Beleza Extraordinária

Como tirar a oleosidade do cabelo: 6 dicas de como cuidar de fios oleosos

  • Veja 7 truques e dicas para acabar de vez com a oleosidade nos cabelos! Foto: Pixelformula
Tela cheia
Previous Next
Veja 7 truques e dicas para acabar de vez com a oleosidade nos cabelos! Foto: Pixelformula

quem sofre com excesso de oleosidade nos cabelos sabe como o problema pode ser incômodo! A raiz oleosa sempre é um enorme desafio para as mulheres que sonham com fios impecáveis durante horas e horas, deixando o cabelo com aquele aspecto sujo e pesado que detona qualquer produção. Para manter o problema sob controle, existem alguns truques bem simples que prometem fazer toda a diferença. Confira!

1. Invista em um shampoo específico para raiz oleosa

Lavar é a forma mais rápida e eficaz de acabar com a oleosidade dos fios, e para prolongar a sensação de limpeza e frescor por mais tempo, o ideal é investir em um shampoo específico para purificar as raízes. Para evitar o ressecamento do comprimento dos fios, prefira as fórmulas para cabelos mistos, especialmente as que são enriquecidas com ingredientes ao mesmo tempo hidratantes e purificantes, como o Hydra Detox de L'Oréal Paris. 

2. Lavar só a franja é truque para quem precisa dar um jeito rápido aos fios

Na hora da correria, antes de uma festa ou de um jantar romântico, muitas vezes não há tempo de lavar, secar e estilizar os fios. Nestes momentos de emergência, quando as raízes estiverem muito oleosas, o truque é lavar somente a franja na torneira com um pouco de shampoo purificante, evitando a aplicação de condicionador. Outro truque é mudar a risca do cabelo, já que a parte exposta aos agentes externos tende a ficar mais oleosa do que o restante.

3. Evite a água quente na hora de lavar os cabelos

Inimiga da oleosidade excessiva, a água quente deve ser evitada a todo custo na lavagem! A temperatura muito alta estimula a produção de sebo no couro cabeludo, o que faz com que o aspecto sujo volte a aparecer depois de pouco tempo. A dica é apostar na água morna, e para um brilho extra, faça o último enxágue com a temperatura mais fria que conseguir aguentar, para selar a cutícula dos fios.  

4. Nunca aplique o condicionador muito próximo à raiz

Mesmo para quem tem cabelo oleoso, o condicionador é um cuidado indispensável. No entanto, é importante evitar aplicar o produto muito próximo às raízes, mesmo que se trate de um específico para este tipo de cabelos, já que este hábito só vai provocar ainda mais oleosidade. O truque é evitar passar da marca de cinco centímetros da raiz para baixo, caprichando na aplicação no restante do comprimento dos fios. 

5. Evite direcionar o calor do secador para a raiz

Assim como a temperatura da água, o calor do secador também estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, fazendo com que os folículos produzam oleosidade excessiva. Na hora de secar os fios, regule o seu secador para a temperatura média ou mesmo fria, e se for fazer escova, evite direcionar a boca da ferramenta para as raizes.

6. Faça um detox com um pré-shampoo semanalmente

Além de investir em uma linha capilar própria para cabelos oleosos, é importante remover todos os resíduos acumulados no couro cabeludo e nos fios ao longo da semana, tanto de produtos hidratantes e de styling quanto de impurezas derivadas da poluição do meio ambiente. Por isso, uma vez por semana, faça uma limpeza profunda com um pré-shampoo, e em seguida lave os fios com um shampoo reequilibrante. Uma boa dica é aproveitar a mesma lavagem para incluir uma máscara de tratamento detox, para hidratar em profundidade sem pesar

7. Aposte em penteados como tranças embutidas para emergências

Para quem não tem tempo nem de lavar só a franja antes de uma festa, existem penteados que podem disfarçar o problema da oleosidade. Fazer tranças embutidas ajuda a esconder o aspecto sujo. O "half bun" é também uma excelente opção, que além de ser tendência, afasta as raízes do couro cabeludo entregando um ar mais "fresh" ao cabelo. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!