Beleza Extraordinária

Confira dicas para acertar a quantidade de creme na hora da finalização dos cachos

  • Aprenda a melhor maneira de finalizar os cachos e fugir do aspecto pesado e oleoso causado pelo excesso de creme
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a melhor maneira de finalizar os cachos e fugir do aspecto pesado e oleoso causado pelo excesso de creme

Quem tem cabelo cacheado ou crespo conhece bem a importância dos finalizadores para que os fios fiquem bonitos, bem do jeito que se espera. Porém, se aplicados em excesso, eles podem acabar estragando aquela finalização que tinha tudo para ficar maravilhosa, deixando as madeixas pesadas demais e com uma aparência suja nada agradável. Pensando nisso, para te ajudar a não cometer mais esse erro, separamos algumas dicas para que o creme de pentear não seja um vilão no seu look. Confira!

Na dúvida, aposte sempre em menos

O aspecto pesado que vem junto com o excesso de creme de pentear não é nada agradável, mas passar menos produto do que deveria também não é uma boa maneira de deixar os cachos mais hidratados e definidos. A finalização ideal é aquela com a dosagem exata - nem muito, nem pouco -, porém, se estiver na dúvida, opte pela cautela e erre para menos. 

Geralmente, só se percebe que o leave-in aplicado não foi suficiente depois que os cabelos já estão secos, mas o erro é reversível: basta misturar um pouco de creme e água na palma da mão, reaplicar nos fios que não ficaram muito modelados e pronto! Já quando o excesso foi o problema, não há muitos truques - a saída é voltar para o chuveiro e lavar os cabelos de novo ou, no máximo, fazer um penteado que disfarce o erro de finalização. 

Conheça seu cabelo para saber a quantidade de produto ideal 

Cada cabelo é de um jeito, por isso, não adianta se guiar pela quantidade de creme que determinada pessoa costuma usar se o seu fio não tiver nada a ver com o dela. A melhor maneira de descobrir a dosagem certa de um produto é conhecendo as características das suas próprias madeixas - como textura, espessura e preferência por finalizadores mais leves ou oleosos.

Se você descobrir que os cremes mais consistentes pesam facilmente no seu cabelo, por exemplo, o segredo é ir com calma na quantidade quando estes forem os escolhidos para a finalização. Mas, atenção: se mesmo em quantidade mínima, o leave-in deixar o aspecto ensebado que se deseja evitar, esse finalizador não é o ideal para o seu tipo de fio e, por isso, não há truque que resolva - a saída é correr atrás de outro que mais combine com a sua textura. 

Coloque o creme de pentear em um recipiente separado para visualizar a quantidade

Uma boa maneira de evitar erros é visualizar quanto de produto está indo para os seus cabelos. Para isso, despeje uma boa quantidade de creme em um recipiente à parte e, cada vez que for enluvar uma mecha, espalhe-o nas mãos e observe o aspecto da camada: se for fina, a quantia é a ideal; já se for grossa demais, devolva um pouco do finalizador ao pote para que não haja erros.

Remova o excesso de creme com uma toalha 

Outra dica importante para que os fios não fiquem brancos ou brilhosos demais é tirar o excesso de produto com uma toalha de microfibra ou camisa velha de algodão, amassando os cabelos de baixo para cima e estimulando a formação de cachos.

Para conseguir um aspecto mais natural, com as madeixas já secas, também é importante tirar o aspecto durinho que os cremes mais consistentes acabam deixando. Para isso, aplique um pouco de óleo nas mãos e amasse os fios com os próprios dedos, descolando-os da raiz para evitar o efeito chapado e valorizar o volume.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais