Beleza Extraordinária

Corte pixie: confira as 6 questões que deve se perguntar antes da transformação

  • Pensando em adotar o corte pixie? Confira 6 perguntas essenciais antes de fazer a mudança de visual! (Foto: Instagram @natik.vorobey)
  •   Antes de fazer cortes curtos como o pixie cut tenha certeza de que se sente preparada para a mudança radical   (Foto: Instagram @rachelrenaehair)
  •  Saiba em que ferramentas e produtos terá que investir para cuidar do cabelo pixie (Foto: Instagram @madeleineschoen)
  •  Cortes de cabelo feminino curto precisam de manutenção a cada três semanas (Foto: Instagram @rambutpixie)
  •   O corte pixie cacheado fica super charmoso mas precisa de cuidados especiais na finalização (Foto: Instagram @ohhthatsjustflash)
  •   Um dos pontos a se levar em consideração é se o cabelo pixie irá favorecer o seu tipo de rosto
Tela cheia
Previous Next
Pensando em adotar o corte pixie? Confira 6 perguntas essenciais antes de fazer a mudança de visual! (Foto: Instagram @natik.vorobey)
  • Pensando em adotar o corte pixie? Confira 6 perguntas essenciais antes de fazer a mudança de visual! (Foto: Instagram @natik.vorobey)
  •   Antes de fazer cortes curtos como o pixie cut tenha certeza de que se sente preparada para a mudança radical   (Foto: Instagram @rachelrenaehair)
  •  Saiba em que ferramentas e produtos terá que investir para cuidar do cabelo pixie (Foto: Instagram @madeleineschoen)
  •  Cortes de cabelo feminino curto precisam de manutenção a cada três semanas (Foto: Instagram @rambutpixie)
  •   O corte pixie cacheado fica super charmoso mas precisa de cuidados especiais na finalização (Foto: Instagram @ohhthatsjustflash)
  •   Um dos pontos a se levar em consideração é se o cabelo pixie irá favorecer o seu tipo de rosto

Apostar no corte pixie pela primeira vez pode ser uma experiência apaixonante, desde que você esteja bem decidida da sua escolha. Apesar de cortes de cabelo feminino curto já dominarem a lista de tendências em cortes, adotar o pixie costuma ser uma grande decisão, já que nem todas as mulheres conseguem reunir coragem para abandonar o comprimento longo dos fios.

Por isso, vale a pena considerar alguns pontos importantes antes de decidir pelo corte de cabelo curtinho do momento. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária selecionou seis perguntas que você deve se fazer antes de investir no cabelo pixie. Vem com a gente!

1. Sente-se preparada para a mudança radical que o corte pixie proporciona?

A primeira pergunta a se fazer é se você se sente preparada para a mudança. O pixie cut é um dos cortes de cabelo feminino mais radicais que existem, especialmente para quem sempre teve cabelos longos e vai abrir mão do comprimento pela primeira vez. Por isso, é essencial ter uma preparação psicológica antes de se sentar na cadeira do salão. Antes de agendar o corte pixie, é importante reunir o máximo de inspiração possível, para que não haja margem para dúvidas ou erros. Outra dica é determinar muito bem o estilo de cabelo pixie cut que mais gosta e levar várias imagens de referências para o salão, para se certificar de que o profissional entende o visual que está tendo alcançar.  

2. Qual o motivo pelo qual você quer investir em cortes curtos?

Ter uma razão sólida também é muito importante para que não haja arrependimentos mais tarde. Escolher cortes de cabelo com a cabeça quente (depois de um término de relacionamento, por exemplo) nunca é uma boa ideia. Por isso, é imprescindível conhecer os seus motivos e analisá-los antes da mudança. Ainda que o pixie cut seja um corte de cabelo curto feminino, super moderninho e elegante, a sua escolha precisa ser feita de cabeça fria e pelos motivos certos para que você ame o resultado e consiga se adaptar à transformação.

3. O corte pixie favorece o seu rosto? 

Nem todos os formatos de rosto ficam favorecidos com um corte pixie bem curtinho. Enquanto as donas de face oval e triangular ficam bem com o estilo, a dica para quem tem um rosto quadrado ou um maxilar muito marcado é apostar em um corte para cabelo curto de aspecto mais suave e com mechas um pouco mais compridas, como o pixie com franja longa. Isso faz com que os traços fiquem mais suaves e equilibrados. 

Por outro lado, o corte pixie em rosto redondo pode ficar ótimo. Ao contrário do que diz o senso comum, quem tem a face arredondada também pode investir em cortes curtos. A dica é apostar no cabelo pixie com franja alongada, que vai criar ângulos no rosto redondo e equilibrar o volume das bochechas, que costumam ser mais proeminentes nesse tipo de rosto.

4. Qual é a frequência adequada para a manutenção do corte pixie?

Se você quer investir em cortes de cabelo curto feminino, precisa ter em mente que eles vão precisar de manutenção. Para manter um cabelo pixie sempre bonito, é essencial que ele esteja bem aparado e isso significa fazer uma visita ao salão a cada três semanas. Caso você seja o tipo de mulher que faz os seus cortes de cabelo em casa, terá que ficar atenta ao crescimento das madeixas para fazer a manutenção do corte. Como muitas mulheres podem não ter disponibilidade de tempo e dedicação, é muito importante avaliar este quesito antes da transformação para cortes curtos como o pixie cut.

5. Em que ferramentas e produtos terá que investir para cuidar do cabelo pixe?

Antes de fazer qualquer transformação nos cabelos é importante pesquisar o conversar com seu cabeleireiro sobre os investimentos que precisa fazer para manter o novo visual. Quando se trata de cortes de cabelo feminino, especialmente cortes curtos, alguns passos da sua rotina de cuidados capilares podem mudar, independente do seu tipo de fio. Se você usa prancha ou babyliss de 3cm, por exemplo, essas ferramentas não farão diferença no cabelo pixie. O ideal é comprar um babyliss mais fino, assim como pente e escova também devem ser diferentes dos que usa para cabelos longos. 

O mesmo vale para os finalizadores: o leave-in será seu novo melhor amigo, porque contém fórmula para estilizar os fios sem pesar, já que os fios estarão menores e a aplicação será mais próxima da raiz. No corte pixie cacheado, esse produto é ainda mais importante para dar definição e deixar os cachinhos elegantes.

6. E se não gostar do resultado? Como lidar com o novo visual? 

É bem provável que a sua transformação seja um sucesso! Afinal, o cabelo pixie é super moderno e bonito, e existe em diferentes versões para você escolher a que combina com o seu estilo. Mas a realidade é que, em alguns casos, o cabelo pode não ficar como você imaginou. Em qualquer corte de cabelo curto, médio ou longo, por mais cuidados que se tenha antes de se submeter à tesoura, sempre existe a possibilidade de o resultado não sair exatamente como o planejado. Por isso, é essencial estar preparada para lidar com essa eventualidade. 

Para melhores resultados, recomendamos procurar um profissional que irá dar as melhores orientações a respeito do corte pixie e fará a transformação com a técnica mais adequada para o seu tipo de cabelo - o que faz toda a diferença no resultado final. Cortes para cabelos cacheados, por exemplo, devem ser feitos a seco para evitar que os fios fiquem desiguais, enquanto nos fios lisos e ondulados não há problema em cortar as madeixas úmidas.

Por fim, uma dica para lidar com o novo visual durante a fase de adaptação (ou até os cabelos crescerem de novo) é apostar em acessórios, como tiaras, presilhas e até turbantes, e diferentes estilizações do penteado para se sentir mais bonita e familiarizada com o corte pixie.

 

Matéria publicada em: 19/08/2016

Atualizada em: 15/04/2021

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação

últimas matérias

Ver mais