Cuidados com o cabelo na natação: 7 dicas para fazer antes, durante e depois da piscina

Ao começar a fazer aulas de natação, os cuidados com o cabelo precisam ganhar um espaço especial na sua rotina de beleza. Isso porque o cloro da piscina pode ser um grande vilão para a saúde dos fios: ele pode ressecar as madeixas, tirar o brilho, a maciez e até amarelar os loiros. Mas, a boa notícia é que dá pra reverter alguns desses problemas de beleza com cuidados antes, durante e depois de entrar na piscina. Quer saber como? Confira!

Antes: cuidados devem começar antes mesmo da aula

⦁ Enxágue os fios antes de entrar na piscina

Antes mesmo de iniciar a aula de natação, é importante passar pelo chuveiro para enxaguar os cabelos com água doce, sem cloro - como os fios já estarão saturados de água, a mistura do cloro com a água não vai prejudicar tanto as madeixas.

⦁ Aplique um leave-in ou óleo capilar

Para selar as cutículas, a dica é aplicar um leave-in ou um óleo capilar antes de entrar na piscina - o óleo de coco é uma ótima aposta. Os produtos, além de proteger do atrito com a touca, ainda vão impedir que o cloro da água penetre na fibra capilar. 

Durante: duas toucas vão ajudar a proteger os cabelos

⦁ Prenda os fios em um rabo de cavalo ou coque

Antes de colocar a touca, prenda todo o cabelo em um coque ou rabo de cavalo, com elástico de tecido. Assim, você vai garantir que todos os fios vão ficar dentro da touca e evitar que o acessório puxe - e quebre - alguns fiozinhos. 

⦁ Use duas toucas ao mesmo tempo

Isso mesmo! Para proteger bem os cabelos na aula de natação, nada melhor do que apostar em duas toucas ao mesmo tempo. Primeiro, coloque a de tecido, que vai cobrir as madeixas sem puxar nenhum fio. Depois, coloque a touca de silicone, que vai ser a responsável por não deixar que tanta água entre em contato com os cabelos.

Depois: cuidados com os cabelos continuam mesmo após a aula

⦁ Lave logo em seguida

Logo que acabar a aula de natação, o primeiro passo deve ser uma passada pelo chuveiro. Assim, o cloro não terá tempo suficiente para agir nos seus cabelos - quanto mais tempo ele ficar nos fios, maiores serão as consequências.  

⦁ Escolha bem o seu shampoo

A escolha do shampoo também vai fazer toda a diferença para o cabelo depois da natação. A primeira dica é abandonar por um tempo os produtos transparentes e com substâncias muito limpantes - como seu cabelo já vai estar mais fragilizado, o ideal é investir no shampoo com componentes hidratantes.

Mas, se começar a sentir os fios pesados, vale usar um shampoo antirresíduos em intervalos de 15 em 15 dias, para retirar todos as sujeiras mais profundas dos cabelos.

⦁ Cronograma capilar já!

Ao iniciar as aulas de natação, também vale começar um cronograma capilar, combinando tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Eles vão ser os responsáveis por devolver os nutrientes perdidos pelo cabelo após o contato com o cloro. 

 

Matéria publicada em 11 de Março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cuidados-com-o-cabelo-na-natacao-7-dicas-para-fazer-antes-durante-e-depois-da-piscina" }
Tip
1

Enim ad minim veniam

{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cuidados-com-o-cabelo-na-natacao-7-dicas-para-fazer-antes-durante-e-depois-da-piscina", "name": "cuidados-com-o-cabelo-na-natacao-7-dicas-para-fazer-antes-durante-e-depois-da-piscina" } } ] }