Beleza Extraordinária

Condicionador antes do shampoo: entenda a nova técnica para lavar os cabelos e saiba qual tipo de fio pode se beneficiar

  • Inverter a ordem dos produtos durante a lavagem pode ser solução para evitar aspecto pesado e gorduroso nos cabelos oleosos
Tela cheia
Previous Next
Inverter a ordem dos produtos durante a lavagem pode ser solução para evitar aspecto pesado e gorduroso nos cabelos oleosos

O método tradicional para lavar os cabelos implica num procedimento simples: basta espalhar o shampoo no couro cabeludo e no comprimento dos fios, esfregá-los delicadamente, retirar o produto, aplicar o condicionador massageando as madeixas e em seguida enxaguá-las. Mas a busca para conquistar novos efeitos capilares, despertou a curiosidade de inverter a ordem de aplicação dos produtos e verificar se o feito garante outros resultados. A nova técnica de lavagem pode ser a solução para retirar o aspecto pesado, que alguns condicionadores deixam nos cabelos oleosos e dar volume aos fios finos. Entenda.

Usar condicionador antes do shampoo é o mesmo que inverter efeitos dos produtos


O shampoo tem a função de limpar o couro cabeludo e remover as impurezas dos fios, já o condicionador foi criado para finalizar a lavagem e fechar as camadas protetoras dos fios que são abertas pelo shampoo, protegendo os cabelos das agressões externas. Para o hairstylist David Bernardino, do Visage Coiffeur, inverter a ordem de uso dos produtos é o mesmo que antecipar os benefícios hidratantes do condicionador nas madeixas. "Mudar a ordem do condicionador e shampoo na lavagem dos cabelos não é ruim, mas na minha opinião não hidrata tanto como o método tradicional, já que todos os nutrientes do condicionador serão eliminados. É o mesmo que hidratar a pele e depois tomar banho", destaca.

Além de selar os fios, o condicionador evita que os mesmos percam seus nutrientes naturais e fiquem com aspecto ressecado. Glecciano Luz, hairstylist do Espaço Glecciano Luz, acredita que o correto é obedecer a aplicação normal dos produtos. "Para melhor resultado, devemos usar o shampoo antes, pois além do seu efeito detergente, ele possui propriedades nutritivas que preparam os fios para receber e absorver com mais eficiência o condicionador", explica.

Técnica pode ser solução para cabelos finos e oleosos


No entanto, para alguns tipos de cabelos o método pode ser indicado, como nos casos dos fios finos ou oleosos, que geralmente são mais frágeis e demandam mais cuidados na aplicação do condicionador. "A alteração da ordem costuma funcionar nos cabelos mais finos, pois o shampoo ajuda a dar volume nos cabelos por conta das propriedades do condicionador serem retiradas", opina David recomendando que a técnica não seja adotada frequentemente.

Nos cabelos oleosos, o excesso de uso do condicionador pode agravar o aspecto pesado e gorduroso nas madeixas, por isso inverter a ordem dos produtos pode melhorar o efeito. Segundo o cabeleireiro quem deseja manter o cabelo liso deve optar pela lavagem tradicional, assim como as donas de fios grossos e ondulados.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais