Beleza Extraordinária

Cuidados com a pele do rosto e do corpo após a gravidez: os melhores produtos e dicas para que a pele volte ao normal após o parto

  • Os cuidados com a pele do rosto e do corpo devem continuar após o parto, quando a pele está voltando à sua elasticidade normal (Foto: Shutterstock)
  • Fazer um aesfoliação no rosto e no corpo após a gravidez vai ajudar a remover o excesso de oleosidade e a renovar a pele (Foto: Shutterstock)
  • Cremes ricos em vitaminas e antioxidantes vão ajudar a recuperar a firmeza da pele das mães após o parto (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Os cuidados com a pele do rosto e do corpo devem continuar após o parto, quando a pele está voltando à sua elasticidade normal (Foto: Shutterstock)
  • Os cuidados com a pele do rosto e do corpo devem continuar após o parto, quando a pele está voltando à sua elasticidade normal (Foto: Shutterstock)
  • Fazer um aesfoliação no rosto e no corpo após a gravidez vai ajudar a remover o excesso de oleosidade e a renovar a pele (Foto: Shutterstock)
  • Cremes ricos em vitaminas e antioxidantes vão ajudar a recuperar a firmeza da pele das mães após o parto (Foto: Shutterstock)

A gravidez pode trazer várias mudanças à pele: um pouco mais de oleosidade no rosto, estrias por causa da elasticidade ou manchas escuras por conta da alteração hormonal são as mais comuns. Ao longo dos nove meses, há mais tempo para cuidar da beleza, mas na pós-gestação o tempo fica curto. No entanto, é preciso aproveitar esse período para cuidar, porque é nos 6 primeiros meses após o parto que o corpo vai voltando ao normal. Confira uma rotina de cuidados simples e rápida que você pode fazer pela sua pele! 

Esfoliação para remover oleosidade e ativar a circulação sanguínea

Para evitar a pele oleosa, aposte na esfoliação, tanto no rosto quanto no corpo. A técnica pode ser feita em casa, com esfoliantes ou máscaras faciais, e serve para remover as células mortas e deixar a pele mais luminosa e renovada. A vantagem é que o ato de esfoliar o corpo ativa a circulação sanguínea, o que ajuda a prevenir estrias enquanto a pele volta a ter a sua elasticidade normal.

Dica: Para o rosto, use um esfoliante específico para a área e que também seja hidratante, para não ressecar a pele. Para o corpo, vale usar um esfoliante com partículas um pouco maiores, massageando áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pés. 

Cremes ricos em antioxidantes para recuperar a firmeza da pele

Os cremes hidratantes precisam ser os melhores amigos das grávidas, tanto durante a gestação quanto na pós-maternidade. São eles que vão evitar estrias e celulites e também devolver a firmeza da pele que foi esticada ao máximo para carregar o bebê. O creme também vai deixar a textura da pele mais macia e a aparência mais luminosa. 

O tipo de creme: Para o corpo, aposte em fórmulas com óleo e manteigas, para contornar o ressecamento. Para o rosto, aposte em cremes com ativos antioxidantes e vitamina E, como os cremes anti-idade. Eles contêm ativos que protegem as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza da pele. 

Cremes anti-idade para os olhos podem ser aplicados antes de dormir

Olheiras são um dos maiores problemas para mamães por causa das poucas horas de sono. Para amenizá-las, uma dica é aplicar sempre um creme hidratante rejuvenescedor antes de dormir. Esse tipo de produto tem vitaminas e antioxidantes que desincham e clareiam a pele, além de substâncias que ajudam a prevenir a flacidez dessa área. A dica é aplicá-lo com a ponta dos dedos, massageando suavemente e dando batidinhas ao redor dos olhos, para que o creme seja absorvido da melhor forma. 

Exercícios como pilates e yoga ajudam a fortalecer a pele

Para fortalecer ainda mais a pele depois da gestação, os exercícios físicos também são supervantajosos, principalmente os mais leves, como o pilates ou yoga. Eles fortalecem o abdome e pernas, que costumam ficar mais flácidas após o parto, principalmente para quem passou por cesárea. Assim que o seu médico liberar, uma dica é começar esses exercícios junto com o bebê, a partir dos 2 meses de idade. Além de ser um tempo relaxante entre você e a criança, os exercícios vão fortalecer o seu corpo e também o corpinho do bebê. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais