Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para cabelos secos: entenda como combinar os tratamentos em casa para recuperar os fios

  • Veja como montar um cronograma capilar para cabelos secos (Foto: Instagram @afromija)
Tela cheia
Previous Next
Veja como montar um cronograma capilar para cabelos secos (Foto: Instagram @afromija)

O cronograma capilar é uma forma de organizar os cuidados com o cabelo, alternando os tratamentos de acordo com as necessidades dos fios. Mas não existe apenas um tipo de cronograma: o ideal é que ele se adapte de acordo com o seu tipo de cabelo. 

Os cabelos secos, por exemplo, também precisam de cuidados específicos para ficarem bonitos e super saudáveis. Quer saber como fazer um cronograma capilar para essas madeixas? A gente te ajuda a combinar os tratamentos para atender às demandas desse tipo de fio. Vem conferir essas dicas. 

Quais são os tratamentos do cronograma capilar?

Hidratação: indicada para repor a água perdida pelos fios, a hidratação evita o ressecamento do cabelo e devolve o brilho e a maciez. É o tratamento mais importante para as donas de cabelos secos.

Nutrição: esse tratamento também é importante para os fios secos e evita as pontas duplas e a opacidade. A nutrição é a queridinha das cacheadas e crespas, já que devolve um pouco de óleo para as madeixas.

Reconstrução: quem tem química nos fios, como alisamento ou coloração, não pode deixar de fazer a reconstrução. Ela repõe a proteína do cabelo, evitando o efeito elástico e reduzindo a quebra capilar. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Como fazer o cronograma capilar para cabelos secos?

Os cabelos secos precisam, principalmente, da hidratação para ficarem macios e evitar o ressecamento excessivo. Por isso, esse deve ser o foco principal do seu cronograma capilar, sem esquecer da nutrição e da reconstrução, é claro. Veja como organizar os tratamentos para cuidar das madeixas secas. 

1ª semana: Hidratação - Hidratação - Nutrição

2ª semana: Hidratação  - Nutrição - Reconstrução

3ª semana: Hidratação - Hidratação - Nutrição

4ª semana: Hidratação - Nutrição - Reconstrução

Importante: os tratamentos devem ser sempre feitos em dias alternados, para não sobrecarregar os fios. Por exemplo, se você fez uma hidratação no primeiro dia da semana, faça a seguinte no dia 3 ou 4, sempre pulando um ou dois dias entre os cuidados. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Andrea Brooks (@andreaschoice) em

Umectação também pode ajudar nos cuidados com os cabelos secos

Além dos três tratamentos mais comuns no cronograma capilar, você pode também adicionar a umectação nos seus cuidados com os fios. Ela deve ser feita com óleo vegetais e hidrata o cabelo, devolvendo nutrientes - principalmente lipídios - para as madeixas. Isso ajuda a reduzir o frizz e devolver o brilho. 

Para fazer a umectação, o óleo de coco e o óleo de rícino são algumas das opções mais populares, mas você pode usar o óleo que preferir. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação