Beleza Extraordinária

Cravos no nariz: saiba como tirar e entenda por que eles tendem a aparecer mais nessa região

  • Já sabe o que são os cravos? Entenda como eles se formam e por que se concentram na região do nariz (Foto: Shutterstock)
  • Saiba como se livrar dos cravos no nariz com as técnicas mais indicadas (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Já sabe o que são os cravos? Entenda como eles se formam e por que se concentram na região do nariz (Foto: Shutterstock)
  • Já sabe o que são os cravos? Entenda como eles se formam e por que se concentram na região do nariz (Foto: Shutterstock)
  • Saiba como se livrar dos cravos no nariz com as técnicas mais indicadas (Foto: Shutterstock)

Cravos no nariz podem ser até comuns, mas não por isso são menos incômodos, né? Só que para acabar com os pontinhos escuros nessa região é preciso largar o hábito de "cutucar" a pele e apostar nos cuidados certos.

Quer saber quais são? Continue lendo a matéria para saber como tirar cravos do nariz e, de quebra, descubra por que os pontinhos pretos aparecem com mais frequência nessa parte do rosto.

O que é um cravo? Entenda o que é o pontinho preto na pele

O cravo ou comedão - como também costuma ser chamado - é um pontinho preto e levemente sobressalente. Ele nada mais é do que o acúmulo de sebo no poro, que fica entupido pelas células mortas e oleosidade que não conseguiram ir para fora da pele.

Como nascem os cravos na pele: tudo começa quando por algum motivo as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso. Quanto mais elas trabalham, mais sebo é acumulado no buraquinho da pele - que, ao ficar entupido, forma o cravo.

Tipos de cravo: um cravo pode ser branco ou preto, e as diferenças vão além da cor aparente na pele. O cravo preto é do tipo aberto - e tem essa cor por causa da oxidação do sebo com o ar; já o cravo branco é do tipo fechado e mais resistente.

Por que os cravos aparecem mais no nariz do que em outras áreas?

Se em algum momento você já se perguntou o motivo de ter uma concentração bem maior de cravos (pretos, principalmente) no nariz, a resposta é simples:

Essa região faz parte da zona "T", que é a mais oleosa do rosto justamente por ter uma grande quantidade de glândulas sebáceas concentradas. Não é por acaso que os cravinhos aparecem mais por ali, né? Quanto maior for a produção de sebo, maiores as chances de pontinhos pretos aparecem.

Como se livrar dos cravos no nariz? Veja os métodos mais indicados:

Quando você cutuca o nariz sem preparar a pele da maneira certa, é bem provável que os cravinhos deixem marcas ou cicatrizes no rosto. Quer evitar esse cenário? Então faça a remoção do jeito certo seguindo as opções abaixo:

Extração: feita por um profissional ou caseira - mas sendo em casa, é válido começar abrindo os poros com uma vaporização e, depois, usar um extrator de cravos ou envolver os dedos em lenços de papel e pressionar o poro cuidadosamente;

Limpeza de pele: também pode ser feita por um profissional, mas pode ser mantida no dia a dia com a ajuda de sabonetes específicos para pele oleosa ou água micelar. O ideal é limpar a pele todas as manhãs e noites para prevenir os cravinhos;

Esfoliação: para remover as células mortas e desobstruir os cravos, ela deve ser feita 1 ou 2 vezes na semana com a ajuda de um creme esfoliante leve;

Máscara de argila: vale a pena apostar nas máscaras faciais de argila vermelha e verde - seja usando uma de cada vez ou misturando as duas no multimasking.

Use a argila verde para controlar a oleosidade do rosto e a argila vermelha para limpar profundamente os poros!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais