Beleza Extraordinária

Condicionador: para que serve? Como usar? Veja tudo o que você precisa saber sobre o produto!

  • Confira a matéria para saber mais detalhes sobre o condicionador, esse produto indispensável na rotina de cuidados com o cabelo (Foto: Shutterstock)
  • Uma das vantagens do condicionador é deixar os fios mais maleáveis para a hora de pentear (Foto: Shutterstock)
  • O condicionador deixa os fios com aspecto sefoso e hidratado por mais tempo (Foto: Pixelformula)
  • O condicionador deve sempre ser aplicado na etapa final da lavagem para selar as cutículas da fibra capilar! (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Confira a matéria para saber mais detalhes sobre o condicionador, esse produto indispensável na rotina de cuidados com o cabelo (Foto: Shutterstock)
  • Confira a matéria para saber mais detalhes sobre o condicionador, esse produto indispensável na rotina de cuidados com o cabelo (Foto: Shutterstock)
  • Uma das vantagens do condicionador é deixar os fios mais maleáveis para a hora de pentear (Foto: Shutterstock)
  • O condicionador deixa os fios com aspecto sefoso e hidratado por mais tempo (Foto: Pixelformula)
  • O condicionador deve sempre ser aplicado na etapa final da lavagem para selar as cutículas da fibra capilar! (Foto: Pixelformula)

O condicionador é um dos produtos indispensáveis na rotina de cuidados do cabelo. Aplicado após o shampoo - ou depois das máscaras, nos dias de tratamento -, ele é o responsável por garantir o aspecto sedoso, macio e brilhoso no final da lavagem. Mas você sabe mesmo como usar o produto e está por dentro de todos os seus benefícios? Confira a matéria e descubra!

Condicionador é responsável por fechar as cutículas do cabelo

Como o shampoo é a etapa inicial da maioria das lavagens, é difícil falar em condicionador sem lembrar dele. Toda vez que é aplicado no cabelo, esse produto é responsável por abrir as escamas da cutícula para promover uma limpeza intensa no couro cabeludo, retirando toda a oleosidade, resíduos e impurezas do dia a dia. Mas, depois de sua ação, as mesmas cutículas precisam ser fechadas novamente para que os fios fiquem bonitos, sedosos, brilhosos e macios - e o responsável por essa função é, justamente, o condicionador!

E os seus benefícios não param por aí: além de fechar as escamas do cabelo, os produtos condicionantes ainda criam uma espécie de película protetora ao redor dos fios, deixando-os hidratados por mais tempo, mais maleáveis na hora de pentear e, ainda, protegidos de agressões externas do dia a dia, como sol, vento e poluição, por exemplo. 

Produto deve ser aplicado depois da máscara nos dias de tratamento

Nos dias de lavagem simples, não há dúvidas sobre a ordem de aplicação do condicionador: ele deve sempre ser usado depois do shampoo para fechar as cutículas e criar uma película protetora ao redor dos fios. No entanto, nos dias em que as máscaras de tratamento entram em cena, fica o questionamento: o correto é manter o uso depois do shampoo ou só aplicá-lo depois do enxague do creme

A segunda opção é a correta e dois motivos explicam a resposta: como as cutículas precisam estar abertas para que o tratamento penetre nos fios, a máscara de tratamento deve ser aplicada logo após o shampoo. Além disso, como os nutrientes da hidratação, nutrição ou reconstrução devem permanecer agindo, a fibra capilar precisa ser selada com a ajuda do condicionador - e, por isso, ele deve ser sempre o último passo da lavagem. 

Condicionador conta com versões específicas para todos os tipos de cabelo

Embora o condicionador seja um dos produtos indispensáveis no box, muitas mulheres com cabelos oleosos acham que o produto pode agravar o problema da produção de sebo e suspendem o seu uso. Mas, ao contrário do que elas acreditam, eliminar o condicionador da rotina não é uma prática benéfica para os fios, já que as cutículas abertas pelo shampoo precisam ser fechadas no final da lavagem. 

Sabendo disso, fica claro que o condicionador pode - e deve!- ser usado por todos os tipos e texturas de cabelo. O segredo para garantir um bom resultado com seu uso é apostar nas versões específicas para cada um: para os mistos e oleosos, por exemplo, as fórmulas devem ser mais leves para que as madeixas não acabem pesadas e com uma oleosidade ainda maior, enquanto os ressecados precisam de componentes hidratantes e nutritivos para que as madeixas fiquem com um aspecto sedoso no final da lavagem. 

Produto deve ser usado apenas no comprimento dos fios 

Além de escolher uma versão que atenda às particularidades do seu tipo de cabelo, também é importante saber como aplicar o condicionador para conseguir um bom resultado e evitar o efeito rebote. Confira o passo a passo para não errar:

1 - Depois de enxaguar todo o shampoo ou - caso seja dia de tratamento - a máscara, reserve uma quantidade de condicionador nas suas mãos;

2 - Aplique o produto a partir do comprimento e pontas, evitando sempre a raiz. O motivo para isso é o seguinte: em contato com o couro cabeludo, o produto pode aumentar a oleosidade da região - até mesmo em cabelos ressecados - e causar o aparecimento das desagradáveis caspas; 

3 - Vá aplicando o produto passando o dedo entre os fios para já ir desembaraçando o cabelo nessa mesma etapa; 

4 - Depois de desembaraçar, enluve bem os fios para garantir que os componentes do produto penetrem na fibra capilar; 

5 - Deixe o condicionador agindo por alguns minutinhos, como indicam os fabricantes; 

6 - Feito isso, enxague todo o produto com água fria sem deixar nenhum resíduo. A temperatura gelada do chuveiro faz diferença por ajudar a selar as cutículas e aumentar o brilho; já a prática de enxaguar abundantemente é recomendada para evitar que a permanência do condicionador deixe o cabelo pesado e cause problemas ainda mais incômodos - como o ressecamento no couro cabeludo e irritações pelo contato demorado com a pele.  

Condicionador também pode ser usado como pré-poo

A técnica conhecida como pré-poo consiste em fazer uma pré-lavagem antes do shampoo para proteger os fios. Nela, é aplicado algum produto nas pontas para impedir que a oleosidade natural do cabelo acabe sendo eliminada junto com a sujeira do couro cabeludo - deixando-o, assim, com um aspecto ainda mais hidratado. 

Embora seja responsável pela etapa final da lavagem, você sabia que o condicionador também pode ser usado para fazer esse procedimento? Quando isso acontece, seu uso depois do shampoo ou da máscara não é dispensado, mas ele age criando uma película por duas vezes seguidas - antes e depois da limpeza - para garantir fios ainda mais bonitos e hidratados!

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais