Beleza Extraordinária

Creme de hidratação pode ser usado como creme de pentear? Descubra!

  • Usar a máscara de hidratação no lugar do creme de pentear pode prejudicar os fios? Confira! (Foto: Instagram @brixbbyy)
  • O creme de pentear não foi formulado para garantir efeito sem enxague nos cabelos (Foto: Shutterstock)
  • A máscara de hidratação deve ser enxaguada por completo para que o cabelo não fique pesado e oleoso (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Usar a máscara de hidratação no lugar do creme de pentear pode prejudicar os fios? Confira! (Foto: Instagram @brixbbyy)
  • Usar a máscara de hidratação no lugar do creme de pentear pode prejudicar os fios? Confira! (Foto: Instagram @brixbbyy)
  • O creme de pentear não foi formulado para garantir efeito sem enxague nos cabelos (Foto: Shutterstock)
  • A máscara de hidratação deve ser enxaguada por completo para que o cabelo não fique pesado e oleoso (Foto: Shutterstock)

Imagine a seguinte cena: você lavou o cabelo e, na hora de finalizar, percebeu que o creme de pentear acabou e não tem nenhum lugar por perto para comprar. Quando isso acontece, usar a máscara de hidratação favorita parece ser uma boa opção para modelar as madeixas; mas será que esse hábito pode acabar prejudicando os fios? Confira a matéria para descobrir! 

Máscaras de tratamento tem componentes que devem ser enxaguados por completo

Como as máscaras de hidratação deixam o cabelo macio e ainda ajudam a modelar, usá-las na finalização quando o creme de pentear está em falta não parece uma opção muito errada. No entanto, a fórmula e o efeito diferente dos dois produtos indicam que esse hábito não é recomendado. 

Embora essa prática não mostre sinais negativos de imediato, o cabelo pode apresentar alguns problemas se o uso da máscara para esse objetivo se tornar frequente. O motivo é bem simples: no geral, os cremes de tratamento contam com componentes que agem nos fios durante um determinado tempo indicado pelo fabricante. Por conta disso, não enxaguá-los pode acabar causando um efeito contrário nas madeixas - como aumento da oleosidade no couro cabeludo, aspecto pesado, toque áspero e até quebra. 

Creme de pentear foi formulado para não ser enxaguado

Além do risco de prejudicar os fios, usar a máscara na finalização também não é a melhor opção por não entregar o mesmo efeito prolongado de um creme de pentear. Enquanto os cremes de tratamento agem no cabelo por um tempo específico, os finalizadores foram formulados especificamente para não serem enxaguados.

Ao usar o creme de pentear depois da lavagem, além de desembaraçar e modelar as madeixas com mais facilidade, você também garante o aspecto hidratado por mais tempo, aumenta o brilho e deixa os fios protegidos contra as agressões externas do dia a dia - já que o produto cria uma película protetora ao redor de cada fibra. Sendo assim, por ter outra finalidade e outros componentes, a máscara de tratamento também não é recomendada por não entregar todos esses resultados na finalização. 

Erre sempre para menos na hora de usar o creme de pentear 

Agora que você já sabe que não é recomendado substituir o creme de pentear pela máscara de hidratação, fica a dica para a hora de usar o produto: tenha sempre o cuidado de errar para menos! Exagerar na quantidade de finalizador não deixa nenhum efeito negativo na fibra capilar, mas os fios tendem a ficar pesados e com resíduos até a próxima lavagem. 

Por isso, na hora da finalização, o truque para não errar é começar aplicando apenas um pouco de creme de pentear e ir aumentando a quantidade aos poucos - de acordo com a necessidade e o efeito que você deseja nos fios. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
It-ingredientes de beleza

Veja quais ativos são os queridinhos