Beleza Extraordinária

Como se proteger dos raios UVA longo que causam manchas e envelhecimento na pele

  • Usar protetor solar é essencial para evitar que os raios UVA longo causem manchas e envelhecimento precoce na pele
Tela cheia
Previous Next
Usar protetor solar é essencial para evitar que os raios UVA longo causem manchas e envelhecimento precoce na pele

Os jornais estão dizendo que esse pode ser um dos verões mais quentes da história, então vai ser difícil esquecer de passar o protetor solar. Mas só isso não basta, é preciso ter certeza que o produto escolhido vai deixar sua pele totalmente protegida. Você sabia, por exemplo, que além dos raios UVB e UVA, também existem os raios UVA LONGO? Descubra o perigo que eles representam e saiba como se cuidar. 

Entenda o que são os raios UVA LONGO

Não é segredo que o protetor solar precisa filtrar os raios UVA e UVB, mas será que todo mundo sabe o que isso significa? Os raios UVB são aqueles mais superficiais, responsáveis pelo bronze que logo se nota na pele ao pegar sol. Já os raios UVA, que são responsáveis por até 95% da radiação UV que atinge a superfície da terra, atuam na pele acelerando o envelhecimento solar.

Um perigo ainda maior está nos raios UVA LONGO, que muitas mulheres ainda desconhecem: "o raio UVA longo é uma parte da radiação ultravioleta A, especificamente a que penetra mais profundamente na pele", conta a dermatologista Tatiana Jerez. Essa ação mais profunda pode causar rugas ou manchas solares e, como tem o poder de atravessar as nuvens mais densas, atua até mesmo nos dias nublados

Qual é a melhor forma de se proteger das manchas e do envelhecimento solar?

Para não dar chances aos danos causados pelos raios UVA LONGO, a única saída é escolher o protetor solar certo: "algumas substâncias presentes nos filtros solares de amplo espectro apresentam proteção contra esta radiação", conta Tatiana Jerez. Use o produto todos os dias e reaplique depois de algumas horas para garantir a proteção. Se preferir, escolha um filtro que já tenha propriedades anti-idade e fatores hidratantes na fórmula: isso vai retardar ainda mais um futuro envelhecimento da pele. 

Proteger os cabelos no verão é tão importante quanto cuidar da pele

Não é apenas a pele que sofre com os danos causados pelo verão. Quando chega a temporada de calor é comum que todo mundo se renda às praias e piscinas - locais que prejudicam o fio por causa do sal e do cloro. O ideal é procurar por produtos de cabelo que tenham proteção UV e que sejam especialmente formulados para os dias de sol: isso vai garantir que eles tenham propriedades hidratantes e reconstrutoras para recuperar as madeixas.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais