Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para cabelos lisos: descubra a melhor máscara para as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução!

  • Tem cabelo liso e quer iniciar o cronograma? Entenda melhor cada etapa e descubra a máscara de tratamento mais indicada para todas elas! (Foto: Shutterstock)
  • Um dos pré-requisitos nos cabelos lisos é a escolha de máscaras que não pesem nos fios (Foto: Pixelformula)
  • A hidratação é o tratamento que aparece com mais frequência no cronograma para cabelos lisos (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Tem cabelo liso e quer iniciar o cronograma? Entenda melhor cada etapa e descubra a máscara de tratamento mais indicada para todas elas! (Foto: Shutterstock)
  • Tem cabelo liso e quer iniciar o cronograma? Entenda melhor cada etapa e descubra a máscara de tratamento mais indicada para todas elas! (Foto: Shutterstock)
  • Um dos pré-requisitos nos cabelos lisos é a escolha de máscaras que não pesem nos fios (Foto: Pixelformula)
  • A hidratação é o tratamento que aparece com mais frequência no cronograma para cabelos lisos (Foto: Pixelformula)

Não são apenas as cacheadas, crespas e as que pintam ou alisam os cabelos que precisam recorrer ao cronograma capilar: as mulheres de cabelo liso também podem - e devem - investir no tratamento! Combinando hidratação, nutrição e reconstrução, essa rotina de cuidados entrega todos os nutrientes que as madeixas precisam para ficarem ainda mais bonitas, fortes e saudáveis. Gostou da ideia, mas não sabe como começar? Então, essa matéria é especialmente para você! Saiba mais detalhes sobre as três etapas e descubra a máscara de L'Oréal Paris mais indicada para cada uma delas: 

Uma reconstrução mensal é suficiente para cabelos lisos sem química 

  • Confira a tabela para descobrir como organizar seu cronograma capilar e em que máscaras de L'Oréal Paris investir! (Foto: Beleza Extraordinária)
Tela cheia
Previous Next
Confira a tabela para descobrir como organizar seu cronograma capilar e em que máscaras de L'Oréal Paris investir! (Foto: Beleza Extraordinária)

O cronograma capilar organiza os principais tratamentos que os fios precisam - hidratação, nutrição e reconstrução - durante três dias da semana pelo período de um mês. Como cada cabelo, mesmo entre os lisos, tem suas próprias características e necessidades, na hora de iniciá-lo, você pode levar em conta o que ele mais precisa no momento para montar seu próprio calendário; porém, se ainda é iniciante na técnica e não quer correr o risco de errar, o ideal é se guiar pela tabela oficial - como mostra a tabela acima.

Nela, a hidratação é o tratamento que mais chama atenção, enquanto a reconstrução aparece apenas uma vez. Para quem mantém o cabelo liso natural - sem escova progressiva ou coloração -, essa frequência é suficiente. Já para aquelas que fazem algum tipo de química, a dica é fazer uma pequena alteração no calendário e usar a máscara reconstrutora de 15 em 15 dias para garantir melhores resultados!

Hidratação é principal etapa do cronograma para cabelos lisos

Como falado, a hidratação é o cuidado que aparece com mais frequência no cronograma capilar! E não é para menos: além de ser a porta de entrada para todos os demais tratamentos, é ela quem repõe a água dos fios para que eles fiquem macios, com movimento e livres do desagradável frizz. 

Em que máscara apostar? 

Como os cremes de tratamento que tratam sem pesar são os mais indicados para os cabelos lisos, a dica é investir na Spa Hydra Detox! Rica em glicerina e alga azul, ela promove uma hidratação intensa nos fios, além de poder ser aplicada da raiz às postas por contar com uma fórmula bem levinha - o que é ótimo para os cabelos lisos, que, no geral, tendem a ficar sobrecarregados e oleosos com mais facilidade. 

Nutrição dá brilho e elimina as pontas ressecadas

Depois da hidratação, é a nutrição quem ganha mais espaço no cronograma para cabelos lisos. Ela é a responsável por selar os nutrientes hidratantes na fibra capilar ao mesmo tempo que repõe os lipídios - ou seja, a oleosidade natural dos fios, para combater o ressecamento e garantir mais brilho. 

Em que máscara apostar? 

Como a fórmula enriquecida com óleos ou manteigas é um dos pré-requisitos para as máscaras de nutrição, uma boa opção para tratar os fios lisos nessa etapa é investir na Elseve Supreme Control 4D. O de Manteiga de Babaçu na sua composição ajuda a selar as cutículas, combater o frizz e o efeito armado; já o Polímero PQ modela os fios e garante movimento. 

Reconstrução fortalece e protege os cabelos das agressões externas

Engana-se quem pensa que a reconstrução só é indicada para cabelos quimicamente tratados ou coloridos. Por causa das agressões externas do dia a dia - como uso de fontes de calor, vento e poluição, por exemplo -, até mesmo os naturais precisam desse cuidado extra para repor suas proteínas e reconstruir a fibra capilar.

Os fios com qualquer tipo de química devem adicionar mais uma reconstrução na tabela - com um espaço de 15 dias entre uma e outra -, enquanto os naturais podem ficar com apenas uma, como indica a tabela. 

Em que máscara apostar?

Formulado especialmente para cabelos naturalmente lisos, o creme de tratamento Elseve Quera-Liso Leve e Sedoso é uma das melhores opções para a etapa da reconstrução. Além de recarregar a fibra capilar com queratina, ele promove uma barreira de proteção contra os danos externos e ainda conta com um ativo-termoprotetor para evitar que as madeixas sejam danificadas na finalização com secador e chapinha. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais