidar de cabelos claros no verão, mas os castanhos também ficam marcados pela estação. As morenas ganham madeixas avermelhadas difíceis de tirar, que só são resolvidas totalmente com coloração para corrigir o tom 'queimado'. Por isso a necessidade de proteger com produtos e hidratação", explicou o cabeleireiro.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais