Beleza Extraordinária

Cuidados com a pele sensível no inverno: saiba o que fazer para evitar a vermelhidão e a coceira nos dias mais frios!

  • Saiba o que fazer para cuidar da pele sensível no inverno (Foto: Pixelformula)
  • A água micelar é ideal para a etapa da limpeza por remover as impurezas sem agredir a pele sensível (Foto: Pixelformula)
  • Manter a hidratação em dia e usar protetor solar é um dos cuidados indispensáveis com a pele sensível nos dias mais frios (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para cuidar da pele sensível no inverno (Foto: Pixelformula)
  • Saiba o que fazer para cuidar da pele sensível no inverno (Foto: Pixelformula)
  • A água micelar é ideal para a etapa da limpeza por remover as impurezas sem agredir a pele sensível (Foto: Pixelformula)
  • Manter a hidratação em dia e usar protetor solar é um dos cuidados indispensáveis com a pele sensível nos dias mais frios (Foto: Pixelformula)

O inverno é a estação favorita de quem adora o glamour dos dias mais frios e casacos mais pesados. No entanto, se não forem tomados alguns cuidados específicos, essa época pode acabar sendo uma vilã para a pele - principalmente, as mais sensíveis. Por causa do banho com água quente e as alterações climáticas, o rosto pode acabar ficando mais ressecado, com rachaduras e até irritações. Mas a boa notícia é que, seguindo uma rotina de beleza com os produtos certos, fica fácil impedir esse problema na temporada. Confira as dicas!

Limpeza da pele deve ser feita com produtos mais leves para evitar irritações

Por causa da baixa temperatura e do ambiente seco, a pele sensível fica ainda mais delicada no inverno. Sendo assim, um dos cuidados mais importantes para evitar irritações é apostar em produtos mais leves na hora da limpeza - como a água micelar, por exemplo. 

Em geral, os sabonetes de limpeza costumam ter componentes que podem sensibilizar ainda mais a pele, causando coceira e vermelhidão. A água micelar, por sua vez, tem a vantagem de remover profundamente todas as impurezas sem causar irritações, já que conta com uma fórmula mais leve - livre de álcool, perfume e agentes químicos. Além disso, o produto ainda tem o benefício de entregar uma sensação de frescor, acalmar e reequilibrar o pH da derme logo após o seu uso. 

Rosto deve ser lavado com água fria ou morna para evitar aumento da sensibilidade

Nos dias frios de inverno, o banho com o chuveiro bem quente é quase lei; mas você sabia que essa prática também pode prejudicar a pele sensível? O motivo é o seguinte: quando a água está nessa temperatura, ela acaba comprometendo a camada manto-lípidica natural da derme - deixando-a ainda mais propícia à vermelhidão, aspecto craquelado e ressecamento. 

Mas, como é muito difícil evitar o banho quente nessa temporada, a solução para não sofrer com esse problema e manter a pele sensível bem protegida é lavar o rosto separadamente - no próprio chuveiro ou na pia do banheiro - com água fria ou morna. 

Hidratação precisa estar em dia para evitar ressecamento e efeito craquelado

Além do cuidado de lavar o rosto com água fria ou morna, também é muito importante não descuidar da hidratação - de preferência, logo após o banho, para que seja absorvida com mais facilidade. Essa etapa deve ser feita todos os dias do ano, mas se torna ainda mais necessária no inverno por impedir que a pele fique ressecada e com o desagradável efeito craquelado.

Até mesmo quem tem a pele sensível e oleosa deve investir nesse cuidado. Para não aumentar a produção de sebo no rosto, o segredo é investir em produtos que contam com fórmulas específicas para cada tipo de derme.

Filtro solar também é indispensável nos dias mais frios 

Engana-se quem pensa que o protetor solar só deve ser usado nos dias quentes. Como os raios ultravioleta continuam agindo por todo o ano, ele deve continuar fazendo parte da rotina durante todas as estações, até o inverno. Para quem sofre com sensibilidade, o produto é ainda mais necessário, já que a pele é mais suscetível aos danos causados pela radicação - manchas, coceiras, irritações, envelhecimento precoce e até problemas mais sérios, como o câncer. 

Na hora de escolher o filtro, a dica para não correr o risco de acabar com o rosto irritado é apostar nas versões cremosas e livres de álcool em sua composição. Além disso, para uma proteção extra, também vale preferir os produtos com ação antioxidante, responsáveis por combater os radicais livres. 

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha