Beleza Extraordinária

Cuidados com a pele do rosto: saiba porque limpar a pele à noite é importante até mesmo se não for retirar a maquiagem

  • Confira 3 motivos para não deixar de limpar a pele antes de dormir
Tela cheia
Previous Next
Confira 3 motivos para não deixar de limpar a pele antes de dormir

Os cuidados com a pele do rosto começam logo pela manhã, mas é a noite que a limpeza é ainda mais importante. Por mais que a maquiagem não tenha sido usada durante o dia, limpar a pele antes de dormir é essencial para remover as impurezas e a oleosidade que o rosto acumulou, além de abrir os poros e deixar a pele respirar, evitando assim o aparecimento de acnes e espinhas. Além disso, o sabonete ou gel facial, além da queridinha água micelar, são produtos vantajosos tanto para as donas de pele mista e oleosa, quanto para as de pele seca e madura. Descubra o porquê!

1 - Ao longo do dia, a pele acumula bactéria e impurezas

Por mais que não seja evidente, a pele acumula e absorve, sim, bactérias, impurezas, poluição e suor ao longo do dia. Esses resíduos se fixam na cútis e podem entupir os poros, por mais que nenhum produto tenha sido aplicado ao sair de casa. Com os poros obstruídos, as chances de formar inflamações, como acnes e cravos, é grande. Outro detalhe é que, com a pele suja, ela não consegue renovar as células por completo, contribuindo para o envelhecimento precoce da pele. 

2 - A pele se regenera durante a noite

É durante a noite que a pele se regenera, restabelece o pH e aumenta a produção de colágeno - componente que ajuda a manter a elasticidade da pele e evita o envelhecimento precoce. Mas tudo isso só é intensificado e feito de maneira saudável se a cútis estiver higienizada e com os poros desobstruídos. Caso contrário, a pele vai absorver ainda mais a oleosidade do dia, entupindo os poros e causando acnes e cravos no dia seguinte. 

3 - Água micelar deixa o rosto fresco e sequinho

Outra vantagem em higienizar o rosto durante a noite é poder usar a água micelar, que tem fórmula e textura leve, e não precisa de enxague. Assim, por mais que não tenha aplicado maquiagem durante o dia, as micelas também retiram as impurezas e purificam a cútis, deixando o rosto com aquela sensação sequinha e fresca que é ideal antes de dormir. Além disso, o item é perfeito para os dias de preguiça ou momentos de pressa, além de se adaptar a todos os tipos de pele, mesmo as sensíveis.

4 - O gel ou sabonete facial também cuidam da pele

Com maquiagem ou sem maquiagem durante o dia, a pele costuma receber outros produtos, como filtro solar e creme hidratante, por exemplo. À noite, se não foram retirados, seus resíduos também podem tampar os poros e favorecer o surgimento de inflamações, e para quem já sofre com tendência à acne, o gel ou sabonete de limpeza ajudam a melhorar o aspecto da cútis. Isso porque eles costuma ter vitaminas, extratos vegetais e aminoácidos em suas fórmulas, o que ajuda a hidratar. A dica na hora de usar é fazer movimentos circulares sobre sua testa, bochechas, queixo e narinas, além do pescoço, para favorecer ainda mais a renovação celular.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais