Beleza Extraordinária

Cronograma facial: descubra os cuidados com a pele do rosto ideais para exibir uma pele perfeita em cada dia da semana

  • A área dos olhos e os lábios também precisam de cuidados específicos para que toda a pele fique bonita e com aspecto saudável! (Foto: Pixelformula)
  • Siga o cronograma facial para iniciar uma rotina de cuidados com a pele! (Foto: Pixelformula)
  • Além dos cuidados de limpeza e proteção solar, reserve um dia para fazer tratamentos mais profundos - como a esfoliação facial (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A área dos olhos e os lábios também precisam de cuidados específicos para que toda a pele fique bonita e com aspecto saudável! (Foto: Pixelformula)
  • A área dos olhos e os lábios também precisam de cuidados específicos para que toda a pele fique bonita e com aspecto saudável! (Foto: Pixelformula)
  • Siga o cronograma facial para iniciar uma rotina de cuidados com a pele! (Foto: Pixelformula)
  • Além dos cuidados de limpeza e proteção solar, reserve um dia para fazer tratamentos mais profundos - como a esfoliação facial (Foto: Pixelformula)

Quem não quer uma pele bonita, bem tratada e livre dos sinais da idade? Mesmo com tantos produtos incríveis de maquiagem, é ótimo poder sair sem ter que se preocupar com base e corretivo para disfarçar as imperfeições do rosto. Mas, como isso não acontece por magia, é preciso reservar um tempinho de manhã e antes de dormir para seguir uma rotina de cuidados com os produtos certos. Para começar, que tal apostar em um cronograma facial adicionando um tratamento diferente por dia? Do filtro solar ao creme clareador, você vai ver como não é difícil ficar com a derme renovada. Confira!

Segunda-feira: crie o hábito de limpar e proteger a pele 

A principal dica para iniciar o cronograma facial é começar a adquirir o hábito de higienizar o rosto e aplicar o protetor solar. Na etapa da limpeza, você pode apostar em sabonetes específicos para o seu tipo de pele; mas, para reunir várias funções em uma só e fazer uma limpeza suave, a melhor opção é a dupla água micelar e algodão - que, além de eliminar a oleosidade no início do dia e remover toda a maquiagem no final dele, ainda hidrata e reequilibra a derme em um único passo.  

Depois, para finalizar, aplique o protetor solar - mesmo se o dia estiver nublado ou chuvoso. Criando uma barreira de proteção contra os raios UVA e UVB, ele impede o surgimento de áreas escurecidas no rosto, evita o envelhecimento precoce e, ainda, previne contra problemas mais sérios - como o câncer de pele e melasmas.

Terça-feira: use um creme clareador

Para turbinar os cuidados, passe a acrescentar mais um produto na sua rotina diária: o creme clareador! Contando com a ação de componentes específicos, ele é capaz de clarear as manchas escuras do rosto e regular a produção de melanina para impedir que novas marcas apareçam ao longo do tempo. Além de tudo isso, as versões que prometem efeito laser e ação antiidade também conseguem amenizar os sinais da idade e deixar a pele renovada e sedosa. 

Para usar o creme clareador, é simples: depois de limpar bem o rosto, espalhe o produto por todo o rosto e pescoço, massageando com a pontinha dos dedos por 10 segundos. Espere uns minutinhos até que ele seja absorvido pela pele e finalize aplicando o protetor solar. Para garantir bons resultados, faça esse processo diariamente - pela manhã e antes de dormir. 

Quarta-feira: faça uma esfoliação facial 

Limpar a pele, aplicar o creme clareador e o protetor solar são cuidados que você deve fazer todos os dias. Mas, para deixar a pele ainda mais bonita e bem tratada, é preciso investir em tratamentos extras - como a esfoliação facial, por exemplo; uma técnica que remove as células mortas, desobstrui os poros e deixa a derme mais jovem. 

O passo a passo é bem simples: aplique o esfoliante na pele limpa e úmida, fazendo movimentos leves e circulares com a pontinha dos dedos até que o produto seque e pronto. Para saber quantas vezes deve investir nesse tratamento, considere o seu tipo de pele! As oleosas podem fazer a esfoliação até duas vezes na semana; as secas, de 15 em 15 dias; e as normais e mistas, uma única vez a cada sete dias. 

Quinta-feira: invista em uma boa hidratação antes de dormir

Embora a água micelar e o creme clareador hidratem a pele, separe a quinta-feira para fazer uma hidratação mais caprichada antes de dormir. Para fazer esse tratamento, escolha uma máscara específica para o seu tipo de pele e aplique massageando todo o rosto com a ponta dos dedos.

Depois, é só se preparar para o sono da beleza para deixar o produto agindo! Pela manhã, você já vai sentir sua pele bem mais hidratada, sedosa e com uma luminosidade natural que vai deixar sua maquiagem básica do dia a dia ainda mais bonita. 

Sexta-feira: use um revitalizante roll-on para tratar a área dos olhos

Quem quer uma pele perfeita também não deve abrir mão dos cuidados na área dos olhos para ficar livre de olheiras e inchaço. Na sexta-feira, o cansaço acumulado da semana já se revela nos olhos, por isso aproveite para usar um gel ou sérum em roll-on. Por causa da esfera metálica na ponta, ele cria uma sensação gelada que desincha as bolsas da região imediatamente, além de também contar com uma fórmula rica em ativos que tratam as linhas finas da idade e eliminam o aspecto escurecido. 

O passo a passo é o seguinte: aplique o produto pela manhã, depois de higienizar o rosto, passando sua esfera metálica delicadamente por toda a região dos olhos. Depois, aguarde a total absorção do gel para partir para as demais etapas da sua rotina de cuidados. 

Sábado: aposte no blur mágico para um tratamento instantâneo na pele 

Como sábado é um bom dia para sair - seja para ir ao cinema com o namorado ou para a balada com as amigas -, aposte em um blur mágico para tratar a pele de maneira instantânea! Perfeito para todos os tipos e tons de pele, o produto funciona como uma espécie de primer mais potente, disfarçando as linhas de expressão, escondendo os poros e controlando a oleosidade logo após sua aplicação. 

Na hora de usá-lo antes da maquiagem, esteja com as mãos bem limpas e aplique o creme com movimentos suaves por todo o rosto, terminando com batidas leves com a pontinha dos dedos para preencher todas as irregularidades de textura da pele. 

Domingo: cuide dos lábios com uma esfoliação labial 

Não é só a pele que precisa de esfoliação: o procedimento também é indispensável para deixar os lábios livre de ressecamento e das desagradáveis pelinhas que comprometem o acabamento do batom. Por isso, para garantir esse cuidado, reserve um domingo a cada 15 dias para investir nessa técnica, fazendo leves movimentos circulares para que a boca não acabe arranhada pelas esferas esfoliantes. Depois, é só finalizar com um hidratante labial e pronto! 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial