Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para cabelos em transição: saiba para que serve cada etapa e quais máscaras de tratamento usar

  • Apostar na hidratação e nutrição ajuda a alinhar o visual e tirar o frizz das madeixas em transição capilar (Foto: Instagram @luhhsetty)
  • Saiba como fazer o cronograma capilar certo para os cabelos em transição e aprenda mais sobre cada etapa (Foto: Instagram @tiffanylaibhen)
  •  A fase da reconstrução é ideal para os cabelos cacheados, ondulados e crespos justamente porque repõe a massa capilar e elimina os sinais dos danos (Foto: Instagram @emblu)
Tela cheia
Previous Next
Apostar na hidratação e nutrição ajuda a alinhar o visual e tirar o frizz das madeixas em transição capilar (Foto: Instagram @luhhsetty)
  • Apostar na hidratação e nutrição ajuda a alinhar o visual e tirar o frizz das madeixas em transição capilar (Foto: Instagram @luhhsetty)
  • Saiba como fazer o cronograma capilar certo para os cabelos em transição e aprenda mais sobre cada etapa (Foto: Instagram @tiffanylaibhen)
  •  A fase da reconstrução é ideal para os cabelos cacheados, ondulados e crespos justamente porque repõe a massa capilar e elimina os sinais dos danos (Foto: Instagram @emblu)

cronograma capilar para quem está em transição nada mais é do que uma maneira de oferecer os cuidados necessários para os cabelos metade naturais e metade com química durante a fase mais tensa de duas texturas nos fios.

E sabe por que combinar hidratações, nutrições e reconstruções do jeito certo na rotina? Para alinhar o visual e deixar os fios novos ainda mais fortes: desse jeito, quando todo o alisamento tiver ido embora, os cabelos cacheados, ondulados ou crespos estarão supersaudáveis e poderosos! 

Continue lendo a matéria para saber como fazer todos os tratamentos durante a transição capilar e anote as nossas dicas de produtos:

Hidratação com ativos detox, vitaminas e óleos ajudam a reduzir frizz e ressecamento nos cabelos

Os cabelos com cachos são naturalmente mais secos por causa do formato espiralado e perdem água com bastante facilidade por causa da poluição e do contato com sol, mas a boa notícia é que a etapa de hidratação - uma das mais importantes do cronograma - pode reverter esse problema!

Para que serve? hidratar o cabelo é garantir que os fios fiquem maleáveis, sedosos e bem menos frizados, especialmente na parte natural da mecha em transição. Além disso, a hidratação "abre caminho" para as substâncias da nutrição e da reconstrução serem absorvidas mais facilmente.

O que procurar na máscara de hidratação: a dica de ouro é procurar por produtos que contenham extratos vegetais, vitaminas e componentes detox. Esses ingredientes são altamente hidratantes, capazes de reequilibrar o nível de água durante a transição capilar.

Nossa dica de produto: uma boa pedida é investir no creme de tratamento da linha SPA Elseve Hydra-Detox, de L'Oreal Paris. Ele tem fórmula leve e traz o equilíbrio perfeito do comprimento até as pontinhas sem pesar nos cabelos!

Nutrição ajuda a repor a oleosidade na medida certa com mais brilho e suavidade

Uma publicação compartilhada por NOOR (@nnoorxo) em

É bem normal que as duas texturas do cabelo incomodem e deem um pouquinho mais de trabalho no dia a dia, certo? O segredo para aliviar essa parte do processo é apostar na nutrição dos fios novos!

Para que serve? para repor os lipídeos que faltam aos fios novos da raiz, devolver a oleosidade na medida certa e estimular o crescimento dos cabelos. Ao mesmo tempo, a nutrição também trata a parte alisada das pontinhas, deixando as mechas mais uniformes e macias.

O que procurar na máscara de nutrição: os óleos como o de coco e de flores preciosas são perfeitos para uma nutrição profunda, dando mais definição, hidratação e brilho aos cabelos ressecados e em transição. 

Nossa dica de produto: a máscara da linha Óleo Extraordinário Cachos com óleo de coco é perfeita para fazer uma nutrição intensa, deixando os cachos soltos, brilhosos e mais definidos. O Óleo Extraordinário, da mesma linha, ajuda na hora da umectação. 

Reconstrução repõe a massa capilar e deixa os fios fortes com a ajuda das ceramidas 

O processo da transição requer muita força dos fios novos que precisam crescer saudáveis e empurrar a parte alisada da mecha para fora. É aí que a reconstrução capilar entra no cronograma: para dar uma ajuda extra aos cabelos.

Para que serve? A reconstrução faz a reposição da massa capilar para que os cabelos fiquem mais resistentes e definidos, principalmente a parte com química, que fica mais fina ao longo do tempo. Essa etapa também impede que a área da mecha onde termina o fio novo e começa a parte alisada se quebre.

O que procurar na máscara de reconstrução? Além da queratina, as ceramidas e a arginina são componentes que devem estar nos cremes de tratamento reparadores, justamente para renovar a estrutura do cabelo, cicatrizar e proteger os fios para a nova fase natural.

Nossa dica de produto: o creme de tratamento da linha Reparação Total 5+ é certeiro para reconstituir e eliminar os sinais de danos nos cabelos. Ele reforça a região danificada e, de quebra, fortalece a parte nova das madeixas.

Como combinar hidratação, nutrição e reconstrução no cronograma capilar da transição:

Depois de entender o que cada etapa faz pelos fios, é hora de combinar os três tratamentos mensalmente com cuidados divididos em três dias. A melhor organização para os cabelos em transição seria:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais