Beleza Extraordinária

Creme de pentear para cabelos cacheados: saiba como escolher o produto mais indicado para os seus cachos, do 3A ao 4C

  • Os cabelos do tipo 3B já começam a pedir cremes mais consistentes para que fiquem definidos e sedosos (Foto: Instagram @tiffanyariela)
  • Os cachos bem largos, do tipo 3A, pedem cremes mais leves na hora da finalização
  • Cremes consistentes e fitagem garantem um bom day after para os cachos do tipo 3(Foto: Instagram @chelliscurls)
  • Os cachos do tipo 4A são bem parecidos com os do tipo 3C, mas perdem a definição com mais facilidade
  • O método LOC - que combina líquido, óleo e creme de pentear - é perfeito para finalizar os cachos 4B (Foto: Instagram @brigiteeeee)
  • Finalizadores ricos em óleos são indispensáveis nos crespos do tipo 4C (Foto: Instagram @amy_naomi)
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos do tipo 3B já começam a pedir cremes mais consistentes para que fiquem definidos e sedosos (Foto: Instagram @tiffanyariela)
  • Os cabelos do tipo 3B já começam a pedir cremes mais consistentes para que fiquem definidos e sedosos (Foto: Instagram @tiffanyariela)
  • Os cachos bem largos, do tipo 3A, pedem cremes mais leves na hora da finalização
  • Cremes consistentes e fitagem garantem um bom day after para os cachos do tipo 3(Foto: Instagram @chelliscurls)
  • Os cachos do tipo 4A são bem parecidos com os do tipo 3C, mas perdem a definição com mais facilidade
  • O método LOC - que combina líquido, óleo e creme de pentear - é perfeito para finalizar os cachos 4B (Foto: Instagram @brigiteeeee)
  • Finalizadores ricos em óleos são indispensáveis nos crespos do tipo 4C (Foto: Instagram @amy_naomi)

O creme de pentear é um produto que faz a diferença na finalização de qualquer tipo de cabelo. Só que, para os cacheados e crespos, ele é ainda mais indispensável por aumentar a definição e ajudar a garantir um bom day after. Mas, para conseguir o resultado que se espera do finalizador, não basta escolher qualquer creme para cachos e aplicar nos fios: é importante usar as versões mais indicadas para sua textura para que o efeito não acabe sendo negativo. Você sabe como escolher a melhor opção? Confira as dicas!

Tipo de cacho deve ser observado para escolher o melhor creme de pentear

Para encontrar o creme de pentear perfeito, não é suficiente escolher qualquer produto que seja elaborado para os fios cacheados e crespos sem considerar o seu tipo de cacho. Das ondas bem abertas ao formato espiralado bem apertadinho, cada textura precisa de componentes diferentes para que fique ainda mais bonita na hora da finalização. 

Por isso, antes de comprar o creme finalizador, a dica mais importante é identificar qual é o modelo do cacho na tabela criada para dividir os diferentes tipos de cabelo - que, a partir dos cacheados, pode ir do 3A ao 4C. 

Cabelos do tipo 3: Cacheados

Os cabelos que fazem parte do grupo conhecido como "tipo 3" são caracterizados por cachos soltos e bem definidos. Mas, como indica a nomenclatura de A à C, cada subgrupo tem uma particularidade que os diferencia dos demais. Veja a melhor opção de creme para cada um: 

- Tipo 3A:

Esse tipo é formado pelos cabelos que formam cachos largos, soltos e com o formato espiralado. Bem próximos ao ondulado, eles também apresentam a raiz mais lisa, com ondulações bem marcadas e volumosas começando apenas nas pontas. 

Que tipo de creme usar? Por causa da textura mais fina, prefira cremes de pentear bem fluidos e sem muitos óleos na composição - já que, do contrário, o cabelo pode acabar com aspecto pesado e sem nenhum volume. Se desejar mais definição e o creme levinho não der conta, uma boa dica para conseguir esse resultado é misturar o finalizador com um pouquinho de gel. 

- Tipo 3B:

Enquanto o tipo 3A costuma ter a raiz lisa, nesse grupo, o formato espiralado costuma aparecer por todo o cabelo e ainda mais definido. Os cachos são menores e mais volumosos, a quantidade de frizz é maior e a oleosidade natural do couro cabeludo já apresenta dificuldade para chegar às pontas. 

Que tipo de creme usar? Para esse tipo de cacho, os cremes podem ser um pouco mais consistentes e apresentarem uma fórmula rica em componentes hidratantes - como a glicerina, por exemplo. Além disso, para evitar os fios arrepiadinhos, também vale combinar o creme de pentear com um finalizador anti-frizz. 

 - Tipo 3C:

Os cacheados desse grupo são muito confundidos com os crespos - já que a textura deles e dos que fazem parte do grupo 4A é praticamente a mesma, com cachos menores e bem definidos desde a raiz. Em comparação aos dois subgrupos anteriores, também se diferencia por apresentar mais volume e maior ressecamento nas pontas.

Que tipo de creme usar? Cremes de pentear bem consistentes e hidratantes, que ajudem a manter a definição dos fios por dias sem prejudicar o volume. Aliados à fitagem - método de finalização queridinha de várias cacheadas - , esse tipo de produto ajuda a a manter o cabelo intacto até a próxima lavagem!

Cabelos do tipo 4: Crespos

Uma publicação compartilhada por (@heyqray) em

As texturas que fazem parte dessa categoria são as mais afetadas pelo fator encolhimento por apresentarem cachos bem pequenos, que crescem paralelamente à raiz. Por ficarem ressecados com mais facilidade, os três tipos pedem cremes nutritivos para a finalização. Veja as melhores opções para cada um:

- Tipo 4A:

Como já foi falado, esse grupo exibe cachos muito parecidos com os do tipo 3C - só que ainda mais enroladinhos desde a raiz e com bastante volume. Mas, mesmo com várias semelhanças, a principal diferença deles para os anteriores é o fato de perderem a definição com mais facilidade. 

Que tipo de creme usar? Assim como nos cacheados do tipo 3A, cremes consistentes que ajudem a hidratar e aumentar a definição são ótimas opções, mas vale completar a finalização aplicando um pouco de óleo nas pontas ou usando produtos de pentear que já tenham componentes nutritivos em sua fórmula. 

- Tipo 4B:

Esse grupo forma cachos bem diferentes dos outros tipos, seguindo um formato de "Z" ao invés do desenho espiralado. Além do fator de encolhimento ainda mais alto, também são mais ressecados que os anteriores e com um volume ainda mais poderoso.

Que tipo de creme usar? Cremes consistentes e ricos em óleos são os mais indicados por garantirem definição e mais brilho aos fios. Mas, além disso, também vale turbinar a finalização fazendo a misturinha com gel ou recorrendo ao método LOC - que combina líquido, óleo e creme para pentear as madeixas.

- Tipo 4C: 

Esse tipo é bem parecido com o 4B, mas tem diferenças bem específicas. Além de ser mais fino, apresenta um fator encolhimento que pode chegar até 75% do tamanho original e textura em formato de "Z", que só forma cachos com a ajuda da texturização.

Que tipo de creme usar? Cremes consistentes e misturinhas - como a do gel e do método LOC - são sempre bem-vindas, mas apostar em finalizadores ricos em óleos é o maior cuidado para garantir brilho e aspecto sedoso. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais