Beleza Extraordinária

Cuidados com o pescoço: guia completo com tratamentos e dicas para cuidar da pele da área

  • Leia a matéria para conferir os tratamentos e as dicas para os cuidados com a pele do pescoço (Foto: Instagram @notlamb)
  • A pele do pescoço é mais fina e sensível - e precisa de cuidados como filtro solar e cremes hidratantes (Foto: Instagram @ijeomakola)
  • Para proteger a pele do pescoço de rugas, a dica é apostar nos cremes anti-idade com ativos como Retinol, Pro-Xylane e Niacinamida (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Leia a matéria para conferir os tratamentos e as dicas para os cuidados com a pele do pescoço (Foto: Instagram @notlamb)
  • Leia a matéria para conferir os tratamentos e as dicas para os cuidados com a pele do pescoço (Foto: Instagram @notlamb)
  • A pele do pescoço é mais fina e sensível - e precisa de cuidados como filtro solar e cremes hidratantes (Foto: Instagram @ijeomakola)
  • Para proteger a pele do pescoço de rugas, a dica é apostar nos cremes anti-idade com ativos como Retinol, Pro-Xylane e Niacinamida (Foto: Shutterstock)

Sabia que a pele do pescoço precisa ser bem cuidada? Por ser uma pele mais fina e sensível do que a do rosto e do restante do corpo, a flacidez e as manchas costumam chegar mais rápido por ali - e muita gente se esquece de proteger e cuidar da região. 

Os cuidados com o pescoço podem começar em qualquer idade, ok? Protetor solar, creme hidratante com ativos anti-idade e alguns hábitos simples no dia a dia podem melhorar a aparência da pele, além de adiar o aparecimento de rugas. Saiba mais sobre a pele dessa região e aprenda as dicas para cuidar da área!

Pele do pescoço é mais sensível 

A maior diferença entre a pele do pescoço e a pele do rosto e do corpo é que a região tem poucas glândulas sebáceas. Por isso, é uma pele que tende a ser mais sensível e ressecada, principalmente com o uso de produtos adstringentes, como o sabonete ou o esfoliante.

Dica: se você costuma ficar com o pescoço vermelho após limpar a região, experimente usar soluções de limpeza leves e sem álcool, como água micelar, que limpa sem agredir e nem precisa de enxágue. 

O pescoço é uma das primeiras áreas a apresentar sinais da idade

Além de mais seca, a pele do pescoço também é mais fina, com a derme pouco espessa e com pouca gordura. Isso faz com que ela seja uma das primeiras áreas a apresentar os sinais da idade, como flacidez e aspecto enrugado, que ao longo do tempo vão passando para a área do colo. 

A pele do pescoço pode ser cuidada em qualquer idade

É a partir dos 30 anos que a produção de colágeno e elastina - proteínas responsáveis pela firmeza da pele - fica baixa, mas os cuidados com o pescoço podem começar em qualquer idade. Além do creme anti-idade, que precisa ter ativos específicos para cada faixa etária (25, 35, 45 ou 50 anos), hábitos como usar protetor solar para proteger manchas e aplicar um hidratante facial para repor água podem começar em qualquer fase da vida.

Tratamento com creme anti-idade ajuda a melhorar textura da pele

O uso do creme anti-idade vai muito além do rosto! O produto, que pode conter ativos rejuvenescedores como Retinol e anti-manchas como Niacinamida, recuperam a elasticidade da pele e amenizam a aparência das linhas de expressão, além de prevenir outros sinais como o enrugamento. Eles podem ser usados tanto pela manhã quanto à noite, antes de dormir. Veja os detalhes desses ativos: 

Retinol: derivado da Vitamina A, o Retinol - também encontrado nos cremes como "Pró-Retinol A" ou ácido retinóico - protege o colágeno natural da pele e promete deixar a área do pescoço mais hidratada e uniforme. 

Pro-Xylane: é uma molécula pequena e que, por isso, consegue ser absorvido pelas fibras de colágeno da pele. Ele promete deixar o pescoço mais denso e firme.

Niacinamida: para quem tem manchas na pele do pescoço, a dica é usar cremes com ativos clareadores como a Niacinamida, derivada da vitamina B3 que age regulando a transferência da melanina para a derme. 

Massagens faciais ajudam a dar firmeza à pele do pescoço  

As massagens faciais são poderosas porque ativam a circulação sanguínea, deixam a pele mais firme e podem ser feitas em casa, com as pontas dos dedos. A dica é usar o dedo indicador e o dedo médio para "alisar" o pescoço, sempre de baixo para cima. Aproveite a aplicação do creme anti-idade para fazer esses movimentos: os ativos serão melhor absorvidos. 

Filtro solar durante o dia é essencial para proteger o pescoço de manchas

Um dos cuidados mais simples e que funcionam para evitar manchas no pescoço é usar filtro solar todos os dias, até mesmo nos nublados! Mesmo para quem já usa o produto no rosto, é natural se esquecer de aplicar o item por toda a pele do pescoço, nuca e colo, mas o hábito é fundamental: isso porque os raios solares, ao penetrarem na pele, aceleram a degradação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.

Tomar banho com água muito quente pode deixar a pele sensibilizada

Em relação aos costumes, uma prática que pode acelerar o aparecimento de rugas no pescoço é tomar banhos muito quentes! É que a alta temperatura da água pode deixar a pele mais sensível e, consequentemente, mais seca e com propensão à rugas. A dica é tomar banhos mornos ou terminar o banho com água fria.

Esfregar a toalha do pescoço acelera aparecimento de rugas

Um outro hábito que estimula o aparecimento de rugas no pescoço é esfregar a toalha na região para tirar a água do banho. Além de deixar o pescoço mais sensível, o atrito da toalha também compromete a elastina, fazendo com que a pele fique mais fina e flácida. A dica é dar batidinhas suaves com o pano. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!