Cronograma capilar: veja quais ingredientes procurar na máscara de hidratação, nutrição e reconstrução para cada etapa do tratamento!

Acertar nos ingredientes da máscara para cada etapa do cronograma capilar faz toda a diferença no resultado do tratamento. Isso porque a presença e concentração de cada ativo ajuda a orientar se o produto é mais indicado para hidratação, nutrição ou reconstrução. Conhecendo os mais comuns de cada tipo de fórmula e como aparecem no rótulo, não tem como errar. Para te ajudar a montar a agenda perfeita para você, listamos os ingredientes que são mais indicados para cada etapa do cronograma!

Hidratação: máscaras costumam ter Aloe Vera, pantenol e extratos vegetais na fórmula

Primeira etapa do cronograma capilar, a hidratação é responsável por repor a água dos fios. Deve ser feita independente do seu tipo de cabelo, viu? As máscaras hidratantes devem ter ingredientes como extratos de aloe vera, algas, frutas e de plantas como babosa e jaborandi. Também fique de olho para ingredientes como mel, chocolate, sacarose e outros derivados do açúcar. Pantenol, glicerina e álcoois graxos são comuns em produtos para hidratação.

No rótulo: fique de olho na palavra “extract”, que significa extrato em português. O aloe vera, por exemplo, aparece como aloe barbadensis extract. Glycerin, glicol, gliceryl, cetyl alcohol, cetearyl alcohol e panthenol também merecem sua atenção!

Nutrição: óleos e manteigas são ingredientes tradicionais desse tipo de máscara

Queridinha de quem tem os cabelos cacheados e crespos, a etapa da nutrição vai devolver os óleos naturais dos fios. O resultado? Mais definição e menos frizz! Um dos ingredientes típicos dessa fase do cronograma capilar são os óleos, como o de coco, argan, semente de uva, abacate e o azeite de oliva. Você também pode procurar por fórmulas ricas em manteigas, como as de karité, cacau, cupuaçu e murumuru.

No rótulo: preste atenção nas palavras “oil” e “butter”, respectivamente, óleo e manteiga em inglês. Alguns exemplos são coconut oil, que designa o tão amado óleo de coco, e shea butter, a famosa manteiga de karité.

Reconstrução: proteínas são os componentes principais desta etapa do cronograma capilar

A etapa de reconstrução é essencial para recuperar os cabelos de todos os danos diários. Ela é responsável por repor a massa perdida e, para isso, é preciso procurar por fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos. A de trigo, por exemplo, é muito usada nesse tipo de produto! Outros ingredientes presentes nas composições reconstrutivas são a queratina, creatina, arginina e cisteína. Ceramidas e colágeno também podem aparecer!

No rótulo: as proteínas são sempre identificadas pelo termo “protein” - a de trigo, por exemplo, é chamada de wheat protein. A queratina e o colágeno, supercomuns nesse tipo de tratamento, aparecem pelos nomes em inglês keratin e collagen. Já os aminoácidos podem vir como “ellastin”, “creatin" ou simplesmente "aminoacids".

Para acertar na escolha do produto, é preciso ler o rótulo na embalagem do seu creme de hidratação

Com o passar do tempo, toda máscara de tratamento acabou sendo generalizada como de “hidratação”, o que pode confundir - e muito - na hora de montar seu cronograma capilar. Calma, tem solução - tudo se resolve ao ler o rótulo dos produtos na prateleiras! Como regra geral, fique de olho na ordem e na frequência com que os ativos aparecem: os que vêm primeiro na lista são os que estão em maior concentração na fórmula. Ah, e não se preocupe se ver um ingrediente característico da hidratação em uma máscara de nutrição, por exemplo. Muitos ativos têm mais de uma função!

Veja como incluir as máscaras do cronograma capilar na sua rotina de cuidados

Para aproveitar todos os benefícios das máscaras - e, claro, todos os efeitos de cada etapa do cronograma capilar - é preciso saber onde encaixá-las na sua rotina de cuidados com o cabelo. O ideal é usar os cremes logo depois da lavagem, sempre tirando o excesso de água. O shampoo abre as cutículas dos fios, permitindo que os ativos penetrem profundamente na fibra. Depois de usar a máscara, respeitando as instruções do rótulo, é hora de selar o cabelo com o condicionador. Algumas máscaras até dispensam o uso de condicionador, mas atenção: o ideal não fazer essa troca com frequência, para que os fios fiquem sempre leves e soltinhos!

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar-veja-quais-ingredientes-procurar-na-mascara-de-hidratacao-nutricao-e-reconstrucao-para-cada-etapa-do-tratamento" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar-veja-quais-ingredientes-procurar-na-mascara-de-hidratacao-nutricao-e-reconstrucao-para-cada-etapa-do-tratamento", "name": "cronograma-capilar-veja-quais-ingredientes-procurar-na-mascara-de-hidratacao-nutricao-e-reconstrucao-para-cada-etapa-do-tratamento" } } ] }