Beleza Extraordinária

Condicionador para cabelos oleosos: mitos e verdades sobre o uso do produto nos fios com raiz oleosa

  • Desvende vários mitos e verdades sobre o condicionador para cabelos oleosos e esclareça as suas dúvidas! Foto: Pixelformula
Tela cheia
Previous Next
Desvende vários mitos e verdades sobre o condicionador para cabelos oleosos e esclareça as suas dúvidas! Foto: Pixelformula

Raiz oleosa é a inimiga número um de cabelos impecáveis e quem sofre com o problema sempre tenta encontrar novas formas decombater a oleosidade excessiva. Muitas vezes, o condicionador é apontado como vilão da beleza deste tipo de fio, no entanto, ele é essencial para manter as mechas brilhosas e saudáveis. Para tirar todas as suas dúvidas, o hairstylist Alê Crema desvendou 3 mitos sobre o uso do condicionador no cabelo oleoso. Confira! 

Qualquer condicionador serve, desde que seja aplicado só nas pontas?

Quem tem cabelo misto muitas vezes pensa que pode usar qualquer condicionador para hidratar as pontas, mas este hábito acaba deixando os fios pesados e sem vida, além de ficarem com aspecto sujo muito mais cedo. "O condicionador para cabelos oleosos tem que ser específico para o tipo de fio em questão", entregou Alê Crema. "É uma fórmula de textura mais fina, ao invés dos mais encorpados e perolados que são para quem tem cabelos secos e mais grossos". O ideal é investir em uma fórmula específica, com ingredientes reequilibrantes como essência verde e alga azul, que hidratem em profundidade sem pesar os cabelos.

O uso do condicionador só vai deixar os fios mais oleosos?

Quem pensa que por ter raízes muito oleosas não precisa usar condicionador engana-se! Todo o tipo de cabelos precisa ser hidratado após a lavagem, para selar a cutícula da fibra capilar, que é aberta pelo shampoo para remover todas as impurezas. "O condicionador não deixa o cabelo mais oleoso, mesmo os que sofrem com excesso de oleosidade", conta o profissional. "Este problema só acontece na raiz; o fio em si sempre é normal - equilibrado, saudável - ou seco e ressecado. Por isso, é essencial aplicar o produto só no comprimento e pontas". Num cuidado diário, é o condicionador que repõe a hidratação natural dos fios, e além disso ele também possui agentes higienizadores que complementam a limpeza.

O condicionador para cabelo oleoso não pode ser muito hidratante?

Um condicionador muito hidratante não tem, necessariamente, uma fórmula muito espessa ou encorpada; e é desses que quem tem cabelos oleosos deve fugir. O nível de hidratação proporcionada por cada condicionador está intimamente ligada aos seus ingredientes e não à sua textura. "Ele deve ser hidratante sim, só é importante não confundir um condicionador hidratante com um condicionador pesado e espesso", explicou o hairstylist. "Na hora de escolher o produto, o ideal é investir em uma fórmula leve, de preferência da mesma linha que o seu shampoo anti-oleosidade". 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema