O segundo dia da semana de moda britânica que sugere novidades para o inverno 2013 trouxe contrastes às passarelas. De um lado, marcas tradicionais que propõem looks para mulheres elegantes e, do outro, grifes jovens que brincam com ironias e ícones pop em coleções cheias de referências. A beleza do dia seguiu o mesmo caminho e mostrou tanto penteados para mulheres glamourosas, quanto visuais ousados que devem conquistar as mais destemidas. Cabelos super presos, sem um fio fora do lugar, dividiram espaço com revoadas de mechas que pareciam ter vida própria.
Para mulheres que não abrem mão de looks que evocam o glamour dos fios longos, a estilista brasileira Daniella Helayel, que comanda a Issa, sugeriu madeixas dos sonhos. Mesmo sobre os chapéus de abas largas que tomaram conta da passarela, foi possível ver - e desejar - mechas bem marcadas nos cabelos ondulados do desfile. Quem surpreendeu neste quesito foi o estilista Henry Holland, da House of Holland, que abriu mão dos visuais exagerados que costuma desfilar e propôs um inverno de madeixas onduladas, com volume e risca lateral.
Irreverente, a linha mais acessível da Moschino; a Cheap and Chic, recorreu a um penteado bastante usado pelas brasileiras. O coque que parte de um rabo de cavalo é tão charmoso quanto prático. Mais próximo do dia-a-dia também era o cabelo do desfile de Todd Lynn. Puxado para trás, sem muita preocupação de domar os dios rebeldes, o visual combinava com o piercing falso que as modelos traziam no nariz.
As perfeccionistas, que gostam de cabelos cuidadosamente penteados, ganharam muitos objetos de inspiração no segundo dia do evento. Jasper Conran propôs um rabo de cavalo dobrado e sem um fio de cabelo fora do lugar. Christopher Raeburn criou o look mais "invisível" do dia, em que os cabelos repartidos ao meio e puxados para um rabo de cavalo baixo deixavam que a roupa fosse mesmo a protagonista do look. David Koma fez um visual parecido, mas cobriu as orelhas com as mechas da parte da frente da cabeça e a marca centenária Daks sugeriu cabelos super lisos, com um corte reto minuciosamente alinhado.
Os ousados do dia: a dupla da Sister Sibling pegou a contramão da proposta de cabelos lisos e frisou os fios de suas modelos ao máximo. Com bastante volume mesmo sob boinas e gorros, o cabelo da vez funciona como um complemento do look invernal. Rebeldes eram os cabelos do desfile de Julien Macdonald, que cria vestidos para tapete vermelho e afins. Em sua passarela, franjas com aspecto molhado cruzavam o rosto sem cerimônia. Na parte de trás da cabeça, misto de coque banana desarrumado e rabo de cavalo.
Se existisse o prêmio "versátil do dia", ele iria para o cabelo do desfile da dupla da Clements Ribeiro. Modelos de cabelos longos apareceram na passarela com madeixas aparentemente curtas, puxadas para o lado. O penteado, que lembra um corte de cabelo recente da cantora Miley Cyrus, pode ser feito a partir de um rabo de cavalo, puxado para a frente da cabeça e preso com alguns grampinhos e bastante fixador.
Difícil de domar é o penteado sugerido no desfile de John Rocha. Com aspecto de revoada, as mechas que apareciam por baixo do chapéu da coleção pareciam ter vida própria. Créditos para os fios desfiados e fixador poderoso!