Beleza Extraordinária

Corte de cabelo: as funções de cada tipo de tesoura e porque cortar em casa nem sempre tem o mesmo resultado do salão

  • As tesouras usadas no salão de beleza têm diversas versões para estilizar o cabelo em cortes diferentes. As versões mais conhecidas repicam, tiram volume ou dão estilo reto às madeixas e fazem parte do kit básico de todo cabeleireiro
Tela cheia
Previous Next
As tesouras usadas no salão de beleza têm diversas versões para estilizar o cabelo em cortes diferentes. As versões mais conhecidas repicam, tiram volume ou dão estilo reto às madeixas e fazem parte do kit básico de todo cabeleireiro

A primeira etapa para mudar o visual e conseguir o cabelo dos sonhos é passar pela tesoura. Seja para aparar apenas as pontas ou para uma transformação radical, essa ferramenta do cabeleireiro é essencial na mudança porque ajuda a definir as madeixas e deixar os fios com o caimento ideal para seu tipo de fio e rosto. Ao contrário do que muitas pensam, o efeito do corte no salão não é o mesmo que o feito em casa, justamente pelo tipo de tesoura usada. A tesoura com a extremidade reta e lâmina em um dos lados do objeto é comumente usada por quem opta em não ir ao salão: "não aconselho usar uma dessas tesouras que se compra para costura ou trabalhos manuais, nem mesmo para cortar a franja, porque a lâmina não é a correta e o cabelo pode ficar torto", explica a cabeleireira Mariana Carvalho.

Tesoura dentada, navalha e fio laser: para que serve cada modelo?

A profissional explica que todo cabeleireiro precisa ter pelo menos três tipos de tesoura: dentada, navalha e fio laser. Esta última tem seu nome por ser certeira na hora do corte e é a mais conhecida, porque parece com a tesoura caseira de hastes retas. "A tesoura fio laser é para cortes de precisão, que precisam ficar impecáveis, como os cortes retos", contou Mariana. Já as do tipo navalha, como o próprio nome diz, são as mais afiadas, usadas para desfiar, fazer repicados nos cabelos e podem ter "potências" diferentes de acordo com a lâmina, desfiando de 10% a 30% ou 50% em outros modelos.

A tesoura dentada, também conhecida como desbaste, tira o volume dos cabelos - desejo principal de muitas mulheres com madeixas crespas e cacheadas - e faz um acabamento harmônico, sem deixar a aparência reta da fio laser. "A tesoura dentada pode ser usada tanto por homens como por mulheres, vai depender da quantidade de 'dentes' da ferramenta. As tesouras com mais 'dentes' são aconselhadas para quem tem cabelos curtos porque distribuem melhor o corte e fazem aquele acabamento batido", explicou a cabeleira Francisca Chaves.

Outros tipos de tesoura usada nos salões

Os três tipos principais de tesoura podem ser usados em um mesmo corte, um para a estilização e outro para o acabamento, ou mesmo para áreas diferentes do cabelo, como uma franja reta com a extensão dos fios repicados. Além dessas variações, é possível encontrar também no mercado a tesoura térmica, que corta com uma lâmina aquecida entre 110°C e 150°C, o que sela as pontas das madeixas e promete manter o estilo por mais tempo. Outras têm modelos diferentes, como a versão com encaixe giratório para os dedos, o que facilita o manuseio durante o corte.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação