Condicionador no cabelo seco? Saiba tudo sobre o novo jeito de lavar e cuidar dos fios

Você já pensou em aplicar o condicionador no cabelo seco, antes do shampoo? O truque, que parece bem inusitado, foi sugerido pela revista Marie Claire americana: a ideia é trocar a ordem dos produtos para que o efeito do condicionador seja mais intenso e duradouro - antes mesmo de entrar no banho! É que, segundo a revista, a água na hora da lavagem pode impedir que os nutrientes condicionantes sejam absorvidos da melhor maneira possível. Ficou curiosa? Confira todos os detalhes! 

Nutrientes do condicionador podem não ser absorvidos no cabelo molhado

Molhar o cabelo, aplicar o shampoo e então passar o condicionador é um passo a passo tradicional e bem conhecido, e o motivo é simples: enquanto o shampoo abre as cutículas e limpa o fio, o condicionador entrega seus nutrientes e sela o cabelo. Mas, segundo a revista, a água pode atrapalhar o processo por preencher todo o interior do cabelo. Assim, o fio fica saturado e não consegue absorver os nutrientes condicionantes. Inverter a ordem dos produtos de lavagem não é exatamente uma novidade, mas a ausência da água pode fazer toda a diferença na hora da técnica. 

Condicionador com função hidratante pode fazer mais efeito nos cabelos secos

Segundo a revista, o truque dá certo com os condicionadores hidratantes, que têm mais nutrientes e conseguem agir de dentro para fora - e não apenas superficialmente, na parte de fora do fio. A técnica também funciona com máscaras de tratamento, já que elas também são mais densas e entregam uma grande quantidade de substância para os fios. 

Para que o shampoo não acabe com todo o efeito proporcionado pelo condicionador, vale lembrar que o condicionador só deve ser aplicado no comprimento e nas pontas, enquanto o shampoo deve ser usado apenas para limpar a raiz. 

Como usar o condicionador nos cabelos secos? 

O truque pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, uma vez por semana. Nos fios cacheados e crespos, a técnica pode servir como um co-wash por proteger os fios do ressecamento do shampoo. Para testar a técnica,  sugerimos uns minutinhos extras, porque será preciso massagear os fios e aguardar que o condicionador faça efeito. Confira os passos:

1. Antes de entrar no banho, aplique o condicionador ou a máscara de tratamento no comprimento dos cabelos secos;

2. Massageie levemente os fios - sem esfregar! - para completa absorção do produto;

3. Espere cerca de 15 minutinhos;

4. Remova o condicionador com água morna ou fria;

5. Aplique o shampoo apenas na raiz e massageie o couro cabeludo; 

6. Remova o shampoo e aplique o mesmo condicionador ou um que tenha uma proposta do primeiro;

7. Finalize os fios do jeito que preferir! 

 

Matéria publicada em 11 de Março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/condicionador-no-cabelo-seco-saiba-tudo-sobre-o-novo-jeito-de-lavar-e-cuidar-dos-fios" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/condicionador-no-cabelo-seco-saiba-tudo-sobre-o-novo-jeito-de-lavar-e-cuidar-dos-fios", "name": "condicionador-no-cabelo-seco-saiba-tudo-sobre-o-novo-jeito-de-lavar-e-cuidar-dos-fios" } } ] }