Beleza Extraordinária

Como tratar o couro cabeludo oleoso: confira 3 dicas para amenizar o problema

  • Saiba como tratar e amenizar o problema do couro cabeludo com estas dicas infalíveis!
Tela cheia
Previous Next
Saiba como tratar e amenizar o problema do couro cabeludo com estas dicas infalíveis!

Todos os tipos de cabelo têm algum nível de oleosidade no couro cabeludo, mas quando esse é exagerado, pode tornar-se um problema. Para manter as raiz limpa e com aquela sensação de frescor, muitas pensam que a única solução é lavar os cabelos com um shampoo adstringente todos os dias, mas isto pode ressecar as pontas dos fios e ainda causar o efeito rebote, gerando ainda mais oleosidade. No entanto, existem algumas soluções práticas que podem atenuar o problema, deixando a região sequinha e com aspecto limpo por mais tempo. Saiba como!

1. Massageie o couro cabeludo

A massagem capilar é um excelente método para manter a oleosidade do couro cabeludo sob controle, já que estimula a circulação sanguínea no topo da cabeça aumentando o seu nível de oxigenação e melhorando o transporte de nutrientes. Além disso, a prática também auxilia no crescimento dos fios e contribui para o seu fortalecimento. O truque é fazer a massagem antes ou durante a lavagem, com as pontas dos dedos e em movimentos circulares ao redor de toda a cabeça, evitando usar as unhas para não ferir a pele ou quebrar os fios.

2. Lave em dias alternados com um shampoo adequado

Como já deve saber, a hora da lavagem é extremamente importante para diminuir a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Embora exista a ideia de que lavar todos os dias com um shampoo bem adstringente seja a solução, o hábito só provocará o efeito contrário, fazendo com que a pele entenda que precisa produzir mais sebo. O ideal para quem tem raízes muito oleosas é investir na lavagem em dias alternados, com um shampoo de limpeza profunda que também possua ativos hidratantes, entregando um cuidado reequilibrante completo.

3. Uma vez por semana, use um pré-shampoo

Outro hábito que também é garantia de amenizar a produção de oleosidade no couro cabeludo é usar um pré-shampoo uma vez por semana. O produto tem função ultra higienizante, deixando a pele e os fios profundamente limpos após o primeiro uso. Muitas vezes, a oleosidade excessiva das raízes se deve à concentração de óleos, sujeiras e produtos que se acumulam ao longo da semana e que não são removidos eficazmente pelo shampoo; por isso é importante usar uma fórmula de limpeza específica, seguida de uma máscara hidratante e desintoxicante no comprimento dos fios, para evitar o seu ressecamento.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!