Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para o verão: saiba como cuidar do cabelo durante a estação

  • Aprenda a cuidar das madeixas durante a estação do calor (Foto: Instagram @christinanadin)
  • Você sabe como adaptar seu cronograma capilar para o verão? (Foto: Instagram @aiyanaalewis)
  • O cabelo precisa de cuidados especiais durante o verão (Foto: Instagram @dianachamomile)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a cuidar das madeixas durante a estação do calor (Foto: Instagram @christinanadin)
  • Aprenda a cuidar das madeixas durante a estação do calor (Foto: Instagram @christinanadin)
  • Você sabe como adaptar seu cronograma capilar para o verão? (Foto: Instagram @aiyanaalewis)
  • O cabelo precisa de cuidados especiais durante o verão (Foto: Instagram @dianachamomile)

O verão é a estação do calor, da praia e da piscina, mas também é a época do ano que mais traz danos para os cabelos. Por isso, se você já segue uma rotina de cuidados com as madeixas, pode ser importante adaptar um pouco algumas etapas para passar o verão com o cabelo lindo e super saudável.

Para evitar que os fios fiquem ressecados e opacos com o calor, sal, cloro e suor, a dica é criar um cronograma capilar especial para o verão. Quer saber o que você pode fazer para cuidar bem das madeixas durante a estação mais quente do ano? Então vem conferir essas dicas que a gente separou.

1- A hidratação é indispensável no verão

O primeiro cuidado fundamental durante a estação do calor é a hidratação. Ela já deve fazer parte da sua rotina de beleza durante o ano inteiro, mas durante o verão pode ser importante aumentar a frequência do tratamento - principalmente se você pretende passar bastante tempo na praia ou na piscina.

Se você costuma fazer uma hidratação a cada duas semanas, comece a hidratar as madeixas semanalmente nesse período. Assim, você garante que elas não fiquem ressecadas mesmo com os mergulhos na água com sal ou cloro.

2- A nutrição ajuda a recuperar o brilho

A nutrição é outro cuidado muito popular entre as mulheres que não abrem mão das madeixas bonitas e saudáveis. Os óleos ajudam a repor os nutrientes perdidos com os danos do dia a dia, que são mais intensos durante o verão. Além de ajudar na hidratação, a nutrição recupera o brilho perdido pelos fios.

Ela também pode ser feita semanalmente durante o verão para evitar que os danos causados pelo sol, sal e cloro prejudiquem a saúde do seu cabelo.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Syana-Gaëlle (@syanafromparis) em

3- Cabelos com química precisam de reconstrução

Se os seus fios já estiverem danificados e com perda de massa capilar, a reconstrução pode ser importante para restaurar a saúde das madeixas e devolver a massa perdida. Ela também é muito importante para tratar os cabelos com química - seja coloração ou alisamentos -, que são mais suscetíveis aos danos.

A reconstrução é fundamental para dar força aos fios, por isso busque máscaras reconstrutoras e sempre use a queratina nessa etapa do cronograma. Mas, para não deixar o cabelo rígido demais, o ideal no máximo a cada 15 dias.

4- Não se esqueça do detox capilar

O detox capilar também é muito importante para garantir que as madeixas fiquem super saudáveis durante o verão. Para isso, deixe o secador, chapinha e baby liss um pouco de lado nesse período e aproveite para deixar o cabelo mais natural na estação do calor.

Também vale apostar em um shampoo antirresíduos uma vez na semana para ter certeza de que o couro cabeludo está livre de resíduos de sal, cloro e mesmo areia que podem se acumular.

Cronograma para o verão:

1ª semana: hidratação e nutrição

2ª semana: detox e hidratação

3ª semana: hidratação e nutrição

4ª semana: detox, hidratação e reconstrução

Obs: se o seu cabelo estiver muito danificado, você pode adicionar uma reconstrução também na 2ª semana do cronograma capilar.

Dica extra: proteção solar deve ser cuidado diário

Além do cronograma de tratamentos, a proteção solar é um cuidado que deve ser feito diariamente para proteger o seu cabelo contra a ação nociva dos raios solares. Aposte em leave-ins que tenham protetor solar, especialmente quando for se expor ao sol por um período mais prolongado.

Se for à piscina ou praia, é uma boa ideia reaplicar o produto a cada mergulho, para garantir que o efeito continue durante o dia inteiro.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais