Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para cabelos oleosos: descubra qual a máscara ideal para cada etapa do tratamento!

  •  Tem cabelo oleoso e quer começar o cronograma capilar? Saiba a melhor opção de máscara para cada etapa!  (Foto: Shutterstock)
  •  Quem tem cabelo oleoso e usa química deve fazer uma reconstrução a cada 15 dias  (Foto: Shutterstock)
  •  Para que o cabelo oleoso não fique pesado, a dica é lavar os fios com pré-shampoo e usar máscaras leves  (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Tem cabelo oleoso e quer começar o cronograma capilar? Saiba a melhor opção de máscara para cada etapa! (Foto: Shutterstock)
  •  Tem cabelo oleoso e quer começar o cronograma capilar? Saiba a melhor opção de máscara para cada etapa!  (Foto: Shutterstock)
  •  Quem tem cabelo oleoso e usa química deve fazer uma reconstrução a cada 15 dias  (Foto: Shutterstock)
  •  Para que o cabelo oleoso não fique pesado, a dica é lavar os fios com pré-shampoo e usar máscaras leves  (Foto: Shutterstock)

O cronograma capilar é um dos melhores tratamentos para cabelos ressecados, mas você sabia que ele também tem benefícios para os oleosos? Por organizar hidratação, nutrição e reconstrução durante o período de um mês, essa técnica é indicada para todos os tipos de fios por entregar os nutrientes que eles precisam para ficarem sempre saudáveis. Pensando nisso, para ajudar quem está pensando em iniciar esses cuidados, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria especial sobre o assunto - com mais detalhes sobre as três etapas e a máscara de L'Oréal Paris indicada para cada uma delas. Confira!

Descubra como organizar o seu cronograma capilar:

  •  Quer fazer um cronograma capilar para tratar o cabelo oleoso? Veja as máscaras indicadas para cada etapa!  (Foto: Beleza Extraordinária)
Tela cheia
Previous Next
Quer fazer um cronograma capilar para tratar o cabelo oleoso? Veja as máscaras indicadas para cada etapa! (Foto: Beleza Extraordinária)

Para manter a saúde do cabelo em dia, não basta apenas hidratar: também é preciso turbinar a os cuidados com nutrições e reconstruções. Por causa disso, nada como apostar na rotina de tratamento conhecida como cronograma capilar para organizar essas três etapas durante o período de um mês - mesmo que os seus fios sejam oleosos e não tenham problema com ressecamento.

Como cada cabelo tem suas particularidades, vale identificar o que ele está precisando no momento para saber que tratamento fazer no dia. No entanto, para organizar todos esses cuidados sem erro, a dica é seguir a distribuição do calendário oficial do cronograma - tomando apenas o cuidado de adicionar mais uma reconstrução, com um espaço de 15 dias entre uma ou outra, se as madeixas estiverem danificadas ou com o uso de químicas. Confira a tabela acima já com as máscaras indicadas para cada etapa!

Pré-shampoo limpa o couro cabeludo e turbina os tratamentos

Nos dias de cronograma capilar, uma dica para potencializar o efeito de cada etapa é lavar os cabelos com um pré-shampoo. Com ação antirresíduos, esse produto remove toda a oleosidade e impureza do couro cabeludo, e ainda abre bem as cutículas da fibra capilar para que os tratamentos sejam absorvidos.

Além disso, seu diferencial em relação aos demais shampoos com alto poder de limpeza são as propriedades nutritivas de sua fórmula - que realçam o brilho dos fios ao mesmo tempo que promovem uma limpeza profunda. 

Hidratação é a porta de entrada para os demais tratamentos

Como indica a tabela, a hidratação é a etapa mais frequente do cronograma capilar - além de ser o ponto de partida para todos os outros tratamentos. Feita de maneira rápida no banho ou mais detalhada, com o cabelo dividido em seções, ela é a responsável por repor a água dos fios e deixá-lo com muito mais brilho e maciez. 

Que máscara usar?

Nos cabelos oleosos, é muito importante apostar em máscaras que sejam ricas em componentes hidratantes e que, ao mesmo tempo, tenham uma fórmula que não pese nos fios. Dentre os produtos de L'Oréal Paris, o creme de tratamento Spa Elseve Hydra Detox é a opção perfeita! Além de contar com a ação da glicerina e da alga azul, sua composição mais leve hidrata as madeixas sem deixá-las sobrecarregadas.

Nutrição sela a hidratação nos cabelos oleosos

Por devolver os lipídios do cabelo - ou seja, sua gordura -, a nutrição é a etapa mais indicada para quem tem pontas ressecadas. No entanto, engana-se quem pensa que essa fase deve ser ignorada pelas donas de fios oleosos: além de ajudar a reduzir o frizz e reforçar o brilho, ela é indispensável para selar as cutículas e reter toda a hidratação que foi entregue à fibra capilar. 

Que máscara usar?

A escolha do produto deve ser ainda mais cautelosa na etapa da nutrição, porque as fórmulas nutritivas tendem a pensar com mais facilidade nos cabelos oleosos. Por causa disso, a dica é escolher máscaras que prometam criar uma barreira lipídica, nutrir e devolver a vitalidade sem deixar as madeixas pesadas - como a Elseve Óleo Extraordinário Nutrição Intensa.

Reconstrução recupera e fortalece a fibra capilar 

A reconstrução capilar é a etapa indicada para recuperar o cabelo dos danos causados por químicas, uso constante de fontes de calor ou fatores externos do dia a dia - como sol, vento e poluição, por exemplo. Com a função de repor proteínas e reconstruir a fibra capilar, ela é indispensável para que as madeixas fiquem fortes e saudáveis, mas deve ser feita com cautela para que não haja nenhum efeito rebote.

Como essa reposição protéica deixa o cabelo rígido e pesado, ela é a menos frequente do cronograma - e, por isso, aparece apenas uma única vez na tabela oficial. Mas, como já foi falado, aquelas que estão com os fios muito danificados ou usam algum tipo de química devem organizar o calendário com duas reconstruções - sem esquecer que é necessário deixar um espaço de 15 dias entre elas. 

Que máscara usar? 

Para fortalecer e devolver a massa da fibra capilar, a máscara de reconstrução precisa ter alguma proteína em sua fórmula - como a ceramida, por exemplo. O creme de tratamento Elseve Reparação Total 5+ é o mais indicado entre os produtos de L'Oréal Paris por contar com esse componente na fórmula e, com seu efeito de plástica capilar, tratar os seguintes problemas: quebra, rigidez, opacidade, ressecamento e pontas duplas. 

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!