Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para cabelos lisos: saiba como combinar hidratação, nutrição e reconstrução na sua rotina de cuidados!

  • Os cabelos lisos também podem se beneficiar inserindo o cronograma capilar na rotina. Saiba mais detalhes! (Foto: Pixelformula)
  • O cronograma capilar combina hidratação, nutrição e reconstrução por um período de 4 semanas - e pode ser repetido quando o calendário chegar ao fim (Foto: Pixelformula)
  • Para quem usa colorações, a reconstrução é a etapa mais importante do cronograma capilar (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos lisos também podem se beneficiar inserindo o cronograma capilar na rotina. Saiba mais detalhes! (Foto: Pixelformula)
  • Os cabelos lisos também podem se beneficiar inserindo o cronograma capilar na rotina. Saiba mais detalhes! (Foto: Pixelformula)
  • O cronograma capilar combina hidratação, nutrição e reconstrução por um período de 4 semanas - e pode ser repetido quando o calendário chegar ao fim (Foto: Pixelformula)
  • Para quem usa colorações, a reconstrução é a etapa mais importante do cronograma capilar (Foto: Pixelformula)

O cronograma capilar - rotina de tratamento que combina hidratação, nutrição e reconstrução - é queridinho das cacheadas e crespas. No entanto, engana-se quem pensa que ele só deve ser feito por quem tem cachos: as donas de cabelos lisos também podem se beneficiar com cuidados específicos para exibirem madeixas sedosas, fortes e com brilho. Confira mais detalhes!

Máscaras específicas para cabelos lisos garantem melhores resultados

Uma das principais dicas para as donas de cabelos lisos que querem iniciar o cronograma capilar é recorrer à máscaras de tratamento que atendam às necessidades específicas desse tipo de textura - e que contenham os componentes necessários para cada etapa do tratamento. Entenda cada uma delas: 

Hidratação: Principal etapa do cronograma capilar, a hidratação é a responsável por repor água dos fios, deixando-os mais macios e livres dos fios arrepiadinhos que detonam qualquer produção. Na hora de escolher a máscara, prefira as que contem com componentes como glicerina, vitaminas e proteínas hidrolisadas. 

Nutrição: A nutrição é a fase do cronograma que ajuda a eliminar o ressecamento e a devolver a oleosidade natural do cabelo - que, por conta das agressões externas, acaba se perdendo ao longo do dia a dia. Sendo assim, para conseguir sucesso no tratamento, a dica é escolher produtos que tenham óleos em sua composição, mas sempre tomando o cuidado de escolher as máscaras nutritivas que contem com uma fórmula mais leve para que as madeixas não acabem sobrecarregadas pelo excesso de óleo.

Reconstrução: Responsável por promover a reposição de proteínas e fortalecer as madeixas, a reconstrução é a etapa mais importante para quem está com o cabelo danificado e enfraquecido por conta de químicas de alisamento e colorações - devendo ser feita de 15 em 15 dias. Mas, até mesmo aquelas que estão com os fios saudáveis e livres de química podem recorrer a esse tratamento por uma vez ao mês para manter a fibra capilar fortalecida.

Nessa fase, a dica é priorizar cremes reconstrutores que sejam ricos em queratina - já que essa substância, que já compõe 90% do fio, precisa ser reposta para que o cabelo continue saudável após a constante agressão de fatores externos. 

Siga a tabela oficial para começar o tratamento: 

Para fazer com que o cronograma que mais garanta resultados na sua rotina de cuidados capilares, é importante aprender a reconhecer do que o seu cabelo está precisando no momento e combinar os três tratamentos durante o período de um mês - retomando a etapa inicial se o calendário chegar ao fim e desejar dar continuidade à rotina. 

No entanto, para facilitar a vida de quem ainda é iniciante no tratamento,  a dica é aproveitar a tabela oficial - sem esquecer de acrescentar mais uma reconstrução se, como já falado, estiver usando alguma química nos fios. Veja: 

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição 

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais