Beleza Extraordinária

Como usar condicionador de acordo com a necessidade e tipo de cabelo

  • Será que você realmente sabe como usar o condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo? Confira as nossas dicas para escolher o produto mais adequado para o seu fio! (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Os cabelos cacheados e crespos necessitam de um condicionador umectante, para nutrir as pontas dos fios que são mais secas. (Foto: Instagram @hermela)
  • Para o cabelo com pontas duplas, é indicado um condicionador com ativos reparadores de danos. (Foto: Instagram @dana_klomberry)
  • A linha de shampoo e condicionador para cabelos loiros deve ser protetora da cor, para previnir o desbotamento e a opacidade. (Foto: Instagram @makeupbyameliawebb)
  • Cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas precisam de condicionadores com propriedades reequilibrantes para purificar a raiz sem ressecar o comprimento. (Foto: Instagram @tashimrod)
Tela cheia
Previous Next
Será que você realmente sabe como usar o condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo? Confira as nossas dicas para escolher o produto mais adequado para o seu fio! (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Será que você realmente sabe como usar o condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo? Confira as nossas dicas para escolher o produto mais adequado para o seu fio! (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Os cabelos cacheados e crespos necessitam de um condicionador umectante, para nutrir as pontas dos fios que são mais secas. (Foto: Instagram @hermela)
  • Para o cabelo com pontas duplas, é indicado um condicionador com ativos reparadores de danos. (Foto: Instagram @dana_klomberry)
  • A linha de shampoo e condicionador para cabelos loiros deve ser protetora da cor, para previnir o desbotamento e a opacidade. (Foto: Instagram @makeupbyameliawebb)
  • Cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas precisam de condicionadores com propriedades reequilibrantes para purificar a raiz sem ressecar o comprimento. (Foto: Instagram @tashimrod)

Você realmente sabe como usar condicionador no seu cabelo? Muita gente não se atenta, mas esse passo da lavagem dos cabelos é bem importante e pode ter impacto na aparência dos seus fios no dia a dia. Apesar de parecer um processo bastante intuitivo, o passo a passo de como lavar o cabelo corretamente pode não ser tão simples quanto parece. Talvez você esteja cometendo alguns erros que afetam a saúde dos seus fios já na aplicação do shampoo e condicionador.

A escolha do produto certo é fundamental, mas com tantas opções no mercado pode ser difícil saber qual a melhor opção para a sua rotina. Para facilitar a sua vida, o Beleza Extraordinária separou algumas dicas de como usar condicionador e quais escolher de acordo com o seu tipo de cabelo.

Condicionador: para que serve o produto? 

A função do condicionador é selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo durante a lavagem, protegendo os fios das agressões externas e devolvendo a maciez e o brilho para as madeixas.

Para melhores resultados no tratamento, é importante se atentar à escolha do condicionador mais indicado para o seu tipo de cabelo e às necessidades que ele tem. Cabelos quimicamente tratados, por exemplo, necessitam de condicionadores que restauram a fibra capilar. Já cabelos mistos, por sua vez, precisam de um produto que purifique a raiz e hidrate as pontas. Fios cacheados e crespos já pedem um produto mais emoliente e hidratante. 

Para cabelos secos, a melhor opção é um condicionador nutritivo

Geralmente, os cabelos que são naturalmente secos sofrem com a opacidade e a falta de brilho. As madeixas ficam com uma aparência sem vida e, em alguns casos, com o toque áspero. Por esse motivo, é indicado que o condicionador para cabelo seco seja bastante nutritivo. Em geral, eles são ricos em óleos na composição, que vão nutrir os fios após a lavagem e devolver os nutrientes que eles precisam sem pesar.

Uma dica extra para quem tem cabelos secos é apostar no pré-poo antes da lavagem. Essa técnica consiste em fazer uma pré-lavagem nos fios com algum produto nutritivo ou hidratante antes de aplicar o shampoo, para que ele não aumente o aspecto seco dos fios. O pré-poo pode ser feito com um condicionador ou com um óleo capilar.

Cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas: qual condicionador utilizar?

Os cabelos mistos são o tipo que mais confunde as mulheres na hora da compra dos produtos capilares, já que une duas necessidades diferentes no mesmo fio. Entre as donas desse tipo de cabelo, inclusive, a crença de que não devem passar o condicionador após a lavagem é popular. Mas isso não é verdade: os cabelos mistos precisam de condicionador tanto quanto qualquer outro tipo de cabelo. Então qual escolher?

Para cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas os condicionadores mais indicados serão aqueles com ingrediente reequilibrante, como os extratos de alga verde e alga azul, que vão purificar o couro cabeludo sem ressecar o comprimento. Outra dica importante para quem cabelos mistos é o cuidado na hora da aplicação do condicionador (e também de cremes e leave-ins): evite o excesso de produto no couro cabeludo, aplicando apenas o necessário para selar as cutículas. Concentre a aplicação no comprimento e pontas.

 

O cabelo quimicamente tratado precisa de um condicionador que atue na reconstrução da fibra capilar

Independente do tipo de química usado, os cabelos que passam por esses processos com frequência geralmente sofrem com problemas como ressecamento, quebra, porosidade e fios elásticos se não forem bem cuidados. Isso acontece porque o contato com a química retira água e outros nutrientes importantes para a fibra capilar, como os lipídeos. Por isso, as donas de madeixas com químicas devem dar ainda mais atenção aos cuidados capilares, do shampoo até a máscara de hidratação.

Quanto ao condicionador, os mais indicados para cabelos danificados pela química são os produtos ricos em ativos como a pró-queratina, responsável pela reposição de massa e reparação da fibra capilar, e a bio-ceramida, que vai repor água e auxiliar na selagem dos fios. Além disso, os condicionadores com aspecto leitoso são os mais recomendados, já que produtos com essa característica tendem a ser mais hidratantes.

O condicionador para cabelos ressecados e com pontas duplas deve ter foco na reparação de danos

Nem todos os cabelos danificados e ressecados são necessariamente cabelos quimicamente tratados. A exposição a agentes externos, como os raios solares, e o uso de ferramentas de calor como chapinha, secador e babyliss sem a proteção necessária, também pode danificar os fios. Consequentemente, os cabelos perdem nutrientes e apresentam problemas como o ressecamento, o surgimento de nós, quebra e pontas duplas.

Nesses casos, a rotina de cuidados capilares deve incluir produtos que tenham a proposta de reparar os danos do cabelo fragilizado. É recomendável utilizar condicionadores ricos em ativos como a queratina vegetal e óleo de rícino, dois componentes que, juntos, restauram toda a extensão da fibra capilar e devolvem a maciez e o brilho para fio, facilitando o desembaraço e prevenindo a necessidade de cortar as pontas duplas.

O melhor condicionador para cabelos crespos e cacheados será aquele com foco na hidratação dos fios

Fios cacheados e crespos tendem a ser mais secos nas pontas porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer todo o fio devido ao formato dos cachos. Por causa dessa característica, esse tipo de cabelo precisa de bastante umectação para se manter nutrido, macio e o brilhoso da raiz até as pontas. 

Por isso, quando se fala de shampoo e condicionador para cabelos cacheados e crespos, é recomendado que eles sejam ricos em ativos umectantes como o óleo de coco, um ingrediente queridinho das cacheadas, e o óleo de flores preciosas. Além de nutrir os fios, os óleos auxiliam na definição dos cachos e previnem o frizz, o que resulta naquele day after que toda cacheada ama e garante menos trabalho na estilização dos fios no dia seguinte à lavagem. 

Cabelos coloridos: que condicionador utilizar nos cabelos loiros e ruivos?

A manutenção da cor é uma das maiores preocupações das mulheres com cabelos coloridos. É bastante comum que alguns meses após a coloração os cabelos comecem a desbotar, tanto pela ação de agentes externos, como o sol, quanto pelas lavagens. No caso da loiras, ainda há o risco de o fio ficar amarelado ou esverdeado em caso de contato com a água da piscina. Por isso, muitas mulheres incluem um shampoo e condicionador para cabelos loiros com pigmentos roxos na rotina.

É importante combinar shampoos e condicionadores que sejam protetores de cor, para limpar os fios sem remover os pigmentos da coloração e sem ressecar, mantendo o brilho das madeixas coloridas. Essa recomendação vale tanto para cabelos loiros, quanto para os cabelos vermelhos, castanhos e pretos, que também sofrem com o desbotamento e a falta de brilho sem os cuidados adequados. Uma dica de produto é o condicionador da linha Elseve Colorvive com a tecnologia Nutri-Impermeabilizante que protege os cabelos coloridos e com mechas dos raios UV e mantém a cor por mais tempo.

Tenho mais de uma necessidade: como escolher o condicionador?

Se você chegou até aqui e ainda não sabe qual o melhor condicionador para o seu cabelo porque ele tem mais de uma necessidade, uma dica é alternar o uso de dois produtos diferentes, voltados para as principais carências do seu fio no momento.

Uma outra opção é fazer um cronograma capilar. Essa técnica é bastante famosa entre as apaixonadas por cabelo e consiste em alternar hidratação, nutrição e reconstrução na rotina de cuidados capilares, o que garante que seu fio vai receber todos os nutrientes que ele precisa para se manter saudável. Se preferir, além das diferentes máscaras capilares, você também pode incluir mais de um condicionador no seu cronograma para potencializar os resultados.

Como usar o condicionador: quanto tempo deixar o produto no cabelo, que quantidade usar e qual a ordem de aplicação

Quanto tempo deixar o condicionador no cabelo? Que quantidade de condicionador eu devo usar nos meus fios? Devo aplicar o condicionador antes ou depois da máscara de tratamento? Essas três dúvidas são super comuns entre as mulheres e nós listamos algumas dicas para sanar todas elas:

Dica 1 - Quanto tempo deixar? O condicionador não deve ficar nos seus fios por mais que alguns minutos. Você pode deixá-lo no cabelo durante o tempo de se ensaboar, por exemplo, e remover depois de um ou dois minutos. Evite deixar o condicionador no cabelo por mais tempo que o necessário e sempre remova todo o produto do cabelo com água. O resíduo de produtos nos fios pode causar ressecamento e opacidade.

Dica 2 - Qual a quantidade certa? Não existe uma quantidade ideal exata de condicionador que você deve aplicar nos seus fios. De forma geral, recomenda-se não ultrapassar a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de um real, mas isso irá depender do comprimento do seu cabelo e da textura. Cabelos muito longos ou cheios naturalmente vão precisar de mais quantidade que cabelos ralos ou muito curtos. Apenas certifique-se de que está passando o necessário para tratar todo o cabelo e evitando a raiz para não causar oleosidade ou caspas. E vale relembrar: na hora do enxágue, todo o resíduo de produto deve ser retirado das madeixas.

Dica 3 - Antes ou depois da máscara? Para melhores resultados no seu tratamento capilar, o indicado é utilizar o condicionador depois da máscara de tratamento. A razão para isso é bem simples: como a função do condicionador é selar as cutículas do cabelo, utilizá-lo antes da máscara capilar pode reduzir a capacidade de penetração da máscara nos fios. Além disso, ao utilizar o condicionador depois da máscara, você sela a hidratação na fibra capilar, prolongando o resultado do cuidado. Por isso, siga essa ordem na lavagem: shampoo > máscara > condicionador > leave-in ou creme de pentear.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação