Beleza Extraordinária

Cuidados com a pele do rosto seca no verão: 6 hábitos rápidos para incluir na rotina

  • A pele seca precisa de cuidados específicos para não ficar ainda mais ressecada no Verão. Confira quais são eles! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A pele seca precisa de cuidados específicos para não ficar ainda mais ressecada no Verão. Confira quais são eles! (Foto: Shutterstock)

Quem tem pele oleosa vive em busca de cuidados específicos para lidar com o excesso de sebo e o aspecto brilhoso. No entanto, engana-se quem pensa que a mais seca também não precisa seguir uma certa rotina para ficar saudável e com um aspecto bonito - principalmente, no Verão, quando fatores como o excesso de sol e ar condicionado podem agravar ainda mais seu ressecamento. Confira as dicas para não prejudicar a cútis na temporada mais quente do ano!

1 - Não descuidar da hidratação

A regra número 1 para quem tem pele seca é nunca descuidar da hidratação diária, independente do clima do dia. Como esse tipo de cútis se caracteriza pela pouca oleosidade, aspecto opaco e descamações, é muito importante investir em um creme facial e corporal com uma composição rica em óleos para deixá-la com uma aparência mais hidratada e saudável, além de evitar produtos que contenham álcool na fórmula - principalmente, quando ela já está sofrendo com o ressecamento extra que vem junto com a exposição aos raios solares e o uso frequente do ar condicionado, aparelho que também prejudica a lubrificação da pele por retirar a umidade do ambiente. 

2 - Beber bastante água

Para ficar com a pele bonita e hidratada, é importante levar em consideração que de nada adianta caprichar nos tratamentos estéticos e não se cuidar internamente. Nesse quesito, uma das medidas indispensáveis para ajudar a combater o ressecamento é não deixar de beber bastante água ao longo do dia, já que o líquido funciona como uma hidratação que age de dentro para fora.  

Por isso, além de redobrar o cuidado com cremes e sabonetes específicos para a pele seca durante o Verão, também é indispensável criar o costume de consumir, em média, dois litros diários de água. Associada à uma alimentação equilibrada, essa prática ajuda a garantir uma cútis mais sedosa e, ainda, a combater o envelhecimento precoce

3 - Evitar banhos muito quentes

Embora muita gente prefira banhos frescos ou frios no Verão, ainda há quem não abra mão da confortável temperatura quentinha no chuveiro. Porém, apesar de parecer inofensiva, essa prática também é uma vilã para a pele em geral - principalmente, a seca - por comprometer a camada superior da cútis e deixá-la com uma aparência ainda mais ressecada. 

Sendo assim, o ideal é priorizar banhos gelados ou mornos. No entanto, para quem não consegue ficar sem a temperatura alta, a dica para não sofrer tanto com as consequências é reduzir o tempo no chuveiro para apenas o necessário e, no fim, usar uma loção anti-ressecamento - perfeita para suavizar e hidratar instantaneamente. 

4 - Controlar a quantidade de vezes que lava o rosto

Para se livrar do suor e do aspecto pegajoso que vem junto com o calor, é normal sentir vontade de limpar o rosto várias vezes ao dia; mas, para as donas de pele seca, esse é um erro gravíssimo que só fará piorar o aspecto ressecado e comprometer a hidratação. Por isso, mesmo nos dias super quentes do verão, o ideal é manter a rotina de fazer apenas duas limpezas - uma ao acordar e outra antes de dormir -, sempre com água fria, sabonete específico para a pele seca - dê preferência às fórmulas líquidas - e tomando o cuidado de não esfregar demais a região. 

5 - Evitar a exposição ao sol em horários inadequados

Mesmo com todos esses cuidados, é muito importante ter uma atenção maior na hora de ficar exposta aos raios solares na praia ou piscina. Além de nunca esquecer de passar o protetor solar - para evitar problemas mais sérios, como o câncer de pele, e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo -, uma dica para fugir do ressecamento é evitar tomar sol entre 12h e 16h, período em que sua incidência é mais forte e prejudicial.

Mas, quando não tiver jeito de fugir desses horários, a dica é não esquecer de retocar o protetor solar com frequência, procurar um local com sombra sempre que possível e se proteger com chapéus e bonés. 

6 - Invista em maquiagens cremosas

Na hora de escolher os produtos de maquiagem para usar no verão, as donas de pele seca também precisam de uma atenção especial. A dica é preferir sempre os produtos cremosos, que vão espalhar com mais facilidade, além dos itens que já contenham substâncias hidratantes na fórmula, como o BB Cream. 

ver mais : Dicas de beleza - Pele
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação