Beleza Extraordinária

Creme de pentear para cabelos cacheados: veja como aplicar a quantidade correta de produto + evitar o efeito esbranquiçado e pesado nos fios

  • Confira dicas para aplicar creme de pentear e evitar o aspecto pesado nos fios! (Foto: Instagram @tylauren)
  • Além de escolher o creme de pentear ideal para o seu tipo de textura, também é importante pensar no efeito que você deseja antes da aplicação (Foto: Instagram @kienyabooker)
  • Quebrar a película deixada pelo creme de pentear é a dica para fios mais volumosos (Foto: Instagram @mzbiancarenee)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas para aplicar creme de pentear e evitar o aspecto pesado nos fios! (Foto: Instagram @tylauren)
  • Confira dicas para aplicar creme de pentear e evitar o aspecto pesado nos fios! (Foto: Instagram @tylauren)
  • Além de escolher o creme de pentear ideal para o seu tipo de textura, também é importante pensar no efeito que você deseja antes da aplicação (Foto: Instagram @kienyabooker)
  • Quebrar a película deixada pelo creme de pentear é a dica para fios mais volumosos (Foto: Instagram @mzbiancarenee)

O creme de pentear é um produto indispensável na finalização dos cabelos cacheados e crespos. Mas, para que ele entregue um efeito bonito nos fios em vez de os deixar artificiais, é muito importante seguir algumas dicas na hora de usá-lo! Da quantidade ao modo de aplicação, o truque é sempre considerar o tipo de textura e o look desejado para que ele não acabe com um resultado diferente do que se esperava - além de também não esquecer de retirar seu excesso para que as madeixas não fiquem pesadas e esbranquiçadas. Você ainda fica com dúvidas na hora de pentear os cabelos com o produto? Confira a matéria! 

Tipo de cabelo deve ser levado em conta para escolher o creme de pentear

Para evitar o aspecto pesado nos cabelos, o cuidado já deve começar na escolha do creme de pentear! Como cada tipo de textura tem uma necessidade diferente, é importante que você considere a sua para apostar na versão do produto que mais entregue benefícios para ela e que não acabe pesando nos fios. 

Cabelos do tipo 3A - que têm cachos mais abertos e raiz lisa - precisam de um leave-in mais leve e sem muitos óleos na composição, enquanto os do grupo 3B e 3C podem ser mais hidratantes e consistentes. A família dos crespos 4A, 4B e 4C, por sua vez, pede cremes de pentear mais nutritivos para que o cabelo fique brilhoso e definido por mais tempo. 

Volume ou definição? Focar em um dos dois também é truque para acertar a finalização

Depois de escolher o creme mais indicado para a sua textura, o truque é pensar no efeito que você deseja antes de começar a aplicação. Se preferir um visual mais volumoso e despojado, o ideal é aplicar uma menor quantidade de maneira mais despreocupada para que os fios fiquem com o aspecto mais natural possível. Agora, se a ideia é deixar as madeixas bem definidas e intactas por vários day after, o truque é escolher uma finalização mais detalhada - como a fitagem, por exemplo -  e usar mais produto em cada mecha. 

Mas, atenção: em ambos os casos, o segredo para que o cabelo não acabe pesado é sempre errar a quantidade para menos! Como não há uma quantidade pré-definida e exata, comece aplicando pouco produto e vá acrescentando mais gradativamente, apenas nas partes que sentir necessidade. Se os fios já estiverem secos quando perceber que deveria ter usado mais creme de pentear, a dica é misturar o leave in com água na palma da mão para remodelar as mechas. 

Tire o excesso de umidade antes e depois de aplicar o creme para evitar o aspecto esbranquiçado 

Quando se fala em creme de pentear, uma queixa comum é sobre o aspecto branco que ele deixa nos fios. Mas, seguindo algumas dicas, dá para resolver o problema sem correr o risco de sair com esse degradável efeito esbranquiçado pelas ruas! 

A primeira delas é tirar o excesso de umidade do cabelo antes de começar a aplicação - já que, nas madeixas apenas úmidas, a absorção do creme de pentear é mais rápida! Já a segunda é usar uma camisa velha de algodão ou papel toalha para apertar as pontas depois da finalização; dessa forma, além de tirar mais um pouco da água, você ainda consegue remover algum eventual branquinho que tenha ficado nos fios. 

Quebrar a película do creme com os fios já secos evita o aspecto pesado 

Aplicou o creme de pentear e o cabelo ficou enrijecido? É só tirar a película de proteção deixada pelo produto para que os fios fiquem leves e com movimento novamente.

Para fazer isso, é bem simples: quando as madeixas estiverem completamente secas, aplique um pouco de óleo nas mãos e amasse bem as pontas de baixo para cima. Fazendo isso, você vai quebrar o durinho do creme de pentear sem correr o risco de comprometer a definição ou deixar as pontas com frizz.

Se desejar mais volume, é só puxar bem fios da raiz - com os próprios dedos ou com a ajuda de um pente garfo - e jogar o cabelo de um lado para o outro. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação