Beleza Extraordinária

Como usar esfoliante para o rosto? Saiba qual é a maneira e frequência ideal para esfoliar a pele no ritual de beleza

  • Veja como esfoliar a pele da maneira certa com as dicas da matéria (Foto: Instagram @burtonregina)
Tela cheia
Previous Next
Veja como esfoliar a pele da maneira certa com as dicas da matéria (Foto: Instagram @burtonregina)

Você sabia que a esfoliação facial é um passo indispensável na rotina de quem quer se manter livre de manchas e rugas? Por acelerar o processo de renovação da pele e eliminar por igual as células mortas do rosto, esse ritual garante uma aparência luminosa e, de quebra, uma pele muito mais limpa e preparada para absorver outros produtos de beleza, como os cremes antirrugas, por exemplo.

Mas afinal de contas, como usar o esfoliante para o rosto sem agredir a pele? Pode esfoliar a pele todos os dias? O que fazer depois de esfoliar o rosto? Continue lendo a matéria e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são os esfoliantes para o rosto?

O esfoliante para o rosto são encontrados em diferentes formatos, sendo mais comum nas versões creme, gel e máscara facial esfoliante. Essa última, em especial é uma das mais indicadas por ser mais suave e, além disso, por combinar outros benefícios junto à esfoliação - como é o caso da Máscara Detox Argila Pura Esfoliante, de L'Oréal Paris.

Esse produtinho combina 3 argilas com a alga vermelha e entrega não só o resultado de esfoliação facial, mas o aspecto de poros minimizados e desobstruídos, sem contar a sensação de pele macia imediatamente depois do uso. Vale tentar, viu?

Como esfoliar o rosto do jeito certo? Veja o passo a passo

Passo a passo para esfoliantes em gel ou creme:

1. Comece limpando todo rosto com a ajuda do sabonete líquido ou água micelar;

2. Com a pele limpa, aplique o gel, creme ou máscara esfoliante por todo o rosto;

3. Espalhe o produto com movimentos circulares em toda a face por alguns minutos, fazendo uma leve pressão, mas sem fazer força demais.

4. Agora, lave o rosto com água em abundância e prontinho!

Passo a passo para máscaras esfoliantes:

1. Comece pela limpeza do rosto usando o sabonete líquido ou água micelar;

2. Aplique uma camada da máscara por todo rosto - ou pelas áreas específicas que deseja esfoliar;

3. Deixe a máscara agir por 10 a 15 minutos;

4. Depois desse tempo, molhe a ponta dos dedos e esfregue a pele fazendo movimentos circulares, sem aplicar muita força;

5. Após esfoliar toda a pele, lave o rosto com água abundante e o ritual estará feito!

O que fazer depois de esfoliar a pele do rosto?

Logo depois de esfoliar o rosto, é muito importante usar uma solução leve como a água micelar, capaz de reequilibrar, purificar e suavizar a pele. Assim, fica mais fácil recuperar os níveis de hidratação no rosto e, então, conseguir um visual com brilho de pele saudável imediatamente.

Quantas vezes por semana pode fazer esfoliação no rosto?

A esfoliação no rosto deve ser feita de 1x por semana nas peles normais e secas, ou 2x por semana nas peles oleosas. Não é indicado em hipótese nenhuma esfoliar a pele todos os dias, uma vez que esse procedimento pode sensibilizar demais a pele, deixando-a sensível, exposta e até mesmo ressecada. 

Quando a esfoliação facial não é indicada?

A esfoliação facial não é indicada para pessoas que estejam com a pele queimada pelo sol, e/ou estejam com qualquer tipo de irritação no rosto, bem como cortes, espinhas muito inflamadas ou outro machucado. O ideal é esperar que a pele se recupere e, então, fazer a esfoliação com segurança!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação