Beleza Extraordinária

Creme para o rosto com retinol pode ser usado durante o dia? Descubra!

  • Saiba se o uso do seu hidratante enriquecido com retinol pode prejudicar a saúde de sua pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Saiba se o uso do seu hidratante enriquecido com retinol pode prejudicar a saúde de sua pele (Foto: Shutterstock)

No combate aos sinais da idade, poucos ativos cosméticos são tão eficientes quanto o retinol, derivado da vitamina A. O ingrediente deixa o tratamento antienvelhecimento muito mais eficaz, atenuando rugas e linhas de expressão, apagando manchas e ainda contribuindo para a produção de elastina e colágeno. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre qual a melhor forma de usar o creme para o rosto enriquecido com retinol. Ele pode ser usado durante o dia? Descubra!

Retinol pode ser usado durante o dia e não compromete a saúde da pele

Um conceito que gira em torno do uso do retinol para melhorar a aparência do rosto envelhecido é que ele não pode ser usado durante o dia, porque o ativo aumenta o risco de queimaduras solares. No entanto, isto não passa de um mito, mas a verdade por detrás do mesmo está na preservação do produto. Quando armazenado em contato com a luz do sol, os as ligações de retinóides podem quebrar, mas isto nada tem a ver com a forma como o agente atua quando aplicado na pele. Combinado com vitaminas como a C e E e ativos fotoprotetores, o ingrediente fica plenamente estável na pele. Por isso, é perfeitamente seguro usar o retinol durante o dia, e hoje existem várias fórmulas específicas para uso diurno, que já são enriquecidas com FPS. 

No entanto, a proteção solar elevada é indispensável, independente do fator de FPS do seu hidratante. Como o retinol age removendo a camada de células mortas que fica na superfície da derme, deixando-a mais exposta, é essencial usar um protetor de fator 30 ou superior por cima do creme para o rosto.

Ingrediente deve ser inserido na rotina desde os primeiros sinais da idade

Assim que se notam os primeiros sinais do envelhecimento na pele, geralmente o aprofundamento de linhas de expressão, manchas escuras e ainda a textura irregular, vale começar a integrar o retinol na sua rotina de beleza, com a ajuda de hidratantes que contenham o ativo na sua formulação. Depois da limpeza da pele, aplique o creme uniformemente no rosto e pescoço, seguido do protetor solar. Para ver resultados, é essencial se comprometer com a rotina, sendo consistente na aplicação, e vale também apostar na esfoliação em dias alternados para remover a camada de células mortas que vai sendo renovada. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!