Beleza Extraordinária

Cuidados com a pele para mulheres negras: 7 produtos que não podem faltar na rotina de skincare!

  • O hidratante facial é um dos itens na rotina de cuidados para a pele negra, já que ajuda a controlar a oleosidade da pele (Foto: Instagram @thepatriciabright)
  • O protetor solar ajuda a evitar manchas e marcas, que podem aparecer facilmente na pele negra (Foto: Shutterstock)
  • Outros cuidados com a pele negra incluem a máscara de argila verde e o esfoliante facial (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O hidratante facial é um dos itens na rotina de cuidados para a pele negra, já que ajuda a controlar a oleosidade da pele (Foto: Instagram @thepatriciabright)
  • O hidratante facial é um dos itens na rotina de cuidados para a pele negra, já que ajuda a controlar a oleosidade da pele (Foto: Instagram @thepatriciabright)
  • O protetor solar ajuda a evitar manchas e marcas, que podem aparecer facilmente na pele negra (Foto: Shutterstock)
  • Outros cuidados com a pele negra incluem a máscara de argila verde e o esfoliante facial (Foto: Shutterstock)

As mulheres negras também não podem abrir mão de uma boa rotina de cuidados com a pele. Apesar de demorar a apresentar rugas e de ter uma ajudinha extra na proteção solar, a pele negra pode sofrer mais facilmente com manchas, oleosidade excessiva e acne. Se identificou e está pensando em montar sua própria rotina de skincare? Confira a lista com 7 produtos que não podem ficar de fora do ritual de beleza para a pele negra!

1. Protetor solar ajuda a prevenir manchas, que podem aparecer mais facilmente na pele negra

Por ter uma maior quantidade de melanina, a pele negra costuma ser mais resistente aos efeitos do sol - mas isso não significa que você pode abrir mão de um bom protetor solar, viu? Os altos níveis dessa substância facilitam o aparecimento de manchas e marcas na pele negra, principalmente as causadas por inflamações e exposição solar em excesso. Na hora de escolher o seu protetor, procure por fórmulas oil-free ou que contenham ácido salicílico, o que ajuda a controlar a oleosidade.

2. Máscara de argila verde é ideal para quem tem pele negra, que é mais oleosa no rosto


Queridinha das amantes de skincare, a máscara de argila verde é superindicada para quem tem a pele negra, já que ela costuma ser mais oleosa no rosto. Com propriedades antissépticas e matificantes, a argila ajuda a diminuir a aparência de espinhas e inflamações, além de regular a oleosidade. Aposte no tratamento até duas vezes na semana, já que a ação de limpeza profunda pode deixar o rosto ressecado. Ah, a argila verde também é uma ótima aliada na hora de preparar ou cuidar da pele depois da maquiagem!

3. Hidratante facial é indispensável na rotina de cuidados com a pele


O hidratante não pode faltar até mesmo na rotina de cuidados de quem lida com o excesso de oleosidade, como pode ser o caso da maioria das negras. A hidratação ajuda a melhorar a textura da pele, além de também regular a produção de sebo. Além disso, aplicar o produtinho é essencial depois de esfoliar ou usar uma máscara de argila no rosto, ajudando a evitar o efeito rebote.

4. Hidratantes para o corpo ajudam a evitar o ressecamento, também comum entre as donas de pele negra


Embora o rosto costume ser mais oleoso, as donas de pele negra também podem lidar com pontos ressecados e manchas esbranquiçadas pelo corpo. Por isso, um hidratante corporal é indispensável no dia a dia - principalmente se você não abre mão de um banho bem quente. Dê preferências às fórmulas com extratos vegetais e óleos, que costumam ser bem hidratantes e evitam a perda de água pela pele. Lembre-se de caprichar nas regiões que estão mais ressecadas!

5. Esfoliante para o rosto ajuda na renovação celular e melhora a aparência da pele


Um bom esfoliante também é uma ótima sugestão para a rotina de cuidados com a pele negra! Feita semanalmente, a esfoliação estimula a renovação celular - ou seja, elimina células mortas e melhora a aparência de manchas e marquinhas que você já tem. Na falta do produtinho, você também pode investir em uma máscara de argila esfoliante, como a vermelha, ou em uma misturinha feita com açúcar e mel - ambas potencializam a retenção de água, mantendo a pele mais hidratada e luminosa.

6. Água micelar demaquila e limpa profundamente a pele

Limpar bem a pele e retirar toda a maquiagem que você usou durante o dia é um passo indispensável em qualquer rotina de skincare, viu? Para otimizar algumas etapas do ritual de beleza, uma boa dica é investir em um produto multifunção como a água micelar, que demaquila, purifica e hidrata a pele.

7. Hidratante para os lábios ajuda a evitar o ressecamento e descamação

Para finalizar a rotina de cuidados para a pele negra, nada como dar um pouquinho de atenção aos lábios! Escolha um hidratante labial mais consistente e use todas as noites. Assim, você evita o ressecamento e peles soltas, que podem atrapalhar a aplicação do batom. Para o dia,vale investir em um hidratante labial de fórmula mais levinha e com FPS, que protege a pele da região contra os danos do Sol.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais