Beleza Extraordinária

Cuidados com a tatuagem: confira dicas para tratar da pele antes, durante e depois do desenho

  • Vai fazer tatuagem? Saiba quais são os cuidados com a pele antes, durante e depois do desenho! (Foto: Instagram @annakarinhell)
  • Antes de fazer a tatuagem, é importante que a pele não esteja bronzeada e nem machucada, para não contrair infecções (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Durante e depois da cicatrização, por menor que seja tatuagem, é importante proteger a pele com sabonete neutro, protetor solar e creme hidratante (Foto: Instagram @emilyrosehannon)
Tela cheia
Previous Next
Vai fazer tatuagem? Saiba quais são os cuidados com a pele antes, durante e depois do desenho! (Foto: Instagram @annakarinhell)
  • Vai fazer tatuagem? Saiba quais são os cuidados com a pele antes, durante e depois do desenho! (Foto: Instagram @annakarinhell)
  • Antes de fazer a tatuagem, é importante que a pele não esteja bronzeada e nem machucada, para não contrair infecções (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Durante e depois da cicatrização, por menor que seja tatuagem, é importante proteger a pele com sabonete neutro, protetor solar e creme hidratante (Foto: Instagram @emilyrosehannon)

Cuidar da pele depois de fazer tatuagem, seja ela colorida, preta, sombreada ou aquarelada, é mega importante, mas você sabia que a região também precisa de preparo antes mesmo de traçar o desenho? Qualquer tipo de tattoo - principalmente a primeira! - requer cuidados em todas as fases: antes, durante e depois da cicatrização, para que o desenho não desbote ao longo do tempo. E para te ajudar a cuidar da pele em todas as fases, o Beleza Extraordinária preparou um guia completo de cuidados. Confira! 

Quais são os cuidados com a pele antes da tatuagem? 

A criação da tatuagem funciona com várias agulhas perfurando a pele e introduzindo, ao mesmo tempo, os pigmentos na derme, que é a camada logo abaixo da epiderme. Por isso, não importa a região do corpo onde você escolheu fazer a tattoo, a pele sempre irá precisar de preparos especiais para ficar lisa e saudável. Confira 4 deles.

Evite o bronzeamento: é ideal que a área da tatuagem não esteja bronzeada para que o tom da pele não interfira na cor do desenho. Além disso, o bronzeamento é como se fosse uma queimadura leve, que pode tirar a hidratação da pele e evitar que ela firme para receber as agulhas. 

Não esfolie: nos dias anteriores à tatuagem, é ideal não aplicar esfoliante, para que a pele não fique sensível e muito fina, o que poderá ocasionar dor extrema na hora da criação da tattoo.

Não raspe ou depile: evite fazer depilação ou raspar a área onde você for criar a tatuagem, para não deixar a pele vulnerável à machucados e infecções. Se for preciso remover os pelos, o ideal é que o tatuador remova na hora. 

Hidrate: vale caprichar no creme hidratante na área onde você fará a tatuagem, para deixar a pele mais firme e uniforme.  

5 cuidados para a pele depois da tatuagem:

Tatuagem feita, é hora de cuidar da cicatrização, certo? A área tatuada fica extremamente vulnerável a bactérias e queloides. Por isso, cuidados como lavagem e proteção solar são mais do que indispensáveis. Saiba alguns deles. 

1. Plástico filme: há quem diga que não é necessário, mas colocar o plástico filme por cima da tatuagem irá proteger a pele de infecções e manterá o desenho intacto. Use-o no mesmo dia e consulte seu tatuador para saber até quando usar esta proteção.  

2. Protetor solar: os raios de sol são perigosos para a tatuagem por vários motivos, e o primeiro deles é que podem alterar a cor e a forma do desenho. Além disso, o sol pode ressecar a pele e atrasar o processo de cicatrização. A dica é escolher filtros com FPS de, no mínimo, 30.

3. Sabonete: é importante que o sabonete seja neutro ou com ação antibacteriana. Esses tipos costumam ser mais leves e sem corantes, o que previne o ressecamento da pele e o desbotamento do desenho. 

4. Não coçar: enquanto a tatuagem cicatriza, é normal que a pele coce. Mas, o ideal é evitar coçar a região e remover as casquinhas para não deformar o desenho ou deixar a pele vulnerável a machucados.

5. Alimentação: não é mito a importância de evitar alimentos gordurosos. É que comidas como frituras, carne de porco e chocolate podem causar alergias e interferir na cicatrização da tatuagem. 

Como fazer para o desenho não desbotar ao longo do tempo? 

Depois da cicatrização, vem a fase de manter o desenho nítido, com as cores intactas e vivas! Para isso, há duas dicas de ouro e supersimples: hidratar e proteger do sol. O creme hidratante corporal, que pode conter óleos em sua composição, vai evitar o ressecamento e a descamação da pele tatuada. Já o protetor solar, que também pode ser usado diariamente - até mesmo fora da praia e da piscina - vai evitar que o desenho desbote, até mesmo tatuagens pretas ou sombreadas. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais