Beleza Extraordinária

Creme para o rosto: 6 motivos para incluir o produto na rotina de cuidados com a pele

  •   Hidratante, antirrugas, clareador e mais: descubra 6 motivos para usar o creme para o rosto (Foto: Instagram @shanigrimmond)
Tela cheia
Previous Next
Hidratante, antirrugas, clareador e mais: descubra 6 motivos para usar o creme para o rosto (Foto: Instagram @shanigrimmond)

Você sabia que o creme para o rosto deve ser usado em todos os tipos de pele e em todas as fases da vida? Ele é super importante para hidratar e deixar a pele macia, mas também pode rejuvenescer a cútis ao agir como um poderoso creme firmador para o rosto no tratamento anti-idade ou como clareador de manchas.

Se o seu ritual de beleza já conta com sabonete, água micelar, tônico facial, demaquilante e protetor solar, por que não incluir o creme de rosto

Na matéria, o Beleza Extraordinária te conta 6 motivos para incluir o creme no seu skincare!

1. O creme para o rosto é eficaz em pele oleosa

Creme hidratante para o rosto e pele oleosa combinam! Um erro comum de quem tem esse tipo de pele - que é a maioria no Brasil! - é achar que o produto vai aumentar a oleosidade, mas o óleo excessivo não tem a ver com hidratação. Por isso, pode incluir o item sem medo na sua rotina!

Hidratação tem a ver com a água necessária para deixar a pele saudável e é isso que o creme faz. Além disso, o hidratante evita o efeito rebote, que é quando o organismo aumenta a produção de sebo justamente pela falta de oleosidade natural e necessária removida com as lavagens. Então, fique tranquila: o creme para rosto pode, sim, fazer parte do seu skincare!

A dica para escolher os melhores cremes para o rosto de quem tem pele oleosa é apostar nas fórmulas oil-free, que tenham textura em gel ou gel-creme, e que contem com efeito matte e toque seco. Essas fórmulas são rapidamente absorvidas pela pele e você nem sente o produto no rosto! 

2. Creme para rosto com ácido hialurônico preenche rugas e linhas de expressão

Se você quer diminuir a flacidez, eliminar as marcas de expressão e preencher as olheiras, pode incluir os cremes para o rosto com ácido hialurônico na rotina. O ativo virou popular entre as mulheres porque hidrata de forma intensa, fazendo a retenção de água na pele, e melhora o aspecto do rosto em pouco tempo, além de ser um preventivo contra rugas futuras.

O ácido hialurônico ocupa os espaços criados entre as células na pele, seja na testa, ao redor da boca ou na área dos olhos, deixando a pele lisinha e preenchida novamente. O ativo é muito recomendado para as olheiras profundas por conta dessa ação preenchedora.

A vantagem é que o ácido hialurônico pode ser usado em qualquer tipo de pele e idade, e tem boa adaptação por ser um ativo que é naturalmente produzido pelo organismo, mas que diminui sua produção natural ao longo do tempo. 

 

3. Você pode clarear manchas com creme para o rosto

Se o seu objetivo é clarear manchinhas na pele, sejam de espinhas, de sol ou por descontrole hormonal, o creme para o rosto pode ajudar. Ele age inibindo a formação da melanina dentro da célula ou prevenindo a transferência do pigmento formado para a pele. Além disso, ele também é um ótimo complemento se você já faz algum procedimento dermatológico clareador, como o peeling. 

Os cremes clareadores costumam conter os ácidos retinóico, kójico e glicólico. Outro ingrediente clareador é a niacinamida: derivada da vitamina B3, que é naturalmente produzida no organismo, a substância é responsável por clarear e limpar as manchas escuras do rosto ao regular a produção de melanina. O ativo também tem a vantagem de impedir que novas manchinhas apareçam na pele.

Ao usar creme clareador, lembre-se sempre de usar um protetor solar em seguida e fazer acompanhamento dermatológico.

4. Creme para o rosto pode cuidar das olheiras de forma profunda

Se você quer focar no preenchimento das olheiras ou na tonificação das pálpebras, saiba que o melhor creme para o rosto são os específicos para a área dos olhos. Como ela costuma ter a pele mais sensível e fina, os cremes faciais para o rosto não devem ser aplicados ali. 

Geralmente, os produtos para a região dos olhos têm a fórmula mais leve para não causar sensibilidade, ao mesmo tempo em que têm ativos como o ácido hialurônico ou retinol em sua forma pura e mais concentrada. Assim, eles promovem uma hidratação muito mais intensa e por mais tempo. 

O creme para olhos com ácido hialurônico, por exemplo, preenche os sulcos abaixo dos olhos e nas laterais, eliminando os temidos pés de galinha. A vantagem é que os resultados aparecem em pouco tempo, principalmente se você massagear a área com a ponta dos dedos ao aplicar. 

 

5. Creme facial ajuda na cicatrização de espinhas

Outro motivo para incluir o creme facial na rotina de skincare é que ele é aliado de quem tem espinhas. O creme bom para o rosto, nesse caso, é o que conta com ativos como ácido salicílico (também pode ser encontrado como LHA) ou retinol (que pode ser encontrado como Pró-retinol). Eles ajudam na cicatrização da acne e no combate à oleosidade da pele. 

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido que possui propriedades anti inflamatórias e previne a contaminação de fungos e bactérias na pele. Ele promove a renovação celular estimulando uma descamação superficial que afina a camada mais espessa.

Já o ácido retinóico tem ação esfoliante e, por isso, alto poder de regeneração celular, o que ajuda na cicatrização das acnes. Além disso, ele também impulsiona a produção do colágeno, que é a proteína que deixa a pele mais firme e tonificada. 

6. Creme para o rosto é fácil de aplicar e não demanda tempo na rotina

Cremes bons para o rosto são aqueles que não demandam tempo na rotina e garantem resultados rápidos por conta da qualidade. Por isso, procure por marcas que são expert no mercado, pois desenvolvem fórmulas de acordo com as necessidades de cada pele. Eles são versáteis e você pode escolher aplicá-los de acordo com a sua rotina: pela manhã, à noite ou nos dois momentos. 

Os cremes diurnos costumam ter textura bem leves para facilitar a absorção e não deixar a pele gordurosa quando você aplicar o protetor solar em seguida. Já o creme noturno é ainda mais potente por fazer a renovação celular durante o sono, e mais prático por não precisar de proteção solar: basta aplicar na pele limpa e deixar o produto agir durante a noite.

Redação: Beatriz Doblas 

ver mais : Dicas de beleza - Pele
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação