Beleza Extraordinária

Creme de pentear em cabelo 3A, 3B e 3C: dicas de como usar o produto e finalizar cada tipo de cacho, do mais aberto ao fechado

  • Confira dicas para usar o creme de pentear nos cabelos 3C, 3B e 3A! (Foto: Instagram @joyjah)
  • Dividir o cabelo em mechas é a melhor opção para garantir a ação do creme de pentear no cabelo 3C ao 3A (Foto: Instagram @lipstickncurls)
  • Sabia que existe diferença nno creme para pentear para cabelo 3C, 3B e 3A? (Foto: Instagram @curlyhairedmua__)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas para usar o creme de pentear nos cabelos 3C, 3B e 3A! (Foto: Instagram @joyjah)
  • Confira dicas para usar o creme de pentear nos cabelos 3C, 3B e 3A! (Foto: Instagram @joyjah)
  • Dividir o cabelo em mechas é a melhor opção para garantir a ação do creme de pentear no cabelo 3C ao 3A (Foto: Instagram @lipstickncurls)
  • Sabia que existe diferença nno creme para pentear para cabelo 3C, 3B e 3A? (Foto: Instagram @curlyhairedmua__)

O creme de pentear é o produto queridinho das cacheadas e crespas, já que é ele quem ajuda a garantir um bom day after e deixar os cachos com o efeito desejado. No entanto, para que ele realmente funcione nos fios e não entregue um efeito pesado e sem vida, é importante seguir algumas dicas para fazer a aplicação do jeito certo. Para quem tem cabelo 3C, 3B ou 3A - grupo que exibe as ondulações em espirais bem definidas -, o produto ideal é aquele que garante o aspecto hidratado e mantém a definição por dias sem prejudicar o volume. Quer saber como escolher o creme para pentear ideal e fazer a aplicação correta? Confira!

O creme de pentear deve ser aplicado mecha a mecha no cabelo 3C, 3B ou 3A para garantir a definição

Os cabelos do tipo 3 apresentam cachos bem definidos, mas também sofrem com o excesso de frizz e já começam a lidar com um ressecamento mais significativo - já que a oleosidade da raiz tem dificuldade de chegar até às pontas por conta do formato espiralado. Por isso, para acertar na hora da finalização do cabelo 3C ao 3A, a dica é dividir os fios em seções para garantir que todas as mechas recebam o produto e fiquem impecáveis por mais dias antes da lavagem.

Para definir quantas seções serão necessárias, basta considerar a quantidade do seu cabelo. Mas, no geral, a regra prática é dividir em quatro partes: duas laterais, uma no topo e outra na nuca - começando sempre de baixo para cima e espalhando o creme com as pontas dos dedos.

Se quiser garantir um bom day after e uma definição impecável, além da aplicação mecha à mecha, também vale apostar na fitagem - técnica queridinha de várias cacheadas e crespas, que consiste em modelar os cachos de maneira mais detalhada, separando os fios como se fossem fitas.

ERRAR A QUANTIDADE PARA MENOS É O SEGREDO PARA NÃO DEIXAR O CABELO PESADO

Quando o creme é aplicado em uma quantidade além da necessária, o cabelo acaba ficando pesado e sem movimento - além de demorar muito mais a secar e ficar com muitos resíduos de produto. Por isso, para fugir desse efeito desagradável, o truque é errar sempre para menos ao invés de pecar pelo excesso. 

Se, durante a própria finalização, você perceber que o cabelo precisa de mais creme para ficar bem hidratado e definido, basta aplicar mais um pouco de produto nas áreas prejudicadas. Mas, se só perceber esse detalhe quando os fios já estiverem quase secos, é só fazer uma mistura de água e creme nas mãos e reaplicar nas mechas que não ficaram muito modeladas. 

3A, 3B OU 3C? APOSTAR NO CREME IDEAL PARA CADA TIPO DE CACHO GARANTE UM BOM RESULTADO

De nada adianta seguir todas essas dicas se você não usar o creme certo - ou seja, acabar aplicando um produto que não seja adequado para o seu tipo de cacho, deixando os fios pesados ou com menos hidradação do que é necessário. 

O tipo 3 é dividido em três subgrupos do A ao C e, para cada um deles, há uma versão ideal de creme de pentear. Confira quais são para não errar mais na hora das compras: 

Cabelo 3A: Por ter a raiz mais lisa e cacho bem mais largos, esse tipo pede cremes de textura bem fluida e sem muitos óleos na composição para que o cabelo não pese ou perca o volume. Se surgir a necessidade de um produto mais consistente para garantir day after, uma boa opção é fazer uma misturinha de creme e gel. 

Cabelo 3B: Os cachos desse subgrupo já começam a aparecer próximos à raiz e são super definidos. Mas, como apresentam mais frizz e ressecamento, precisam de cremes bem hidratantes e um pouco mais consistentes para que fiquem sedosos e definidos por mais tempo.

Cabelo 3C: Bem próximos do grupo dos crespos, o cabelo 3C tem cachos menores e bem definidos desde a raiz. Ele é do tipo que não apresenta dificuldade para entregar um volume poderoso, mas precisa de um reforço na hidratação por ser mais ressecado que os outros subgrupos. Por isso, na hora de comprar o creme de pentear, prefira os bem consistentes, hidratantes e, de preferência, com óleos na composição.

Publicada em: 10/05/2017
Atualizada em: 16/06/2020

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação