Beleza Extraordinária

Creme de pentear sem resíduo: garanta cabelos cacheados e crespos controlados sem precisar deixar as madeixas pesadas

  • Exagerar na quantidade de creme de pentear pode deixar os cabelos pesados e sem movimento
Tela cheia
Previous Next
Exagerar na quantidade de creme de pentear pode deixar os cabelos pesados e sem movimento

Muitas mulheres com cabelos cacheados e crespos já entenderam a importância de manter o creme de pentear sempre na rotina de beleza, porém nem todas sabem a melhor forma de usá-lo para conquistar os cachos desejados. "Se aplicar o produto de forma errada, certamente o cabelo vai ficar com aspecto pesado e sujo", afirmou a haistylist Márcia Ozório, do salão homônimo. Sejam cabelos ondulados, cacheados ou crespos, é importante seguir algumas regrinhas na hora de aplicar o produto, evitando que as madeixas fiquem pesadas e sem movimento após o passo a passo. 

Escolher o creme de pentear ideal para cada tipo de cabelo é essencial

Das donas de cabelos ondulados até as que exibem fios crespos, o creme de pentear é item essencial na finalização das madeixas. Porém, é importante escolher o produto que melhor se encaixe em cada tipo de fio, para não correr o risco de deixar o cabelo pesado. Para as mulheres com madeixas onduladas ou com cachos mais abertos, o ideal é optar por fórmulas mais leves, apenas para controlar o frizz e o volume.  

Já as mulheres que ostentam fios encaracolados devem procurar um creme sem enxágue para definir os cachos, com consistência mais pesasa, além de conter substâncias como elastina e vitaminas. Os fios crespos ou afro, no entanto, vão precisar de cremes com substâncias hidratantes, que evitar qualquer aspecto ressecado para os fios. 

Exagerar na quantidade de produto deixa os fios pesados

Apesar do creme de pentear ser indispensável para os cabelos cacheados e crespos, exagerar na quantidade pode gerar o efeito contrário ao desejado. Em excesso, o produto pode deixar os fios pesados, com aspecto molhado e até mesmo oleosos. "O ideal é colocar pouca quantidade e por etapas. Quando acabar de secar, sugiro coloque um pouco de reparador de pontas pra soltar", ensinou a especialista Márcia Ozorio, proprietária do salão que leva seu nome. 

A quantidade ideal vai variar de acordo com a quantidade e tamanho dos fios, mas cabelos médios, no geral, devem apostar em uma medida equivalente ao tamanho de uma moeda de dez centavos e ir adicionando o produto conforme os fios forem reagindo. 

Fitagem garante cabelos mais soltinhos

A forma como o creme de pentear será depositado nos fios também pode fazer toda a diferença. A fitagem é a melhor maneira de modelar os cachos. A técnica consiste em aplicar o creme de pentear em pequenas quantidades em mechas finas do cabelo. "O ideal é dividir os cabelos em quadrantes atrás e na frente em três partes para então passar o creme mecha por mecha", explicou a cabeleireira Márcia Ozorio. O indicado é separar as mechas entre os dedos, o que vai manter os cachos soltinhos e com movimento. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema