Beleza Extraordinária

Como usar maquiagem no dia a dia sem pesar na pele oleosa?

  • Quer saber como usar maquiagem no dia a dia sem pesar na pele oleosa? Confira todas as dicas que reunimos para você! (Foto: Instagram @keeahwah)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como usar maquiagem no dia a dia sem pesar na pele oleosa? Confira todas as dicas que reunimos para você! (Foto: Instagram @keeahwah)

Como usar maquiagem no dia a dia sem pesar na pele oleosa? Se você sofre com a oleosidade excessiva com certeza já se fez essa pergunta. Apostar na make para disfarçar manchinhas de acne, uniformizar o tom da pele e conquistar uma aparência mais saudável e viçosa faz parte da rotina de muitas mulheres.

Mas, no caso de quem tem pele oleosa, pode ser difícil encontrar formas de fazer com que a maquiagem fique intacta durante o dia sem apostar em produtos muito pesados que aumentem a sensação gordurosa e brilhante do rosto. Para reverter esse problema, o Beleza Extraordinária preparou para você uma matéria recheada de dicas que vão te ajudar a evitar essa sensação e manter a pele oleosa sequinha durante e após o uso da make. Vem conferir!

Escolher a base certa para pele oleosa ajuda a prolongar a durabilidade da make

O primeiro passo para evitar que a maquiagem pese na pele oleosa é escolher uma base própria para esse tipo de cútis. Além de aliar cobertura e durabilidade, também é importante que o produto seja leve o bastante para não fazer com que a pele fique pegajosa. Por isso, vale apostar em uma base para pele oleosa com cobertura matificante, que consegue deixar a pele sequinha e controlar o brilho por mais tempo.

Busque sempre por fórmulas oil free, isto é, livre de óleos em sua composição. Essa característica é fundamental para fazer com que a cobertura se mantenha uniforme e seca, evitando que a maquiagem derreta ao longo do dia. Além disso, ela também previne o surgimento de acne porque não adiciona mais gorduras à pele que já é propensa a produzir sebo em excesso.

BB Cream é uma boa opção para cobrir imperfeições sem pesar na pele oleosa

Se você busca uma cobertura mais leve para o dia a dia, o BB cream pode ser uma ótima opção. Por ter um acabamento mais suave e natural, ele não deixa a pele com a sensação pesada. Muitas fórmulas disponíveis no mercado também apresentam ação hidratante para evitar o ressecamento, que é um dos principais causadores do efeito rebote que aumenta a oleosidade. Especificamente para a pele oleosa, também é possível usar o bb cream com efeito matte, que além de todos esses pontos positivos, também tem um acabamento mais sequinho e que segura a produção de óleo dos fios. 

Outra vantagem incrível desse tipo de produto é que na maioria das vezes ele também oferece fator de proteção solar - com FPS 30 o 50 - que ajudam no controle de oleosidade e do brilho durante o dia, evitando o toque gorduroso pelo acúmulo de suor e protegendo a pele oleosa da radiação UV.

Hidratante com cor evita o ressecamento da pele oleosa 

O hidratante com cor também é uma aposta certeira para ser incluído na rotina de quem tem a pele oleosa. Todo tipo de pele precisa de hidratação para se manter saudável e macia. No caso de quem sofre com a oleosidade excessiva, essa etapa é ainda mais importante para evitar que o rosto passe a produzir ainda mais sebo para compensar a falta de água. Por isso, você pode apostar no hidratante com cor para garantir uma cobertura super levinha quando quiser suavizar alguma imperfeição: de quebra, você conquista uma pele instantaneamente mais macia e lisinha. 

Máscara de argila mantém a pele sequinha e pronta para receber a make sem correr risco de pesar

Além de escolher os produtos certos para a pele oleosa, para evitar que a maquiagem pese no rosto também é importante tomar alguns cuidados antes de aplicar a base. Isso serve tanto para fazer a maquiagem durar mais quanto para evitar que ela pese no rosto por causa dos poros dilatados. Por isso, sempre comece limpando muito bem o rosto com um sabonete próprio para pele oleosa, além de usar um primer para preparar a pele e melhorar a fixação da base. 

Fazer esfoliação semanalmente com uma máscara de argila também faz toda diferença para o acabamento da maquiagem na pele oleosa. Conhecidas por seu efeito purificante, as máscaras de argila acabam com o brilho incômodo, fecham os poros e conseguem fixar melhor a maquiagem. A argila verde é a opção ideal para quem tem a pele oleosa: por retirar todas as impurezas e ter um efeito matificante, ela consegue fazer com que a make se espalhe melhor pela pele e diminua o risco de derreter e pesar no rosto.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação