Beleza Extraordinária

Como voltar aos cachos rapidamente? Veja as dicas e truques para ter cabelos cacheados o quanto antes!

  •  Veja como fazer para voltar aos cachos da forma mais rápida possível e ter uma transição capilar leve (Foto: Instagram @kimdollxo)
  • Investir em cronograma capilar para cacheadas é a melhor maneira de criar uma rotina de cuidados na transição (Foto: Instagram @lipstickncurls)
  • Veja quais cuidados ter para recuperar os cachos depois do alisamento (Foto: Instagram @mwanini)
Tela cheia
Previous Next
Veja como fazer para voltar aos cachos da forma mais rápida possível e ter uma transição capilar leve (Foto: Instagram @kimdollxo)
  •  Veja como fazer para voltar aos cachos da forma mais rápida possível e ter uma transição capilar leve (Foto: Instagram @kimdollxo)
  • Investir em cronograma capilar para cacheadas é a melhor maneira de criar uma rotina de cuidados na transição (Foto: Instagram @lipstickncurls)
  • Veja quais cuidados ter para recuperar os cachos depois do alisamento (Foto: Instagram @mwanini)

Você desistiu de vez do alisamento e quer assumir o cabelo cacheado de volta... mas e agora, como voltar a ter cachos? Dá para acelerar o processo? 

Primeiro passo: tenha paciência! O caminho de volta pode levar um tempinho, talvez o seu fio natural demore a aparecer, mas não se preocupe que tem jeito.

O que não faltam são cortes, texturizações e cuidados para enfrentar a fase e ter uma transição capilar mais leve - veja só as principais aqui na matéria!

Como recuperar os cachos depois da progressiva? Comece investindo no cronograma capilar

Uma publicação compartilhada por NOOR (@nnoorxo) em

Depois de alisamentos como progressiva e relaxamento, é bem provável que o seu cabelo esteja danificado e com a estrutura capilar totalmente alterada - por isso, o primeiro passo é passar a cuidar dos fios do jeito certo, com hidratações, nutrições e reconstruções regulares.

Comece a mudança investindo num cronograma capilar específico para cabelos em transição e, assim, ajude a repor os nutrientes perdidos, dar força aos cabelos e estimular o crescimento saudável das madeixas.

Usar shampoo anti-resíduo pode acelerar o processo de volta aos cachos

Um truque caseiro para enfraquecer a aparência alisada nos cabelos é apostar no uso do shampoo transparente ou anti-resíduo. Por serem altamente limpantes, esses produtos abrem as escamas capilares, tirando o efeito superalisado da progressiva. 

Mas atenção: o alisamento não sai dos fios de forma mágica, ok? Ainda que o anti-resíduo tire o efeito liso, a química ainda estará presente nos cabelos - e só vai ser totalmente removida com o corte das madeixas.

O que o anti-resíduo faz é facilitar a vida das mulheres em transição que já querem começar a estilizar os fios com técnicas de texturização, cacheando os cabelos aos poucos.

Texturizar o cabelo pode ajudar a trazer os cachos mais rápido para o visual 

Quando o efeito alisado das progressivas começa a sair dos cabelos por causa das lavagens, é bem comum que se formem cachos mais irregulares nos cabelos - mas esses não são necessariamente o seus cachos naturais, viu? 

Para igualar todo o comprimento das madeixas e deixar o visual mais próximo à textural real do seu cabelo - que se encontra mais próxima à raiz, na parte "nova" e sem química - pode apostar sem medo nas texturizações com creme de pentear e outros produtinhos.

Fitagem, coquinho, twist... o que não faltam são opções para disfarçar as duas texturas aparentes enquanto os cabelos crescem. Confira como fazer cada uma nessa matéria aqui.

Big Chop é a decisão mais certeira para voltar ao visual cacheado o mais rápido possível

Não quer lidar com as duas texturas e prefere radicalizar? Então, a forma mais rápida de voltar aos cachos é o big chop! Nesse "grande corte" as madeixas são cortadas bem curtinhas, eliminando totalmente a parte alisada.

O resultado é um corte pra lá de estiloso, bem mais prático e certeiro: basta esperar que os fios cresçam livremente do jeito que realmente são.

Aqui, vale continuar com os cuidados do cronograma capilar para já se acostumar com a nova textura e formato dos fios, além de ir modelando e estilizando as madeixas da forma como preferir.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais