Beleza Extraordinária

Couro cabeludo descamando após progressiva: passo a passo do que fazer para tirar a caspa dos cabelos!

  • Incomodada com as casquinhas no cabelo depois da progressiva? Saiba como se livrar dessa situação com a ajuda da glicerina e de uma boa hidratação (Foto: Pixelformula)
  • Evite tirar as plaquinhas brancas do fio com a unha: esse hábito pode prejudicar ainda mais o couro cabeludo (Foto: Shutterstock)
  • Não se preocupe: a descamação do couro cabeludo é um processo natural e pode ser controlado! (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Incomodada com as casquinhas no cabelo depois da progressiva? Saiba como se livrar dessa situação com a ajuda da glicerina e de uma boa hidratação (Foto: Pixelformula)
  • Incomodada com as casquinhas no cabelo depois da progressiva? Saiba como se livrar dessa situação com a ajuda da glicerina e de uma boa hidratação (Foto: Pixelformula)
  • Evite tirar as plaquinhas brancas do fio com a unha: esse hábito pode prejudicar ainda mais o couro cabeludo (Foto: Shutterstock)
  • Não se preocupe: a descamação do couro cabeludo é um processo natural e pode ser controlado! (Foto: Pixelformula)

Para as apaixonadas por cabelos lisos, o que não faltam são opções de tratamentos para alisar os fios, sejam escovas progressivas, definitivas ou inteligentes. Agora, apesar de diferentes, o que quase todas têm em comum é o efeito causado no couro cabelo: as caspas ou casquinhas que começam a soltar logo após as escovas!

Essas placas brancas surgem como resposta do organismo e são praticamente inevitáveis, mas assim que aparecem, já é possível se livrar do problema com a ajuda de dicas bem simples! Entenda o que são essas casquinhas e descubra como tratar o couro cabeludo descamando depois de um tratamento químico.

As casquinhas não significam necessariamente uma reação alérgica

Assim que as plaquinhas brancas aparecem presas aos fios, é bem provável que o primeiro pensamento seja de medo por poder estar desenvolvendo algum efeito colateral ao produto usado para o alisamento - e as feridinhas que surgem no couro cabeludo parecem confirmar ainda mais a teoria, né? Mas saiba que, na verdade, o que causa esse processo não é uma alergia.

A reação desagradável, na verdade, é a forma encontrada pelo o organismo para provocar a renovação da região que foi atingida durante o processo químico e acabou prejudicada pelo calor intenso do secador. Agora, se o desejo é agilizar essa regeneração e fugir das capas, a umectação do couro cabeludo pode ajudar!

Como se livrar das 'caspas' depois do procedimento químico nos cabelos

 

A dica para limpar os fios e se livrar de vez das placas é feita com a ajuda de óleos, como o queridinho Óleo Extraordinária, no processo de umectação capilar. O segredo para um resultado satisfatório é seguir todas as etapas do passo a passo:

1- Espere até que os cabelos estejam sujos ou seimisujos, divida em mechas e aplique o óleo no couro cabeludo em movimentos circulares para massagear bem a área, estimulando a circulação sanguínea na região;

2- Deixe o óleo agir no cabelo por pelo menos duas horas ou, se preferir, durma com o produtos nos cabelos;

3- Na hora de retirar o óleo, para que os cabelos não fiquem com aspecto pesado, aposte na técnica UCPE que consiste em usar um condicionar de textura leve em doses generosas em todas as mechas do cabelo e deixá-lo agindo por 20 minutos. No final, enxágue com água abundante!

Vale lembrar que o uso do óleo junto com a hidratação capilar caseira é uma opção muito eficiente para limpar os cabelos, justamente por não comprometer a duração da escova ou acelerar o retoque do alisamento - como os shampoos anti-resíduos fazem ao entrarem em contato com as mechas quimicamente tratadas. Assim, ao contrário desses produtos, o ritual feito com o óleo capilar deixa as escamas das fibras capilares intactas e livres de interferências externas que mudem o efeito liso ou pigmentado dos fios.

Cuidado ao tentar tirar as placas brancas dos fios de qualquer maneira

A presença das casquinhas pode ser bastante incomoda e causar muito desconforto, mas é válido reforçar que a limpeza do couro cabeludo deve ser feita com muito cuidado. Sendo assim, para evitar problemas, nada de puxar as placas com as unhas diretamente da raiz! O motivo é que, dessa maneira, você poderá enfraquecer o fio, incentivar a queda de cabelo e provocar ainda mais a produção de sebo pelo organismo para recuperar a área ressecada. Quando o assunto é dar um fim efetivo nas casquinhas e manter a saúde do couro cabeludo em dia, a melhor maneira é investir no truque da glicerina e apostar em hidratações frequentes.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!