Beleza Extraordinária

Cuidados com o cabelo no frio: saiba o que fazer para manter os fios bonitos no Inverno!

  • Saiba o que fazer para cuidar dos cabelos no inverno! (Foto: Pixelformula)
  • Investir em hidratações constantes é um dos principais cuidados para impedir que o cabelo fique ressecado no Inverno (Foto: Pixelformula)
  • Invista em reconstruções para fortalecer o cabelo no inverno (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para cuidar dos cabelos no inverno! (Foto: Pixelformula)
  • Saiba o que fazer para cuidar dos cabelos no inverno! (Foto: Pixelformula)
  • Investir em hidratações constantes é um dos principais cuidados para impedir que o cabelo fique ressecado no Inverno (Foto: Pixelformula)
  • Invista em reconstruções para fortalecer o cabelo no inverno (Foto: Pixelformula)

O inverno chegou - e, para quem ama dias frios -, essa é a melhor época do ano! Mas, com a mudança de temperatura, é preciso também investir em novos cuidados para os cabelos, evitando que os fios sejam prejudicados com a variação climática. Não sabe o que é preciso fazer para adaptar essa nova rotina? Confira as dicas da matéria!

1 - Aproveite o frio para intensificar a hidratação 

Um dos principais cuidados é investir em hidratações constantes para que o cabelo não fique ressecado e opaco - principalmente, se o inverno apresentar um clima mais seco. As hidratações rápidas de banho são ótimas opções para tratar os fios sem precisar ficar entrando e saindo do chuveiro no tempo frio, mas é importante investir em um procedimento mais detalhado - enluvando o produto mecha a mecha  - ao menos uma vez a cada 15 dias. 

2 - Prefira deixar o chuveiro em temperatura morna ou lave o cabelo separadamente 

Um dos maiores problemas para as madeixas nessa estação do ano é o hábito de lavar os cabelos com água quente por causa do frio. Um banho quente é relaxante e, salvo raras exceções, quase ninguém aguenta um jato gelado no inverno - mas essa prática acaba sendo prejudicial para os fios por dilatar as cutículas e impedir que os tratamentos penetrem na fibra capilar. 

Por isso, sempre que for dia de lavar o cabelo, tenha o cuidado de deixar o chuveiro em temperatura morna, quase para fria. Mas, se você mora em lugares muito frios ou não consegue abrir mão do banho quente, uma dica é lavar o cabelo separadamente no tanque ou com o chuveirinho. 

3 - Tente usar o secador com vento frio

Outro cuidado importante para impedir que os fios acabem ressecados no Inverno é evitar o uso de fontes de calor. Para não comprometer a umidade natural do cabelo nessa época, o ideal é deixar o secador de lado - tomando o cuidado de secar bem as madeixas com toalha de microfibra ou camisa de algodão para não acabar resfriada.

No entanto, como nem todo mundo consegue abrir mão desse aparelho na hora da finalização, a dica para não ressecar o comprimento é usá-los com jato frio! Apesar de demorar mais tempo na secagem, esse truque da baixa temperatura tem vantagens: além de modelar o cabelo evitando o aspecto seco, também é ótimo para fechar as cutículas e garantir mais brilho. 

4 - Lave o cabelo em dias alternados

Além da prática de lavar o cabelo todos os dias aumentar o ressecamento, a demora na secagem dos fios faz com que o couro cabeludo fique úmido por muito mais tempo que o normal - e isso pode causar oleosidade e caspa. Por outro lado, ficar muitos dias sem a lavagem também não é nada indicado, já que a prática também aumenta a produção de sebo. 

Por isso, mesmo se o seu cabelo for oleoso, a dica é passar a lavar os fios em dias alternados - dia, sim; outro, não. Se as suas madeixas forem muito ressecadas, outra dica é fazer um pré-poo antes de algumas lavagens para impedir que o shampoo acabe comprometendo a oleosidade natural. 

5 - Aposte em reconstruções para fortalecer o cabelo

Como o sistema imunológico costuma ficar mais fragilizado no frio, o cabelo tende a cair mais. Além disso, agressões externas - como chuvas e ventos fortes - também podem prejudicar a fibra capilar por comprometer alguns de seus componentes, como a queratina. 

Para evitar esse problema, além de caprichar nas hidratações, tenha o cuidado de fazer reconstruções com máscaras potentes. Se seu fio estiver saudável, um único tratamento mensal é suficiente, mas se apresentar danos ou tiver passado por algum procedimento químico, faça a reconstrução de 15 em 15 dias. Agora, se as madeixas estiverem elásticas, o ideal é fazer o tratamento semanal até que a fibra capilar se recupere. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais