Beleza Extraordinária

Couro cabeludo dolorido: entenda o que pode causar e saiba o que fazer para evitar

  • Você sabe o que causa dor no couro cabeludo? Entenda!
Tela cheia
Previous Next
Você sabe o que causa dor no couro cabeludo? Entenda!

A dor no couro cabeludo surge quando menos se espera e muitas vezes, as causas podem ser tão simples quanto um penteado muito apertado ou um acessório incômodo. No entanto, quando a sensação dolorida não desaparece, o sintoma pode estar ligado a outro tipo de problemas, que necessitam de tratamentos específicos. Para esclarecer todas as suas dúvidas, a tricologista Viviane Monteiro contou as causas da dor e qual a melhor forma de a atenuar. Confira!

Queda acentuada, oleosidade excessiva e ressecamento são as principais causas do problema

Além dos penteados com uma maior tração, ou seja, muito apertados, como coques e rabos de cavalo altos, as causas de um couro cabeludo dolorido podem estar em problemas capilares bem comuns. Segundo Viviane Monteiro, a queda dos fios é um dos grandes causadores da dor. "Um couro cabeludo sensível é muito comum nas pessoas que apresentam uma queda acentuada de cabelo, uma vez que os fios trazem proteção a esta região delicada da pele. Assim, ao perder muitos cabelos, o couro fica mais exposto e menos protegido". Outro dos motivos designados pela tricologista é a oleosidade excessiva. "O excesso de óleos no couro cabeludo também pode trazer maior sensibilidade, pois ele pode vir acompanhado de uma irritabilidade e inflamação", conta. Quem tem o couro cabeludo ressecado também não está livre do sintoma. "Ao contrário, o ressecamento da região também pode aumentar essa sensibilidade, por causa da descamação que lhe é associada".

Processos químicos e exposição ao sol também podem agravar e causar a dor no couro cabeludo

Quem faz tratamentos químicos como permanentes, alisamentos e colorações com frequência também fica mais propenso à dor no couro cabeludo. "Alguns procedimentos químicos podem irritar a região do couro cabeludo, podendo causar até um processo inflamatório e, consequentemente, descamação", explica Viviane. A exposição solar, especialmente em quem apresenta queda capilar, é outro fator que pode provocar a sensação dolorida. "As queimaduras solares também são bastante comuns, provocando não só a dor como o ressecamento e descamação do couro".  

Saiba como amenizar o problema do couro cabeludo dolorido

Para tentar atenuar a dor na região, é importante ter um cuidado específico na hora da lavagem. Além de procurar não esfregar o couro cabeludo, usar um shampoo reequilibrante, que limpe em profundidade sem deixar a pele ressecada, existem outros cuidados recomendados por Viviane. "Sem dúvida é fundamental procurar ajuda profissional, mas em casa, é importante evitar água muito quente para a lavagem e usar cosméticos específicos como para couro cabeludo sensível, raiz oleosa, queda...", conta a profissional. "Evitar exposição solar e ainda penteados que possam tracionar, causando o aumento da sensibilidade, é também muito importante", explica.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação