Beleza Extraordinária

Cuidados com a pele do rosto e do corpo antes da academia: veja dicas de como proteger e tratar

  • Veja um passo a passo de como cuidar e preparar a pele do rosto e do corpo para a academia (Foto: Shutterstock)
  • Em exercícios físicos durante o dia, o protetor solar facial e corporal são mais do que necessários para evitar queimaduras e envelhecimento precoce da pele (Foto: Shutterstock)
  • Quem gosta de malhar maquiada pode apostar no BB Cream ou no protetor solar com cor, e evitar produtos pesados como pó compacto e batons de longa duração (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Veja um passo a passo de como cuidar e preparar a pele do rosto e do corpo para a academia (Foto: Shutterstock)
  • Veja um passo a passo de como cuidar e preparar a pele do rosto e do corpo para a academia (Foto: Shutterstock)
  • Em exercícios físicos durante o dia, o protetor solar facial e corporal são mais do que necessários para evitar queimaduras e envelhecimento precoce da pele (Foto: Shutterstock)
  • Quem gosta de malhar maquiada pode apostar no BB Cream ou no protetor solar com cor, e evitar produtos pesados como pó compacto e batons de longa duração (Foto: Shutterstock)

A higiene do rosto e do corpo é importante todos os dias, mas quando é dia de academia, os cuidados precisam ser ainda maiores. Quando há transpiração em excesso, movimentos repetidos ou o exercício acontece debaixo do sol, a pele costuma ficar muito exposta, e para proteger e cuidar, é preciso prepará-la antes das atividades: isso inclui retirar qualquer sobra de maquiagem, hidratar com um bom creme, caprichar na proteção solar, entre outros hábitos simples. Confira o que fazer - e o que não é recomendado fazer - para manter a pele perfeita antes da academia!

Na hora de fazer a higiene do rosto antes da academia:

Durante dos exercícios, é normal - e até saudável - a pele transpirar, e para isso, é essencial que o rosto esteja limpo. Os poros precisam estar desobstruídos para que o suor saia naturalmente e não fiquem entupidos, causando irritações ou inflamações como acnes e cravos. 

Como lavar o rosto: Para quem malha pela manhã, basta usar um sabonete específico para o seu tipo de pele, que pode ser em forma de gel ou em barra. Ele vai remover toda a oleosidade produzida durante o sono, e vai deixar a cútis pronta para respirar e receber qualquer outro produto de beleza. Já para quem malha à noite, é preciso retirar a maquiagem usada durante o dia, e para isso, vale apostar em soluções ou lenços micelares, que são práticos, suaves e não agridem a pele.

O que não é recomendado fazer: Em relação à limpeza do rosto antes da academia, não é recomendado usar um sabonete esfoliante ou com alto poder de limpeza, que costuma ressecar a pele se não aplicar um creme hidratante depois. Isso porque a pele pode ficar sensível, e ao longo dos exercícios físicos, pode ficar vermelha e irritadiça.

Na hora de proteger a pele antes da academia:

Protetor solar é um item que não pode faltar na rotina das mulheres que malham durante o dia, seja dentro da academia ou em atividades externas. Aplicar no rosto e em outras áreas do corpo que ficam expostas, como ombros, costas e peito é fundamental para evitar queimaduras solares, envelhecimento precoce e manchas na pele. 

O que fazer: No rosto, o ideal é aplicar um protetor solar específico para a face e que tenha funções que ajudam no tipo de pele, como por exemplo, toque seco para as peles oleosas ou hidratante para as peles secas. No corpo, um protetor solar cremoso é uma boa opção para também hidratar a pele, já que devido aos movimentos repetidos, o atrito causado pela roupa pode ressecar a pele. O ideal é aplicar o protetor cerca de 20 minutos antes dos exercícios, para que a pele absorva bem, mesmo que o dia esteja nublado. 

O que não é recomendado fazer: Um cuidado com a pele que não é recomendado é sair de casa sem protetor solar, principalmente pela manhã. Para o rosto, também vale deixar as fórmulas cremosas de lado e preferir as com toque seco, já que ao transpirar, o produto pode escorrer e incomodar. 

Na hora de se maquiar para a academia:

Muitas mulheres não dispensam a maquiagem na academia, e para quem quer malhar bonita, a dica essencial é apostar somente no básico para não exagerar no visual ou prejudicar a pele. Esconder as olheiras, dar um coradinha no rosto e aplicar um brilho sutil nos lábios está liberado! Veja os detalhes:  

O que pode ser usado: Quem não gosta de sair de casa sem base pode apostar em dois produtos: o BB Cream ou o protetor solar com cor. Ambos carregam o benefício da maquiagem com proteção solar, além da hidratação. Para cobrir as olheiras, também existe o BB Cream específico para a área dos olhos, que tem fórmula líquida e leve. Já o blush pode ser em textura cremosa, que também é hidratante, e para os lábios, a dica é usar um protetor labial com cor, que também protege do ressecamento. 

O que não é recomendado: Para a maquiagem na academia, não é indicado apostar em produtos muito pesados ou que possam entupir os poros, como pó compacto e sombras, por exemplo. Também vale deixar a máscara de cílios e o lápis de olho de lado, porque esses produtos podem derreter com a transpiração e manchar todo o rosto. Se não abre mão do batom, escolha os de textura cremosa ao invés dos batons matte, que podem incomodar um pouquinho os lábios na hora dos exercícios. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!