Bons cortes de cabelo feminino têm o poder de mudar completamente a aparência e a autoestima de uma mulher. Não é por acaso que quando bate aquela vontade de dar um up no visual, as mulheres recorrem aos cortes de cabelo e, às vezes, até à coloração dos fios. Mas você já se decidiu pelo novo corte de cabelo e sabe qual é o melhor para o seu tipo de rosto? E quais os tipos de cortes de cabelo feminino valorizam mais o seu tipo de cabelo ou a impressão que você quer passar? A seguir, o Beleza Extraordinária vai responder essas perguntas com muitas fotos de corte long bob, pixie e repicados para você se inspirar!
Tipos de corte de cabelo feminino: curtos, médios, longos e super curtos
Os cabelos são considerados curtos quando alcançam uma distância de a partir de três centímetros da raiz e até três dedos abaixo do queixo. Dentro desse comprimento é possível brincar com diversos cortes para valorizar as madeixas, desde o corte chanel até o blunt cut. Considerados os mais práticos e autênticos, os cortes de cabelo feminino curto podem ganhar diferentes estilos e personalidades.
Já os cortes de cabelos médios são um variação entre o curto e o longo. Geralmente, esses cortes terminam poucos centímetros abaixo do queixo ou vão até a altura da clavícula. Um exemplo é o corte long bob: bastante democrático e versátil, o corte de cabelo médio feminino é uma boa alternativa para quem quer mais praticidade no dia a dia, sem abrir mão 100% do comprimento.
Os cortes de cabelo feminino longo estão entre os queridinhos das brasileiras. Os fios compridos até as costas fazem sucesso entre as mulheres, e depender do acabamento do corte, os cabelos longos também podem ser mais moderninhos.
Por fim, para aquelas que são adeptas do ditado “cabelo cresce!” e que não têm medo da tesoura, os cortes super curtos, como o pixie, são uma opção ultra moderna, prática e fresquinha para os dias de calor. Assim como os demais, esse tipo de corte de cabelo curto feminino também tem diferentes opções de acabamento que podem deixar o visual mais descontraído ou clássico.
Corte de cabelo e formatos de rosto: como escolher o melhor corte para o seu tipo de rosto
Os cortes de cabelo feminino emolduram o rosto da mulher e é bastante comum que eles sejam escolhidos de acordo com o formato da face. Isso serve tanto para realçar a beleza dos traços do rosto, quanto para equilibrar ou disfarçar o que for necessário.
Existem diferentes formatos de rostos e os mais comuns são: redondo, quadrado, oval, triângulo invertido e o rosto alongado. Cada um deles pode ser melhor valorizado por diferentes tipos de corte de cabelo feminino e acabamentos específicos:
Rosto redondo: para quem tem rosto redondo, os cortes femininos mais indicados são os longos ou médios, uma vez que cabelos curtos podem acabar evidenciando as bochechas e deixando o rosto ainda mais arrendado. Uma outra dica é apostar nos cortes de cabelo feminino repicado para dar mais movimento aos fios longos. Se optar pelo comprimento médio, o long bob com pontas assimétricas ou repicadas deixam o look mais moderno.
Rosto quadrado: assim como os rostos redondos, os rostos quadrados têm traços fortes e bem marcados e, geralmente, procura-se suavizar essa característica. Por isso, os cortes de cabelo feminino longo são mais indicados, enquanto cortes na altura da mandíbula devem ser evitados. Também é importante apostar nas camadas, que geralmente aparecem no corte de cabelo degradê feminino, para criar a impressão de movimento e leveza no visual. Cortes femininos médios com franjas laterais também são indicados para esse tipo de rosto.
Rosto oval: considerado um formato de rosto neutro e proporcional, o rosto oval é conhecido por ser um tipo de rosto que combina com qualquer corte de cabelo feminino. Por isso, se você tem esse formato de rosto, pode apostar em diferentes tipos de cortes, dos super curtos, como o corte pixie, passando pelos médios até os longos. Quem tem o rosto oval também pode brincar com os acabamentos, testando cortes de cabelo feminino repicado, retos ou em camadas.
Triângulo invertido: também conhecido como formato de coração, o rosto triângulo invertido é caracterizado por ter a testa mais larga e o queixo mais estreito. De forma geral, os cortes de cabelo feminino mais indicados para esse tipo de rosto são aqueles que vão equilibrar o contraste entre as extremidades da face. Um exemplo é o corte de cabelo feminino degradê longo, que distribui o volume dos fios de forma equilibrada. Outra opção são os cortes femininos com franja, especialmente as franjas laterais que ajudam a disfarçar a proeminência da testa.
Rosto alongado: esse formato de rosto é mais comprido, o que faz com que a distância entre a testa e o queixo seja maior e as maçãs da face sejam estreitas. O corte de cabelo feminino longo e repicado é um dos cortes mais recomendados para quem tem esse formato de rosto, além dos cortes com franjas retas e cheias. Se você tem interesse em cortes de cabelo feminino curtos, a dica é apostar nos cabelos médios com pontas desfiadas, como o long bob, ou no corte chanel de bico abaixo da orelha.
Corte de cabelo médio feminino: Long bob é tendência do momento
Febre entre as mulheres mais antenadas, os cabelos médios são o corte do momento e podem ser adaptados para todos os gostos, estilos e tipos de cabelo. Os cortes bob - que são releituras do clássico chanel - não param de ganhar versões charmosas e atuais que dominaram as madeixas de fashionistas do mundo todo. A versão mais famosa de todas é o corte long bob, que é um corte médio alongado na altura dos ombros, e que pode ter diferentes acabamentos no comprimento e pontas.
Bastante versátil, o corte long bob pode ser adaptado para todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespos: para as lisas e onduladas, o cabelo long bob pode ser mais alinhado e com as pontas retas. Essa versão do long bob, que também é conhecida como blunt bob ou blunt cut, valoriza muito o alinhamento dos cabelos lisos. Já as crespas e cacheadas podem investir no long bob com pontas repicadas e leves camadas que adicionam movimento aos cachos e evitam que o cabelo fique pesado durante o crescimento.
As mais moderninhas, independente do tipo de cabelo, podem investir no corte de cabelo médio feminino assimétrico. O próprio long bob pode ter as pontas na parte da frente um pouco mais alongadas que no restante dos fios, criando um efeito mais moderno e arrojado.
Cortes de cabelo feminino longo: repicado dá movimento a cabelos cacheados e lisos
Os cabelos longos podem ganhar os mais diferentes cortes para se adequar melhor a um formato de rosto, tipo de cabelo ou a sua idade e personalidade. O cabelo feminino longo com a base mais arredondada, como o corte em U, é o mais tradicional que preserva o comprimento sem contrastes ou camadas. Mas se você quer fugir do básico com cortes que tenham um pouco mais de personalidade e movimento, uma opção é o corte de cabelo feminino repicado.
Nos cabelos longos, esse tipo de corte adiciona mais volume aos cachos e aos cabelos lisos e também dá mais movimento aos fios. Além disso, os cabelos repicados trazem mais jovialidade e descontração ao visual de quem tem fios muito compridos. Se você quer um movimento mais sensual nos fios, o corte de cabelo degradê feminino, que cria camadas do meio até as pontas, é uma ótima clássica que nunca sai de moda.
Para as cacheadas, uma outra alternativa para atualizar os cabelos longos é o corte de cabelo feminino em V, que distribui o volume dos cachos sem tirar muito comprimento. Esse corte tem esse nome pelo formato de V que se forma quando os fios estão alinhados nas costas. O corte em V também é uma opção de corte de cabelo crespo feminino para quem tem cabelos com cachos mais fechados e com pouca definição.
Cortes de cabelo feminino curto: opções vão do chanel ao pixie
Os cortes curtos de cabelo feminino são bastante diversos, indo dos cortes mais tradicionais, como chanel, até os super curtos, como o pixie cut. A escolha do comprimento curto ideal leva em consideração tanto o seu formato de rosto, quanto a sua personalidade e tipo de cabelo.
Para as que desejam cortes moderninhos, o corte chanel é um dos que nunca saem de moda. Para quem tem cabelos lisos e ondulados, o chanel com mechas assimétricas é uma versão mais fashionista do corte. Já para quem tem cabelos cacheados e crespos, o corte chanel de bico é uma alternativa atualizada do corte clássico que confere um ar mais despojado ao visual e equilibra o volume das madeixas.
Mas se você está em busca de um corte bem arrojado e super curtinho para mudar radicalmente de visual, o pixie cut é uma boa opção. Além disso, é ótimo para as mulheres que estão em busca de praticidade na hora de arrumar as madeixas, garantindo um visual impecável em apenas poucos minutos da rotina de beleza.
Outra vantagem do corte pixie é que eles valorizam todos os tipos de cabelo e ainda podem ficar ainda mais modernos e elegantes com uma franjinha lateral curta. A versão tapered cut é um corte de cabelo crespo feminino muito indicada para as crespas em transição.
Franja também ajuda a renovar o corte: conheça os vários modelos
As mulheres que procuram estilos ainda mais diferentes também podem contar com as franjas para transformar o visual. Elas são versáteis e podem ter diferentes comprimentos e versões que se adequam a cada look. Dá só uma olhada em alguns tipos de franja que você pode usar para renovar as madeixas:
Franja reta: a principal característica dessa franja é que ela tem a base 100% reta. Pode ser adicionada nos cortes femininos longos ou até mesmo nos corte de cabelo feminino curto. O corte chanel de bico com franja, por exemplo, cria o visual vintage que está em alta no momento.
Franja lateral: também conhecida como franja meia-lua, a franja lateral pode ser mais curta ou mais alongada e se caracteriza por cobrir apenas um lado da testa. Combina com diversos cortes de cabelo feminino, desde cortes longos até os cortes médios e curtos.
Franja curta: essa franja geralmente fica acima das sobrancelhas, podendo chegar até o meio da testa, e pode ter pontas retas ou pontas desfiadas. A franja curta é indicada para quem procura um visual mais jovial e descontraído nos cortes femininos. Nos curtinhos, a franja curta deixa o look bem fashionista e futurista.
Franja desfiada: mais uma opção de franja bastante jovial e despojada, a franja desfiada se caracteriza pelas pontas desconectadas e irregulares. Ela é uma ótima opção para acompanhar o corte de cabelo médio feminino, como o long bob, mas também pode ser adicionada aos cabelos curtos.
Cortes femininos podem ajudar a transformar a textura do cabelo
Apesar do corte de cabelo não ser capaz de transformar a estrutura da fibra capilar, investir no corte certo pode ser uma forma de modificar a textura e volume dos fios. Se você quiser acentuar as ondas e os cachos das madeixas, a dica é investir em cortes repicados e com pontas desfiadas, que dão leveza ao visual e valorizam a estrutura dos cabelos cacheados e ondulados.
Já as mulheres que têm fios lisos muito finos e querem deixar os cabelos mais encorpados, uma dica é apostar nos cortes em camadas, que dão um pouco mais de volume às madeixas. Outra alternativa são cortes retos, como o blunt cut, que elimina as pontas ralas e dá a impressão de mais densidade aos fios. O comprimento médio e curto também são os mais recomendados para os cabelos finos.
Como manter o corte de cabelo feminino em casa: dicas de cuidados e produtos
Seja qual for o estilo escolhido, os cortes femininos precisam de alguns cuidados básicos diários para se manterem bonitos e bem tratados. Os cuidados com cabelos já começam no banho, por isso escolha uma linha de produtos que atenda às suas necessidades capilares, do shampoo ao creme de pentear. Além disso, evite lavar os cabelos com água quente, que pode sensibilizar os fios, causar opacidade e frizz.
Para quem é fã dos cortes de cabelo feminino longo e não abre mão do comprimento, uma linha de produtos focada em conter a quebra e as pontas duplas é a mais indicada. A nossa sugestão é a linha Elseve Longo dos Sonhos , que repara os danos sem que você precise cortar o cabelo.
Já para os cortes de cabelo feminino médios ou curtos, a dica é caprichar na finalização e na selagem das pontas com um óleo capilar ou um leave-in de textura bem leve e fluida para não pesar na raiz. A nossa dica é o Cicatri Renov, de Elseve RT5+.
Por fim, não se esqueça das hidratações capilares que devem ser feitas ao menos uma vez na semana, e são essenciais para manter todos os tipos de cabelo saudáveis, com movimento e bem alinhados.
Matéria publicada em: 12/08/2015
Atualizada em: 25/03/2021