Coque alto ou baixo, polido ou podrinho... O que não faltam são versões diferentes para exibir esse penteado fresco e curinga. Mas, em meio a tantas opções, o "coque abacaxi já ganhou o coração das cacheadas e crespas, chamando atenção pelo acabamento com cachos soltos no alto em vez de prendê-los ao redor do elástico. Nos red carpets dos eventos badalados, famosas como Tais Araújo, Sheron Menezes e Yara Shahidi já o escolheram para completar o look; e, no Instagram, ele chama atenção nos perfis de várias blogueiras gringas e fashionistas. Confira mais detalhes e inspire-se com a tendência!
Da hora de dormir à balada: veja quando apostar no coque 'abacaxi'
Se você gosta da praticidade dos coques tradicionais, vai amar ainda mais a finalização super rápida com o coque abacaxi - já que, por manter as pontas soltas, ele dá ainda menos trabalho que os fios enrolados ao redor do elástico. Indicado para todas as cacheadas e crespas, ele tem a vantagem de ficar pronto em apenas alguns rápidos minutos e ainda é um curinga para diferentes situações. Confira:
1 - Na hora de dormir: Quem já está com o cabelo maior pode recorrer ao penteado para deixar os cachos intactos durante a noite. Além da fronha de cetim - mais indicada que a de algodão por evitar que os fios arrepiados apareçam -, deixar as pontas presas no alto é outro bom truque para não precisar se preocupar com o day after. Mas, para evitar que as madeixas fiquem marcadas, a dica é fazer o coque com a ajuda de um elástico velho e dar apenas uma volta com o acessório para garantir um acabamento bem frouxinho.
2 - Para disfarçar um "bad hair day": Nas manhãs em que seu cabelo não estiver do jeito que você gosta, também vale apostar no coque abacaxi para completar o look. Alternativa mais moderninha aos rabos de cavalo e coques tradicionais, ele valoriza o volume e os cachos sem que seja preciso perder tempo revitalizando as mechas que não estão favorecendo os fios soltos.
3 - Para ir à academia: Na hora de praticar exercícios, é muito importante acertar na escolha do penteado para que o cabelo fique protegido e para que os cachos não se desmanchem nas atividades. Sendo assim, o ideal é apostar naqueles que deixam a nuca fresca e que conseguem prender as madeixas sem deixá-las marcadas - como é o caso do coque abacaxi.
4 - Nas festas: Não é exagero afirmar que o coque abacaxi é o maior curinga das cacheadas e crespas! Além de proteger os fios do suor, disfarçar um bad hair day e deixar os cachos intactos na hora de dormir, ele também é uma opção estilosa e moderninha para completar o look de festas. Nessa ocasião, para valorizar ainda mais o cabelo, a dica é deixar as mechas bem definidas e valorizar ainda mais volume das pontas.
Versão lateral do coque é queridinha das famosas
Quem gosta de se inspirar no visual das famosas já percebeu que o coque abacaxi é escolha frequente entre as que exibem a textura enrolada. Sheron Menezes e Tais Araújo, duas referências quando o assunto é cabelo cacheado e crespo, vivem apostando nessa versão do coque para ir à premiações e demais eventos badalados - com os fios presos bem no alto para garantir volume no penteado.
Mas, além da versão tradicional exibida por elas, o caimento na lateral é o maior destaque dos red carpets! Susan Kelechi Watson, por exemplo, em um evento de mulheres negras na música, deixou o coque abacaxi bem para frente e posicionado mais para o lado para deixar as pontas com bastante evidência; já Yaya DaCosta, em uma première em Nova York, colocou alguns cachos jogados na testa para incrementar o penteado com uma espécie de "franja fake" - assim como fez Andy Allo em uma festa do Globo de Ouro 2016.
Siga o passo a passo para aprender a fazer o penteado:
1 - Comece com os fios finalizados como de costume. Se decidir fazer o penteado no dia da lavagem, deixe o cabelo secar ao natural ou use um difusor antes de prender;
2 - Coloque a cabeça para baixo e junte todos os fios, como se fosse fazer um rabo de cavalo bem alto;
3 - Se preferir a versão tradicional, com os fios centralizados, prenda as pontas com um elástico frouxinho. Mas, se quiser deixar o coque na lateral, o ideal é segurar os cachos com a ajuda de grampos - já que, com esse acabamento, fica mais difícil cobrir o elástico com o cabelo;
4 - Ajeite as pontas com as próprias mãos, posicionando-as do jeito que mais te agrada. Se quiser uma super definição, experimente fazer dedoliss em algumas mechas, usando a misturinha do borrifador ou um creme de textura leve para facilitar;
5- Seu coque abacaxi está pronto!
6 - Se desejar, você também pode apostar em presilhas, turbantes, tiaras e bandanas para deixar o penteado ainda mais estiloso. É só usar a criatividade e escolher o acessório que mais tem a ver com o seu estilo!